dezembro 11, 2017 -

Fala, galera! Aqui quem fala é o Marcelo Sá e hoje nos vamos começar uma nova coluna, destinada a melhorar o seu nível técnico. E para começar a coluna Treinamento Intenso, vamos falar sobre como detectar ameaças na cena e seus níveis de periculosidade, além de formas para resolvê-las e como minar a resistência do seu adversário para depois finalizá-lo. Sem mais delongas, vamos procurar e destruir ameaças!

 

 

Vamos começar explicando porque é importante identificar ameaças por urgência antes de explicar como as resolver quando não começamos como o primeiro jogador. Para organizar esses níveis, adaptei uma teoria para as cartas com alto, médio e menor nível de periculosidade.

Alto – Personagens com textos e ações muito fortes e versáteis na antecipação e posteriormente na preparação, com possibilidade de resolver antecipação surpresa e personagens que auxiliam os personagens de potencial médio a alcançar o nível alto.

Médio – Personagens quem tem um curva de dano superior a 3 ou que conseguem conectar 4+2 ou 4+3 de dano.

Menor – Minions em geral ou personagens “trampolim”( aqueles que entram em cena para executar um efeito de texto ou ação específicos e rapidamente são abatidos para gerar mais recurso. Alguns exemplos: Gata Negra, Motoqueiro Fantasma e outros).

Desse jeito, conseguimos resumir bem o que você realmente deve preocupar em resolver primeiro. Mas para prosseguir com essa explicação, vamos assumir que o meta esta programado para chegar no máximo ao “Meio do jogo”, pois o jogo se moldou para forçar os decks a serem o mais rápidos e resolutos possíveis. Então, personagens de “Fim de jogo” quase nunca parecem nas listas mais comuns. Sabe aquela “bomba” de um Ultron “armadurado” ou aquele personagem pesado com 1000 de vida? Raramente você se depara com isso agora.

Vamos ilustrar uma mesa com 4 personagens de t1.

Cavaleiro da Lua + Mercenário + Motoqueiro + Cabelo de Prata.

 

 

Pare por um momento e pense:
Cavaleiro da Lua – Coliga 4x de dano todo turno se programado corretamente.

Mercenário – 2x de dano penetrante + um descarregamento e possivelmente foi o personagem que investigou no t1 para finalização com o Cabelo. Estágio 1 de Capacitação.

Motoqueiro – Personagem trampolim (serve para agir e ser sacrificado após cumprir seu objetivo).

Cabelo de Prata – Possivelmente um personagem problemático se puder agir com dano e tiver suporte embaixo dele. Quase não gasta capacitação, então volta comprando caso não possa agir causando dano.

 

Em ordem de ameaças, eles serão classificados por seu potencial de ação:

Cavaleiro: Médio – Chega na curva 4 de dano. Muitos personagens bons são 4/2 e 3/2,então ele ainda não representa grande ameaça.

Mercenário: Médio – Descarrega uma carta por turno e tenta finalizar aplicando 2 de dano penetrante na volta, finalizando um personagem com 3 de vida.

Motoqueiro: Baixo – Dá a leitura da sua mão e vai ser sacrificado muita das vezes para um personagem de nível de periculosidade médio ou alto.

Cabelo de Prata:Alto – Recarrega a mão do seu adversário, vai liderar, não vai gastar capacitação, tem poderes preocupantes, consistentes e tem o maior potencial de dano da mesa.

 

 

Agora que você já identificou suas ameaças, comece a pensar em como resolver a mesa do oponente levando em consideração suas cartas e as informações que possui. “Mas Marcelo, e se ele tiver a carta X ou Y da mão?” Não existe “e se” em NENHUM card game!  Você deve fazer a jogada para sair da situação! Ele vai ter que ter a resposta na mão, então você joga a responsabilidade pra ele ter ou não o out para o seu. Pois você esta nessa situação. Nenhum jogador experiente deixa de fazer a jogada certa porque o adversário pode ter a carta X para o momento X – caso ele a tenha, é o jogo. Ficar se lamentando não vai te fazer melhorar, então faça a jogada e arrisque. Leve em consideração o seguinte pensamento antes de definir sua rota baixar os personagens: “Eu vou fazer movimento X. O que no deck dele pode responder isso?”. Ao pensar assim, você vai procurar nos seus Atalhos mentais (shortcuts) para saber quantas “Saídas” ele tem ou você acha que ele tem. Se forem poucas, faça a jogada. Se forem muitas, reconsidere e reavalie os riscos antes de sair colocando seus personagens em cena.

 

Tomada as decisões e definidas as rotas, procure neutralizar os personagens de alto risco e pelo menos um de médio que não gaste capacitação.  Nesse exemplo citado, os primeiros alvos são Cabelo de Prata e Cavaleiro da Lua. Use seus personagens reativos – é importante ter pelos menos 2 ou 3 em seu deck, para o caso de não começar. Um Cap. América Bucky conseguiria resolver o mercenário e colocá-lo para nível baixo de perigo só usando texto, por exemplo.  Então, suas travas seriam para os 2 dois personagens citados e em um caso de prontidão, você iria direto no Mercenário. Ele é o único que representa algum perigo após esse play e terá dificuldade de se manter na mesa, seja pela falta de capacitação ou porque ele provavelmente morrerá na antecipação após ter sido focado. Com essa atitude e posicionamento, você vence a “corrida” pra ver quem tem o domínio da cena. Provavelmente, seu adversário renderá esses 2 personagens se não tiver algo que os tire de cena e tentará reestabelecer o controle no turno dele. Porém, como seus personagens são reativos você esta em vantagem.

 

 

É importante quando se começa em segundo, que se meça as ameaças com cuidado para não ter surpresas dolorosas (cazalbé foi summonado com sucesso) e no decorrer da partida, se é recompensado muitas vezes por tomar esse tipo de postura, às vezes que você perder por variância. Ao menos, você perde consciente que fez a melhor jogada, independentemente do resultado final da partida, melhorando seu nível como jogador e o ajudando a tomar decisões melhores com mais facilidade, poupando energia mental.

Obrigado por acompanharem nossos posts, galera! Dúvidas e sugestões, é só me procurar, que estou sempre disposto ajudar.  Até a próxima! 🙂

Tag: , , , , ,
  • Zangief Red Ciclone

    Belo texto Marcelão!
    Simples, porém cheio de informações que muitas vezes não são tão obvias para muitos players!
    Parabens!