setembro 20, 2016 -

No artigo de hoje abordarei o tema “Vantagem de Cards”, como é um tema bem conhecido de jogadores de outros card games, então ele é mais focado em explicar o conceito para jogadores que começaram no mundo dos card games com Battle Scenes, sem passar por outros jogos antes, mas se for um jogador experiente, sinta-se a vontade para complementar essa explicação nos comentários.

De forma bem resumida, Vantagem de Cards significa ter mais cards a disposição que o seu oponente. Uma forma simplista de ver isso seria pensando em uma situação em que seu oponente tenha 8 cards e você tenha 10 cards, se 8 dos cards que você tem forem cards com a mesma força que os dele, você estará em vantagem em relação ao seu adversário, mesmo que os dois cards que você tenha a mais não sejam bons.

Um exemplo mais prático, um jogador começa o jogo colocando em cena vampira V2 e Esperança e passa o turno. O outro jogador coloca em cena, Descobertas Infindáveis, Tony Stark carregando Planos de Infiltração, busca e coloca em cena Motoqueiro Fantasma (Kenshiro Cochrane), Homem de Ferro carregado com Investigação Científica e um Suporte, usa a ação e coloca Dr. Estranho e outro Homem de Ferro, e na etapa de ataque carrega um Tecnoassalto em um de seus personagens.

Jogador 1 – possui 12 cards, 10 em cena, 1 na mão e 1 nos recursos.

Jogador 2 – possui 27 cards, 20 em cena, 4 na mão e 3 nos recursos.

Nessa situação, fica claro que o Jogador 2 está com uma grande vantagem, ele possui mais cards em cena, mais cards na mão e mais cards nos recursos, isso possibilita a ele uma variedade e quantidade maior de jogadas a cada turno. Claro que só isso não é o suficiente para você ganhar o jogo, mas é algo que aumenta muito as suas chances.

 

Existem diversas formas de obter Vantagem de Cards, agora vou separar elas em algumas categorias e dar exemplos de alguns cards de cada tipo:

 

 

Vantagem de Cards na Mão

Comprar cards é um dos principais tipos de Vantagem de Cards, em resumo, quando o custo de um efeito (em quantidade de cards) é menor que a quantidade de cards que ele faz você comprar, você está aumentando a quantidade de cards da sua mão e consequentemente, aumentando suas opções de escolha de jogadas e poderá colocar mais cards nos recursos também. O exemplo mais clássico desse tipo de Vantagem de Cards é o card Invenção, mas atualmente outros cards fazem esse papel de forma mais eficiente, por exemplo, o cenário Descobertas Infindáveis. Outro tipo de efeito que também pode aumentar a quantidade de cards da sua mão são efeitos que buscam cards específicos no deck e os colocam em sua mão.

descobertas-infindaveisinvencaotony-stark

 

Vantagem de Cards nos Recursos e em Cena

Colocar cards vindos do seu deck em seus recursos também te concede Vantagem de Cards, por exemplo, sempre que você colocar um card de cenário com o texto “Quando este cenário entrar em cena, compre um card.” , apesar de você continuar com o mesmo número de cards na mão, você está ganhando Vantagem de Cards, pois está com um card extra em cena, que em breve irá para os recursos. Isso também acontece com cards como Poltergeist, apesar de ele não mudar o número de cards da sua mão e custar 1 capacitação, quando usar a ação tendo você mesmo como alvo, isso aumentará a quantidade de recursos que você possui. O mesmo acontece com efeitos como o do Motoqueiro Fantasma (Kenshiro Cochrane), que coloca cards diretamente do deck no personagem. Apesar de este tipo de Vantagem de Cards não ser tão bom quanto a compra de cards, normalmente ele compensa colocando uma quantidade maior de cards a sua disposição pelo mesmo custo. Outro tipo de efeito que também pode aumentar a quantidade de cards da sua mão são efeitos que buscam cards específicos no deck e os colocam em seus recursos, cena ou carregam eles em algum personagem. Além disso, a contagem regressiva também pode ser usada a seu favor para obter mais cards.

poltergeistmotoqueiro-fantasmacalmaria

 

Seleção de Cards

Algumas vezes durante o jogo, você perceberá que os cards que tem na mão não são os mais adequados para a situação, ou cards que estão nos recursos não são muito úteis de estarem ali. Nesses momentos é que efeitos que possibilitam seleção de cards fazem a diferença. Por exemplo, se seu deck usa o cenário Titã Descontrolado, mas você não possui mais nenhuma cópia de personagem com energia inicial 7 ou superior na mão, esta carta está virtualmente “inútil” na sua mão (você ainda pode usar ela para capacitar um personagem ou tirar um cenário do oponente, mas ela não cumpre mais sua função principal). Nesses casos, se você pudesse trocar esse card da sua mão por outro, você estaria ganhando uma Vantagem de Cards Virtual, por exemplo, com o card Super Computador você poderia descartar esse card, colocar um dos cards dos seus recursos na base do seu deck e comprar outro card, note que a quantidade de cards em cada local não se alterou, mas o card que você comprou poderá ser mais decisivo na partida. O mesmo acontece ao usar o efeito do Professor X ou a ação do card Maquinações no Eter, cards que não sejam de habilidade dos seus recursos são colocados na base do deck e cards do topo do deck são colocados nos recursos, esses novos cards podem ser habilidades e serem melhores utilizados nos recursos.

super-computadorprofessor-xmaquinacoes-no-eter

 

Atrapalhando o seu Oponente

Da mesma forma que alguns cards podem dar mais cards ou mais recursos para você, existem cards que conseguem tirar cards ou recursos do seu oponente, então, indiretamente o uso destes cards também pode conceder Vantagem de Cards, pois se seu numero de cards continuar o mesmo e o número de cards do seu oponente diminuir, você terá mais opções que ele. Alguns exemplos de cards para colocar cards que estavam a disposição para o seu oponente de volta no deck dele são Toupeira Mecânica, Explosões no Laboratório e Mercenário.

toupeira-mecanicamercenarioexplosoes-no-laboratorio

 

Era isso, pessoal! Espero que esse texto tenha sido útil para alguns jogadores, mas caso ficou com alguma dúvida pergunte nos comentários. E caso seja um jogador experiente de outros card games e quiser contribuir, deixe nos comentários quais outros conceitos mais básicos vocês consideram importantes ensinar para os jogadores de Battle Scenes que tentarei abordar alguma dessas sugestões nos próximos artigos. Até a próxima!

  • Daniel Feitosa

    LEANDRO EU TE AMO!
    Facilitou muito mais meus vídeos futuros hahahahhaa

    • Kleber Kennedy Menezes

      vc não ama ele, vc me ama.. @_@

      • Daniel Feitosa

        Awn. Fique chateado não. Meu coração é que nem cu de puta, sempre cabe mais um <3
        EUHEUHEUHUEHUEHE

  • Kleber Kennedy Menezes

    Muito bom como sempre.

  • Rogger Rocha

    Gostei!

  • Rogger Rocha

    Quando sai a lista das lojas para o próximo Torneio?

  • Fernando Xavier

    COPAG e o manual de regras avançadas? Saí quando? Royal tá quase ai já!!!

  • Matheus Varela

    excelente postagem

  • Dan_Gaspar

    manual de regras avançadas para pelo menos antes do torneio ultimo treino será que vem?

    • Fernando Xavier

      Do jeito que são lançam na véspera do Royal, tipo na sexta 11/11.

  • João Ricardo M. Almeida

    Galera, meio fora do tópico, mas estou começando a me preparar para o Battle Royal e sou relativamente novo em BS. Participei do torneio Draft de lançamento do Q&A em campinas e tive lá meu primeiro contato com os Inumanos. Tinha achado os personagens bem fortes, mas na ocasião não cheguei a enfrentar toda a trupe. Agora, treinando com um amigo me deparei com deck completo e subsidiado por cartas de outras coleções e honestamente estou achando que não existe afiliação melhor para investir. É isso mesmo!? Ou existe jeito de parar o Raio Negro/Maximus/Medusa/Maquina com sua turma.

  • João Ricardo M. Almeida

    Galera, meio fora do tópico, mas estou começando a me preparar para o Battle Royal e sou relativamente novo em BS. Participei do torneio Draft de lançamento do Q&A em campinas e tive lá meu primeiro contato com os Inumanos. Tinha achado os personagens bem fortes, mas na ocasião não cheguei a enfrentar toda a trupe. Agora, treinando com um amigo me deparei com deck completo e subsidiado por cartas de outras coleções e honestamente estou achando que não existe afiliação melhor para investir. É isso mesmo!? Ou existe jeito de parar o Raio Negro/Maximus/Medusa/Maquina com sua turma.