junho 3, 2016 -

 

POST

Caros jogadores, hoje em nossa matéria especial Ben Urich Investiga uma das afiliações que mais geram duvidas em todo o Battle Scenes, os Ultrons.

*Reportagem e todos os seus direitos pertencentes ao Clarim Diário*

Já há algum tempo os temíveis Ultrons ocupam lugar de destaque em Battle Scenes. Suas muitas versões e habilidades combinadas permitem que o controlador dos Ultrons faça diversas buscas em seu deck, produza recursos, capacite e ataque sempre com muita força! Estamos de olho Ultrons 😉

image67

Vamos aos detalhes técnicos de cada Ultron, vou tentar ser o mais simples possível, me digam depois se ficou claro, ok ? Na minha idade a cabeça já não é mais a mesma…

Os Ultrons 5, 6, 14 e 61112 (que chamaremos de Ultron 61k para facilitar) possuem dois efeitos em seus textos permanentes, um de efeito estático e outro que poderá ser ativado. O efeito estático permite que exista qualquer número de personagens em cena com Alter Ego Ultron. O que isso quer dizer? Vamos lá, isso significa que é possível ter em Cena um Ultron-5, Ultron-6, Ultron-14 e Ulton-61k ao mesmo tempo (sem falar do Ultron-1 que não está neste exemplo), pois todos eles possuem o mesmo Alter Ego, que é Ultron.

image35

NOTICIA URGENTE: Então eu posso ter 3 Ultrons-61k ao mesmo tempo em jogo! Cara, que apelão!

NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, não pode… o efeito estático dos Ultrons gera uma permissão para a regra de Alter Ego (um jogador não pode colocar em cena 2 personagens com o mesmo alter ego), diferente do que ocorre com outros personagens como o Ninja do Tentáculo, cujo texto permanente permite que haja qualquer numero de personagens com o NOME Ninja do Tentáculo em cena. Ou seja, no caso do Ultron é Possível que 3 Ultrons de nomes diferentes mas com o mesmo Alter Ego ocupem a cena de batalha, mas não 3 Ultrons com o mesmo nome, ao passo que no caso do Ninja do Tentáculo é possível que 3 Ninjas de mesmo nome ocupem o campo de batalha.

Três Ninjas do Tentáculo: PODE !!!

image53

Ultron-5, Ultron-6 e Ultron-61112 em Cena: PODE!!!

image2

Três Ultron-61k em Cena: NÃO PODE!!!

image78

Entenderam a diferença? Bom, vamos continuar então que tem muito chão pela frente…

A maioria dos Ultrons possui um segundo efeito, desta vez ativado (Digo a maioria pois o Ultron-1 não tem esse efeito). Quando esse efeito é ativado ele permite que o jogador procure por um personagem com o Alter Ego Ultron em uma determinada área de jogo (Ultron-61k e Ultron-5 em seu Deck; Ultron-6 e Ultron-14 em seus Recursos) e então coloque aquele personagem na mão de seu controlador ou carregue-o no Ultron que ativou a habilidade, em seguida descarregando uma carta.

As dúvidas que cercam esse efeito tem um ponto em comum: as palavras UMA VEZ POR TURNO. O que isso quer dizer? Em poucas palavras quer dizer que o personagem que ativou aquele efeito, só pode ativá-lo uma única vez por turno.

Vamos aos exemplos:

1

 

O Ultron-61k está carregando 3 Ultron-5 e 2 Ultron-14 Quantos efeitos de textos permanentes poderão ser ativados num mesmo turno?

A resposta, meus amigos, é 3!

As possíveis ativações do texto permanente do Ultron-61K são:

– Por meio de seu próprio texto permanente, quando ativado e permite buscar um personagem com Alter Ego Ultron em seu deck, carrega-lo no Ultron 61K descarregar uma carta carregada pelo mesmo e embaralhar seu deck.

– O jogador pode buscar um Ultron em seu Deck, coloca-lo em sua mão e embaralhar seu deck (Efeito do texto permanente do Ultron-6).

– Efeito do Ultron-14, carregar um personagem com o Alter Ego Ultron de seus recursos nesse personagem (Ultron-61k), descarregando um card em seguida.

Perceba que apesar do Ultron-61k estar carregando mais cópias de cards Ultrons-5 e Ultron-14 o jogador não poderá ativar os efeitos desses cards, pois estão sendo carregados pelo mesmo personagem. Quando um personagem ganha textos permanentes de cards de personagem idênticos que ele carrega ocorre uma redundância, pois ao verificar os textos permanentes desses cards, eles são considerados repetições de um mesmo texto.
Por outro lado existe uma situação diferente:

2

 

Em uma cena de jogo eu controlo do meu lado do campo dois personagens: Ultron-61k que está carregando um Ultron-14 e um Ultron-14 que está carregando um Ultron-5. Quantos e quais efeitos de texto permanente eu posso ativar com ambos os personagens?

É simples: cada um dos Ultrons em cena pode ativar 2 efeitos, sendo um do seu próprio texto permanente e outro do texto permanente do card Ultron que ele carrega. Nesse exemplo eu poderei usar o meu Ultron-61k para procurar por um Ultron no meu deck e carrega-lo nesse personagem, em seguida posso usar o Ultron-14 que está sendo carregado para buscar um Ultron nos meus recursos e carrega-lo neste personagem, descarregando um card em seguida.

O mesmo é válido para o Ultron-14 que eu controlo. Apesar de eu já ter ativado o efeito de um card chamado Ultron-14, esse card estava sendo carregado pelo meu Ultron-61k, ou seja, estava sendo carregado por um personagem diferente. Por esse motivo eu poderei ativar os efeitos dos textos permanentes idênticos desde que sejam ativados por personagens diferentes. Se eu controlar, por exemplo, 3 Ultrons de nomes diferentes, cada um deles carregando um card Ultron-14, eu poderei ativar o efeito do texto permanente desses cards carregados em cada Ultron que eu controlo, pois cada Ultron que eu controlo é um personagem diferente em cena.

Agora vamos falar sobre um exemplo um pouco mais interessante, a interação de efeitos entre os Ultrons.

3

 

Se eu usar o efeito do texto permanente do card Ultron-61k que está carregado pelo Ultron-5 que eu controlo, eu poderei carregar um card Ultron do meu deck no Ultron-14 que eu controlo. Até aqui ok, nenhuma novidade, certo? Agora vamos complicar um pouco. Se eu usar o efeito do texto permanente do card Treinamento Intenso carregado pelo Ultron-14, eu poderei permutar esse card com o card que outro personagem estiver carregando. Vamos então considerar que eu permutei o Treinamento Intenso pelo card Ultron-61k que estava sendo carregado pelo Ultron-5. Após este efeito, o Ultron-14 está carregando o Ultron-61K e ganha o texto permanente do card e por esse motivo eu poderei ativar o efeito desse Texto Permanente… Isso acontece pois, como no exemplo anterior, os Ultrons que eu controlo são considerados personagens diferentes.

Caso eu tenha ativado todos os efeitos do personagem Ultron que eu controlo e em seguida ele seja retirado de cena por efeito de um card, como o Bater em Retirada por exemplo, ele não estará mais em cena. Ao colocar o mesmo card de personagem Ultron em cena novamente ele se torna um novo personagem, mesmo que ele esteja carregando os mesmos cards que carregava antes. Isso permite que ele possa ter seus efeitos ativados mais uma vez.

Em resumo, cards de Personagem que saem de cena e vão para outras áreas de jogo, mas em seguida voltam a entrar em cena são considerados novos personagens.

Portanto um jogador que controla um Ultron pode ativar todos os efeitos de cards de Personagem com Alter Ego Ultron de nomes diferentes que ele estiver carregando, mesmo que esteja carregando mais de uma cópia deles. Da mesma forma, se Ultrons em cena estiverem carregando cards de Personagem idênticos com Alter Ego Ultron o jogador que os controla poderá ativar os efeitos de ambos os cards, pois eles estão sendo carregados por personagens diferentes.

Espero ter ajudado vocês a entenderem melhor esta estratégia tão complexa e poderosa como são os Ultrons.

Nos vemos no próximo Ben Urich Investiga. Até a próxima!

Glossário

Efeito Ativado: Um efeito que aparece no texto permanente de uma carta que requer ativação, esta ativação pode ser apenas o anuncio do uso da habilidade ou pode conter custos para sua ativação. (Ex. Efeito de busca no deck do Ultron-61k)

Efeito Estático: Efeito contida no texto permanente que não depende de ativação, ela é considerada ativa enquanto o objeto permanecer em cena. Determinado efeitos estáticos podem ocorrer em outras áreas, como os recursos ou prêmios. (Ex. Efeito que permite que exista em campo qualquer numero de personagens com o Alter Ego Ultron)

  • Handré Vinicius

    Ótimo texto! 🙂

  • Freddy Ribeiro

    Funciona também da seguinte forma por exemplo:

    1- em cena eu tenho um 14 carregando um 61;
    2- ativo o texto do 61, procuro outro 61 no deck e carrego no 14 descarregando o 61 que ja foi ativado;
    3- como carreguei um 61 novo no 14 eu uso de novo o texto ativado dele para procurar outro 61 no deck e fazer a mesma coisa que anteriormente.
    4- quando acabarem todos os 61 do deck e se digamos o 14 não estiver mais carregando nenhum, eu ainda ativo o texto do 14 para pegar o 61 no recurso carregar nele e ativar mais uma vez o texto do 61 e por ai vai…

    • Brenasso

      Não senhor. O (mesmo) 14 só pode usar o texto do 61 uma única vez. Você não pode puxar outro 61 e fazer o texto fixo do 61 de novo embaixo do mesmo personagem.

      Você, pode sim, fazer três vezes o texto do 61 se ele estiver carregado em três personagens diferentes. Aí sim.

      • Daniel Wilson MacKenzie

        Concordo com o Brenasso.. Ao meu ver, quando vc usa o 61k em um ultron, vc não pode ativar aquele efeito novamente. Mesmo que o 61k saia do personagem e entre de novo. Até porque o texto permanente dos Ultrons fala: “uma vez por turno”.

    • Guilherme Saiz

      Quem ativa o Texto é o Ultron em cena não o carregado, personagens como recursos funcionam diferente de habilidades como recursos.
      Se fosse como vc disse, seu eu baixar um Dr. Estranho v2 carregando um v3 e um segundo Dr Estranho v3 nos recursos eu poderia ficar rodando os textos de aprimoramento de forma infinita.

  • Marcelo

    Parabéns, ótimo texto.

  • Lucas Melo

    Coisas assim já eram de se esperar, mas esse texto deixa NENHUMA dúvida, muito bom mesmo. Até agradeço por fazer coincidentemente um texto sobre um deck que eu comecei a pensar em montar ontem!

  • Raphael Stark

    parabens pelo texto!

  • Matheus Varela

    Excelente texto !

  • cssilva

    Legal. Postagem a la globo reporter kk. Ótimo texto.

  • Fragata

    Ei Copag, se aceitam sugestão, que tal fazerem um deck voltado pros aliados de Thanos, algo como “Ordem Sombria”, introduzindo no jogo Corvus Glaive, Próxima Meia-Noite, Anão Negro, Supergigante e Língua de Ébano. Corvus teria um item que revitaliza sua vida e dano perfurante, Supergigante vem como antecipação, Duende Negro como defesa e vida alta, Língua de Ébano seria algo como… controle dos recursos do oponente. Próxima seria mais pro ataque direto, com dano perfurante e dividido como quisesse entre os oponentes.

    • Brenasso

      Até que você acertou, em?

  • Kintsuki

    So apontando que a regra que fala sobre colocar os personagens em cena apenas faz menção ao nome se o personagem não possuir alter ego e como todos os ultrons possuem o alter ego ultron o nome não é relevante, a não ser para a criação de decks, e poderia sim colocar, por exemplo, dois ultrons 1 no campo.