novembro 1, 2016 -

Olá jogadores!

Estamos a pouco mais de uma semana do Battle Royal, e para ajudar a solucionar algumas dúvidas, trazemos parte do conteúdo que estará presente no Manual de Regras final (a ser lançado antes do torneio), tratando em detalhes como os efeitos são resolvidos no jogo.

Pedimos ao Leandro Ecker, playtester do Battle Scenes, se aprofundar ainda mais no tema, e esclarecer cada possível interação de efeito que possa acontecer. O texto é longo, pois é bem completo.

Ainda ficou alguma dúvida que precise ser resolvida urgentemente, questão de vida ou morte? Deixe aí nos nossos comentários, pois assim podemos utilizar este post como um grande compilado de informações para o Battle Royal 2016.

Boa leitura a todos.

I. Tipos de Efeitos de Textos Permanentes

Muitos cards de Battle Scenes possuem textos permanentes, e essa variedade de textos gera diferentes consequências no jogo. Além disso, os cards podem seguir regras diferentes dependendo do tipo de efeito a qual eles pertençam. Neste artigo, você vai descobrir como identificar esses tipos de efeitos e a regra básica para cada um deles:

 1. Efeitos Ativados

Como o próprio nome diz, um Efeito Ativado vai depender de que um jogador o ative.

Grande parte destes efeitos tem uma ou mais condições ou limitações que possibilitam sua ativação, como, por exemplo, encontrar-se em uma determinada Fase ou Etapa do turno ou só poderem ser ativados uma vez por turno.

Esses efeitos não podem ser ativados durante a resolução de outro efeito ou jogada, nem enquanto algum efeito estiver esperando para acontecer.

Exemplos:

Odin V1 [CONDIÇÕES E LIMITAÇÕES] Durante sua Fase de Preparação, uma vez por turno, se você controlar este personagem desde o início do turno e cada personagem que você controlar tiver a afiliação Asgardianos, você pode descartar um card de personagem com a afiliação Asgardianos de sua mão. Se o fizer, olhe os cinco cards do topo do seu deck, coloque qualquer número daqueles cards nos seus recursos e os outros no topo do seu deck em qualquer ordem, e então compre um card.”

Novos Horizontes V1 [CONDIÇÕES E LIMITAÇÕES] Durante sua Fase de Preparação, uma vez por turno, se você controlar um personagem (ou mais de um), você pode procurar em seu deck por um card de cenário. Se o fizer, revele-o, coloque-o em sua mão e então embaralhe seu deck.”

2. Efeitos Desencadeados

Efeitos Desencadeados são efeitos que possuem um gatilho descrito no seu texto. Esse gatilho pode ser acionado a partir de algum evento do jogo, que estará indicado no texto do card.

Estes efeitos geralmente são precedidos e apontados por termos e expressões específicas, tais como “Quando”, “Toda vez que” ou “No início/final de”.

Existem inúmeras formas de gatilhos, por exemplo: a entrada de algum personagem em cena (ou sua saída de cena); carregar um card em um personagem (ou descarregar um card dele); usar uma ação; o início ou final de uma etapa, de uma fase ou de um turno; algum dano ser causado; algum personagem ser alvo de uma ação.

O gatilho define em que momento o efeito vai ser desencadeado. Quando ocorrerem situações em que mais de um gatilho é acionado ao mesmo tempo, todos os efeitos que forem desencadeados por esses gatilhos ficam em espera, e o jogador ativo (aquele que tem o controle do turno, fase ou etapa atual) decide qual daqueles efeitos acontece primeiro.

Assim como os Efeitos Ativados, alguns Efeitos Desencadeados podem ter uma ou mais condições ou limitações para acontecerem, mas diferentemente dos Efeitos Ativados, essas condições ou limitações só serão observadas no momento da resolução dos efeitos.

Exemplos:

Cristalys V1 [GATILHO] Toda vez que um personagem com a afiliação Inumanos que você controla for incapacitado em (1) ou (2) por um efeito controlado por um oponente, você pode capacitar aquele personagem em (1).”

Gata Negra V2 [GATILHO] No final de cada Fase de Contagem Regressiva do turno de cada oponente, [CONDIÇÕES E LIMITAÇÕES] se cada personagem que você controlar tiver as afiliações Defensores e/ou Heróis de Aluguel, conte o número de cards que aquele oponente colocou do topo do próprio deck nos recursos. Você pode colocar aquele mesmo número de cards do topo de seu próprio deck em seus recursos.”

 

  • Efeitos desencadeando de outras áreas de jogo

Alguns cards possuem efeitos que são desencadeados quando eles se encontram em outras áreas de jogo, e não em cena. Quando um efeito assim for desencadeado, o jogador precisará revelar o card com o efeito para o seu oponente. A partir desse momento, ele seguirá todas as outras regras como se fosse um efeito desencadeado de um card em cena.

Enfermeira Noturna V1, Homem-Formiga V1 e Cilada Afiada V1 são bons exemplos de cards com esse tipo de efeito que desencadeia quando um card não está em cena.

bsos_023 bsgc_013 bsaq_089

3. Efeitos de Modificação do Dano

Efeitos de Modificação do Dano são semelhantes aos Efeitos Desencadeados, porém servem exclusivamente para redirecionar e modificar a quantidade de dano causado por outros efeitos. Eles seguem uma regra própria de resolução, possuindo uma ordem para serem aplicados, dependendo da natureza da mudança que estão fazendo com o dano.

Exemplos:

Cavaleiro Negro V1 “[GATILHO] Toda vez que um personagem com a afiliação Excalibur e/ou Heróis de Aluguel que você controla fosse receber dano de uma fonte durante a Fase de Preparação de outro jogador, aquela fonte causará aquela quantidade de dano -X. X é igual ao estágio de capacitação atual deste personagem (Cavaleiro Negro).”

Bifröst – Ponte Do Arco-Íris V1 “[GATILHO] Toda vez que um personagem com a afiliação Asgardianos que você controla fosse receber dano durante a Fase de Preparação de outro jogador, aquele dano torna-se 0 (zero).”

4. Efeitos Estáticos

Efeitos Estáticos costumam ser escritos na forma de afirmações ou negações. Este tipo de efeito não depende da ativação de nenhum jogador nem de um gatilho para acontecer.

Tão logo um card com um destes efeitos entre na área de jogo em que seu Efeito Estático deva funcionar, aquele efeito passará a funcionar, e ficará funcionando enquanto o card permanecer naquela área. Quando o card sair daquela área de jogo, o efeito irá parar de funcionar imediatamente.

Alguns Efeitos Estáticos podem ter uma ou mais condições ou limitações que irão permitir o seu funcionamento. Sempre que uma dessas condições mudar, o efeito é “atualizado” de imediato, sem a necessidade de interferência de nenhum jogador.

Efeitos Estáticos são sempre atualizados a cada modificação que ocorre no estado do jogo, e todos eles se atualizam simultaneamente.

Exemplos:

Garota-Aranha V1 [AFIRMAÇÃO/NEGAÇÃO] Este personagem não pode ser alvo da primeira ação com alvo que for usada por um oponente em cada turno.

Medusa V2 [AFIRMAÇÃO/NEGAÇÃO] Este personagem ganha Escudo +X. X é igual ao número de cards que ele estiver carregando.

5. Efeitos de Substituição

Por óbvio, um Efeito de Substituição irá substituir uma parte de um efeito ou regra por algo diferente.

Quando um Efeito de Substituição substituir uma parte de um efeito, aquela parte não irá acontecer e qualquer efeito que seria desencadeado a partir dela não será desencadeado. Ao invés disso, algo diferente irá acontecer, e efeitos poderão ser desencadeados normalmente a partir desse novo acontecimento.

Exemplos:

Hela V1 “Quando [PARTE QUE SERÁ SUBSTITUÍDA] um efeito controlado por um jogador fizer com que um personagem que aquele jogador controla saia de cena e seja colocado na mão, nos recursos ou em um deck, [PARTE QUE IRÁ ACONTECER] ao invés disso aquele personagem deve ser colocado nos prêmios dos oponentes daquele jogador.

Cidade Fantasma V1 “Se [PARTE QUE SERÁ SUBSTITUÍDA] um jogador fosse procurar um ou mais cards em seu deck, [PARTE QUE IRÁ ACONTECER] ele deverá comprar aquele mesmo número de cards ao invés disso.

 6. Palavras-Chave que Definem Características

Diversas palavras-chave que podem ser identificadas nos textos permanentes dos cards de Battle Scenes criam efeitos que concedem características àqueles cards. Diferente de outros tipos, efeitos que concedem características através das palavras-chave valem em qualquer área do jogo.

Essas palavras-chave podem conceder outros efeitos para o card, além da característica, mas esses outros efeitos só funcionarão quando o card em questão estiver em cena (a menos que seja especificado que funcionem em outra área ou momento do jogo, como é o caso dos cards de habilidade com Item Mágico).

Exemplo 1: O personagem Capanga do Rei V2 tem em seu texto permanente a palavra-chave Pelotão, que é válida enquanto o card de Capanga do Rei V2 estiver em qualquer lugar. Porém, o efeito “pode haver qualquer número de personagens chamados Capanga do Rei V2 em cena” só é válido enquanto o Capanga do Rei V2 estiver em cena.

Exemplo 2: O card de habilidade Boneco Vodu V1 possui as palavras-chave Item Único e Item Mágico. O efeito de Item Único (só pode haver uma cópia deste card em seu deck) funciona antes mesmo da partida começar, invalidando um deck que tenha mais de um card de Boneco Vodu. Já o efeito de Item Mágico (durante sua Fase de Preparação, você pode carregar este card de seus recursos em um personagem que você controla; se o fizer, descarregue um card daquele personagem) irá funcionar somente quando o card estiver nos recursos.

Como essas palavras-chave do card Boneco Vodu, Item Único e Item Mágico, são válidas em qualquer área do jogo, isso possibilita que tanto o efeito do cenário Investigar Ruínas V1 (…procure por um card de habilidade de Ítem Único em seu deck, revele-o, coloque-o em sua mão e embaralhe seu deck) quanto o da ação do Dr. Estranho V2 (…você pode procurar por um card de habilidade com Item Mágico ou de personagem com alter ego Stephen Vincent Strange em seu deck, revelá-lo, carregá-lo neste personagem e embaralhar seu deck) funcionem e permitam que se busque no deck do jogador pelo card com a palavra-chave indicada.

 

II. Outras classificações relacionadas com efeitos

1. Efeitos Simples ou Contínuos (textos permanentes e ações)

  • Efeitos Simples

São efeitos que não possuem uma duração, e seus textos acontecem imediatamente. Exemplos: comprar cards, causar dano, escolher um personagem, descarregar um card, procurar um card, incapacitar um personagem, etc…

Exemplos:

Fantasma do Espaço V1 – “Quando este personagem entrar em cena, compre dois cards.” – Efeito Desencadeado Simples.

Fantasma do Espaço V1 –“Descarregue até dois cards que estiverem sendo carregados por personagens ou suportes” – Efeito Simples de ação.

Raio Negro V2 – “Durante sua Fase de Preparação, uma vez por turno, se cada personagem que você controlar tiver a afiliação Inumanos, você pode procurar em seu deck por um card de personagem com a afiliação Inumanos. Se o fizer, revele aquele card, coloque-o em sua mão e embaralhe seu deck.” – Efeito Ativado Simples.

Raio Negro V2 – “Sussurro Aniquilador causa 3+X pontos de dano penetrante no alvo. X é igual ao número de cards de personagem com a afiliação Inumanos nos prêmios de seus oponentes.” – Efeito Simples de ação.

 

  • Efeitos Contínuos

Diferentemente dos Efeitos Simples, esses efeitos não acontecem apenas imediatamente. Eles afetam de alguma forma alguma regra ou característica de um card, jogador ou objeto em cena enquanto estiverem funcionando.

  • Efeitos Contínuos com Duração Definida

Alguns efeitos contínuos indicam uma duração no seu efeito, por exemplo, “até o final do turno”.

  • Efeitos Contínuos com Duração Indefinida

Alguns efeitos contínuos não indicam uma duração no seu efeito, nesses casos, o efeito dura enquanto aquele card estiver em um local onde seu efeito funciona (normalmente em cena).

Exemplos:

Planos Frustrados V1 – “Os jogadores não podem procurar cards nos decks.” – Efeito Estático Contínuo sem Duração Definida.

Planos Frustrados V1 – “Quando este cenário sair de cena, os jogadores não podem procurar cards nos decks até o final do turno.” – Efeito Desencadeado Contínuo com Duração Definida.

2. Efeitos Gerados por outros Efeitos

Existem efeitos (normalmente efeitos simples) que podem criar novos efeitos. Cada um desses novos efeitos criados passa a valer no momento da resolução do efeito que o criou e tem sua duração definida por aquele efeito – em geral, quando não há uma duração definida, tais efeitos acontecem apenas uma vez.

Efeitos criados desta forma seguem as regras de efeitos como quaisquer outros efeitos. Um efeito deste tipo poderá ser, na maioria dos casos, desencadeado ou de modificação de dano, com um gatilho que pode acontecer após o término do efeito que o criou.

 

Exemplos:

Colleen Wing V1 – “Golpe de Katana causa 1 ponto de dano penetrante no alvo. [Efeito Gerado] Até o final do turno, toda vez que uma ação de um personagem que você controla com a afiliação Heróis de Aluguel causar dano no alvo desta ação (Golpe de Katana), ela causará aquela quantidade de dano +1.” – Efeito Simples de ação, que gera um Efeito Simples de Modificação de Dano.

Gamora V1 – “Contra-Golpear causa 2 pontos de dano no personagem alvo. [Efeito Gerado] Toda vez que o alvo usar uma ação neste turno, Contra-Golpear causa 2 pontos de dano no alvo.” – Efeito Simples de ação, que gera um Efeito Simples Desencadeado.

União Inabalável V1 – “Quando este cenário entrar em cena, compre um card e escolha uma afiliação. [Efeito Gerado] Até o final do turno, todo o dano que não seja de ações que for causado a personagens com a afiliação escolhida é reduzido a 0.” – Efeito Simples Desencadeado, que gera um Efeito Simples de Modificação de Dano.

Enviar Para o Futuro v1 – “Clarividência 2 – Coloque um card de sua mão no topo do seu deck. [Efeito Gerado] Você pode comprar um card após esta ação.” – Efeito Simples de ação, que gera um Efeito Simples Desencadeado.

 

III. Textos Permanentes Perdendo seus Efeitos

Quando um efeito diz que textos permanentes de um ou mais cards, cenários, personagens ou suportes não têm efeito, qualquer texto que apareça naqueles cards é perdido, inclusive as palavras-chave.

Note que essa remoção de efeitos dos textos afeta cada tipo de efeito de forma diferente.

– Qualquer Efeito Simples de um card afetado que já tenha sido resolvido antes dessa remoção de efeitos dos textos não será cancelado. Efeitos simples que ainda estejam sendo resolvidos quando seu card perder o texto têm sua resolução interrompida imediatamente.

– Qualquer Efeito Contínuo com Duração Definida de um card afetado que já tenha sido resolvido antes dessa remoção de efeitos dos textos não será cancelado. Efeitos Contínuos com Duração Definida que ainda estejam sendo resolvidos quando seu card perder o texto têm sua resolução interrompida imediatamente.

– Todos os Efeitos Contínuos com Duração Indefinida dos cards afetados vão parar de funcionar imediatamente.

– Qualquer efeito daquele card não será mais desencadeado, nem poderá ser ativado a partir deste momento.

Exemplos:

battle_box_017 bsgc_051 bsos_053 promo_026

Exemplo 1: Um jogador controla um Shuma-Gorath V1, sendo que aquele é o único Shuma-Gorath em cena. O oponente coloca uma Câmara Neutralizadora escolhendo aquele Shuma-Gorath. Nenhum dos jogadores poderá colocar outro personagem com o alter ego Shuma-Gorath em cena, pois não existe mais nenhum efeito permitindo que isso seja feito.

Exemplo 2: Um jogador controla dois Shuma-Gorath V1. O oponente dele coloca uma Câmara Neutralizadora escolhendo um deles. Os jogadores poderão colocar outros personagens com alter ego Shuma-Gorath em cena, pois existe um efeito permitindo que isso seja feito.

Exemplo 3: Um jogador controla um Blade V2 e um Drácula V1. Se seu oponente colocar em cena uma Câmara Neutralizadora escolhendo Blade V2, ele perderá todos os efeitos dos textos permanentes, inclusive a característica Predador. Então, se um personagem do oponente usar uma ação tendo Blade como alvo, o efeito do Drácula que diz “Toda vez que um personagem controlado por um oponente usar uma ação tendo como alvo um personagem com Predador que você controla, você pode incapacitar aquele personagem em 1. Se o fizer, aquele personagem causa 1 ponto de dano penetrante no personagem que usou a ação.” não será desencadeado, pois o personagem Blade não tem mais a característica Predador.

Exemplo 4: Um jogador controla um personagem que está carregando um card de habilidade com Item Único. Se seu oponente colocar em cena uma Câmara Neutralizadora escolhendo aquele personagem, o card carregado nele perderá tanto a característica Item Único quanto o texto que limita a quantidade de cards no deck. Então, o oponente não poderá usar o texto permanente do personagem Colecionador V1 para colocar aquele card na base do deck, pois enquanto o primeiro personagem estiver sofrendo os efeitos da Câmara Neutralizadora, aquele card de habilidade não será mais um Item Único.

Exemplo 5: Alan controla dois Homem de Ferro V3 em cena, e usa a ação Luta pela Justiça de um deles. Priscila utiliza o efeito do Homem-Formiga para colocar ele em cena e não deixar a ação ter seu efeito. Alan então coloca uma Câmara Neutralizadora escolhendo o Homem-Formiga. Mesmo assim, Alan não poderá usar a ação Luta pela Justiça do outro Homem de Ferro, pois o efeito do Homem-Formiga já foi validado e continuará funcionando neste turno.

Exemplo 6: Pedro controla Vampira V2 e Mulher-Aranha V1 em cena. Bruno coloca em cena uma Cassandra Nova V1, e quando ela entra em cena, ele escolhe a Vampira como destino do efeito da Cassandra Nova. No inicio do turno de Pedro, Vampira causa 2 pontos de dano em Mulher-Aranha, então Pedro coloca em cena Câmara Neutralizadora escolhendo a Cassandra Nova. Neste momento, Vampira volta a poder usar ações, mas continua sendo o personagem escolhido pela Cassandra e Mulher-Aranha continua tendo sofrido os 2 pontos de dano. No turno de Bruno, ele coloca em cena Gerador de P.E.M. Nomeando Câmara Neutralizadora. Nesse momento, o efeito da Cassandra volta a impedir que Vampira use ações.

 

IV. Características das Ações e Ações que não têm Efeito

Algumas ações tem palavras-chave que definem características daquelas ações, modificando seu custo, seu efeito e/ou a sua possibilidade de ser usada. Tais palavras-chave aparecem na primeira parte do texto da ação, antes mesmo dos custos adicionais da ação.

Para facilitar a visualização, as ações que possuem os três elementos constumam vir escritas no seguinte formato…

Características – Custos Adicionais : Efeitos

Quando um efeito diz que uma ação não tem efeito, aquela ação continua tendo as suas características e seus custos – a única parte afetada são os seus efeitos, mas note que, se alguma característica adicionar algo ao efeito da ação, aquilo também não acontecerá.

Exemplo: Se a ação Investigação Mística “Singularidade, Clarividência 2 – Você pode comprar um card após esta ação.” for usada, e o efeito do Homem-Formiga fizer com que ela não tenha efeito, ela continuará sendo uma ação com Clarividência e Singularidade, porém, não poderá fazer nenhum dos seus efeitos, inclusive os adicionados pela Clarividência. Seus custos já foram pagos e não serão retrocedidos. Além disso, o controlador não poderá usar outra ação com Singularidade naquele turno, pois já usou esta.

 

Segue uma lista de palavras-chave que podem aparecer nas características das ações, e o que elas representam:

  • Ação Única

Característica de uma ação que afeta a possibilidade dela ser usada. Um personagem não pode usar uma ação com Ação Única que tenha o mesmo nome de uma ação que ele já usou neste turno.

  • Clarividência

Característica de ações (normalmente de Magia) que afeta o efeito da ação, adicionando dois procedimentos a ele, um no início e outro no final. Geralmente aparece escrita na forma: Clarividência N. No inicio do efeito desta ação, separe os N cards do topo do seu deck, olhe-os e revele quantos quiser. No final do efeito desta ação, devolva aqueles cards para o topo de seu deck em qualquer ordem.

  • Energia Cósmica

Característica de ações (normalmente de Poder Cósmico) que afeta o custo da ação, colocando um custo adicional nela. Geralmente aparece escrito na forma: Energia Cósmica N. Como parte do custo desta ação, coloque N cards de seus recursos na base de seu deck.

  • Singularidade

Característica de uma ação que afeta a possibilidade dela ser usada. Um jogador não pode usar uma ação com Singularidade se ele já usou uma ação com Singularidade neste turno.

 

Ufa! Com essas informações conseguimos resolver a maioria das dúvidas relacionadas aos efeitos que podem surgir durante uma partida. Até a próxima e bom jogo.

Tag: ,
  • Kleber Kennedy Menezes

    Sair de cena é considerado perder texto também?

    por que a questão que me corrói é o fato do Líder levar a Câmara e não comprar um card por que perdeu o texto..
    E se uma Enfermeira entrar pelo seu efeito versus um Demolidor, se eu escolher o efeito do Demolidor primeiro e ela morrer pelo efeito do Demolidor, ela vai sair de cena, perdendo seu texto antes de executar ele também..

    • Anderson Thelles

      No caso do Líder, eu não sei dizer…
      Mas, no caso da Enfermeira, ela continua prevenindo, porque o efeito de prevenção dela fica na “pilha”

      • Kleber Kennedy Menezes

        Sim, isso eu sei.. mas a resposta que deram pelo líder é que ele não compra o card pq perde o texto.. por isso perguntei se sair de cena é o mesmo que perder o texto ou não.. por que se for, a enfermeira é nerfada.. por que eles dizem isso ai em cima: “Efeitos simples que ainda estejam sendo resolvidos quando seu card perder o texto têm sua resolução interrompida imediatamente”
        Tá na pilha, mas não foi resolvido ainda.

      • Danilo Costa Geraldes

        Anderson, só cuidado com os termos pois BS não funciona por efeito de pilha mas sim por efeito de fila

    • Leandro Ecker

      Não, sair de cena não é considerado perder o texto, se aplicam regras diferentes nesses casos.

      Se um efeito simples ou um efeito continuo com duração definida já havia sido ativado ou desencadeado quando o card estava em cena, ele continuará resolvendo, mesmo que o card que continha o texto tenha saído de cena.

      No caso da Enfermeira acontece exatamente isso, ela entra em cena, seu efeito é desencadeado, por isso ele vai acontecer, mesmo que a Enfermeira não esteja mais em cena no momento dele resolver.

      • Kleber Kennedy Menezes

        ok. era isso que queria saber.
        valeu

    • Victor Martins

      Perder o texto seria como tomar um anula, mas em vez de ser ” a ação não tem efeito” é como na camara neutralizadora” os textos permanente não tem efeito/podem ser utilizados”.

    • Victor Martins

      Kleber no caso do lider o que acontece é o seguinte a ordem da resolução é tal que na hora que o lider ativaria o texto permanente dele ja estaria sendo suprimido pela camara neutralizadora.
      Lider na mesa, camara entra tendo o lider como alvo, camara entra e cena e neutraliza os textos do lider, lider ve um suporte entrar em cena e tenta dar uma carta ao jogador mas é impedido pela camara.

      • Victor Martins

        Nesse caso o lider ja estava anulado antes dele ativar. Diferente da enfermera que não foi negada ou neutralizada, por falta de um termo especifico, e apenas morreu assim que entrou em campo.

  • Matheus Varela

    1- quando uma carta permitir que você busque um card no deck, mas você não achar uma carta que te interesse, mesmo você tendo outro, é obrigado a pegar? Exemplo: Eu tenho um mysterio e quero pegar um bater em retirada, procuro no deck, mas não tem mais, só tem decisão extrema. Sou obrigado a buscar?

    2- Planos frustrados está ativado em cena(Efeito contínuo de duração indefinida), Eu interrompo colocando cidade fantasma, transformando o efeito do planos frustrados em duração definida e a minha cidade fantasma em duração indefinida. Até o final do turno, quando eu procurar qualquer coisa no deck, eu compro ou não? Visto que os dois efeitos estão ativados simultaneamente

    Desde ja agradeço pela resposta copag

    • Leandro Ecker

      1 – Você não é obrigado a encontrar algum card quando procura em seu deck. Você pode olhar seu deck, não pegar nenhum card e embaralhar seu deck novamente, mesmo que tenha um card com as características nele. O resto do efeito segue normalmente.

      2 – Não compra. Nesse caso temos dois efeitos afetando o jogo. Um deles é um efeito que impede você de fazer algo (procurar no deck).
      Outro é um efeito de substituição que troca uma parte de um efeito (procurar no deck) por outra coisa (comprar um card). Se um efeito de substituição for substituir algo que não pode acontecer, ele não substituirá.

      • Italo Bruno

        A duvida leandro eh que o texto do mysterio esta no imperativo, logo eu deveria fazer isso, e nao uma opcao. “Vc pode procurar, se procurar peguE, revelE e coloquE” no imperativo, e isso deixa um pouco a desejar

        • Leandro Ecker

          Procurar no deck (olhar os cards do deck), não significa que você precise encontrar algum card lá. Mesmo que o resto do efeito seja no imperativo, isso não torna obrigatório encontrar o card.
          Lembrando que isso só vale para áreas que sejam ocultas.

  • Jhonattan Nascimento

    Duvida: Homem de Ferro Illuminati usa Luta pela Justiça e um Formiga entra em cena para impedir. O cenário ainda eh buscado ?

    • Matheus Varela

      Sim, não é efeito da ação, é texto do personagem. A ação foi usada. Mas deixa a copag se pronunciar aí

    • Handré Vinicius

      Não pode por outro ultron não. Procura no magicjebb onde fala sobre. Câmara.

    • Anderson Thelles

      sim para a primeira… a ação não tem efeito, mas a passíva continua funcionar perfeitamente

      Não para a segunda.. A câmara impede que o texto do ultron e por causa disto não pode entrar outro Ultron em cena

    • Jhonattan Nascimento

      Prefiro aguardar a resposta da COPAG apenas para confirmação.

      • Sim, exatamente como o Leandro falou.

    • Kleber Kennedy Menezes

      A ação foi usada, mesmo sem ter tido efeito. o que ativa o texto dele. Então rola sim..

    • Kleber Kennedy Menezes

      NO caso do Ultron não, por que só fica valendo o alter ego.

    • Leandro Ecker

      1 – Sim. O gatilho do efeito é o personagem usar a ação. Ela não precisa ter seu efeito para buscar o cenário.

      2 – Não, nenhum dos dois jogadores poderá colocar outro Ultron em cena nessa situação (só se usarem outros efeitos para permitir isso).

  • Ulisses Albuquerque

    Equipe de organizadores do Battle Royal, esse texto + o manual de regras atualizado sera muito importante. Mas conversando com outros jogadores nas diversas comunidades, percebi que para o BR2016, os juízes deverão estar com isso na ponta da língua. Como feedback, tivemos no ano anterior, alguns juízes com pouca intimidade com o jogo. Sabemos que alguns Juízes são os playtester, mas outros que la estavam, notamos ser apenas jogadores casuais, isso acabou prejudicando alguns jogadores.
    Os juízes podem ate decorar o manual, mas se eles não tiverem a vivencia de jogo constante, pode ser que algumas situações passem despercebidos.

    • Ulisses, nossa equipe de juízes para este ano foi completamente reformulada. Serão pessoas que já trabalharam nesta função, conhecem a fundo o jogo, e poderão auxiliar os jogadores no que for preciso.

      No ano passado a equipe era composta de playtesters e funcionários da Copag. Apesar de conhecermos o jogo, não tínhamos experiência como juízes, o que por si só exige uma série de características bem específicas, desde o conhecimento profundo das regras, até o trato de situações críticas com os jogadores.

  • Anderson Thelles

    Uma dúvida aqui… Se eu tiver o Hulk V2 anexado apenas com o Bruce Banner. Meu oponente causa 1 penetrante e mata o Hulk, o efeito do Bruce Banner é desencadeado ou não?

    • Kleber Kennedy Menezes

      Creio que não, pelo mesmo motivo do Tony Carregando o HdF illuminati não bate 4 com a Decisão.

      • Gustavo Borges

        Eu estava concordando até aqui, mas porque o Tony com HDF v3 não bate 4 com decisão?

        • Kleber Kennedy Menezes

          Não bate, por que você descarrega o HDF primeiro.. depois quando você vai por o tony nos recursos ele já não é mais illuminati.

          • Gustavo Borges

            Pelo texto do cenário realmente parece que você descarrega antes de verificar o dano a ser aplicado, mas você ao escolher o personagem alvo já não pode dizer que ele é Illuminati antes de começar a descarregar? Isso consegue prejudicar até o Pantera Negra v1 se for dessa forma.

          • Kleber Kennedy Menezes

            Sim, serve tanto pro Tony quanto pro pantera. =/

    • Fernando / SP-ABC

      Não! Pois o efeito do Bruce Banner, é para o personagem Bruce Banner, e não o alter-ego. Realemente como Kleber falou, basicamente pelo mesmo motivo de que se vc colocar um hdf em cena com tony stark carregado, ele não busca mas nenhum hdf e nem WM

      • Anderson Thelles

        A nova versão do Bruce Banner fala “este personagem”, por isto a dúvida.
        No caso, do Bruce Banner ele ativa o efeito quanto o personagem morre, no caso o hulk morre no exemplo acima.

      • Victor Martins

        O motivo pelo qual a ação com o hdf não funciona pra buscar é por que o personagem entra em cena e depois é carregado e a ação do tony stark ativa quando ele entra em cena, quando ele é carregado no hdf esse momento ja passou e a habilidade perde o trigger.

    • Victor Martins

      Completando as respostas dadas, Vc não ativa o efeito do bruce banner pq ele é descarregado e so entao é feita a verificação que coloca o hulk nos prêmios. No momento em que o hulk é nocauteado ele não tem mais o card bruce banner fornecendo a habilidade.

  • Lucas Ricardo Nascimento

    Durante a minha etapa de ataque eu tenho em cena o Demolidor V3 e com outro personagem uso uma ação que cause dano em um personagem do oponente, e nesse momento ele põe em cena a Enfermeira Noturna, eu posso incapacitar o Demolidor V3 e causar 4 pontos de dano em um personagem que entrou em cena. Sendo eu o jogador titular do turno eu escolho a ordem dos efeitos e escolho causar os 4 pontos de dano na Enfermeira. O efeito dela ainda acontece (reduzir o dano a 0), ou ela é nocauteada pelo efeito do Demolidor V3 antes do seu efeito se desenvolver?

    • Fernando Xavier

      Neste caso o efeito dela ainda acontece. Pois pra ser nocauteada pelo demolidor ela teve de entrar em cena, o no instante em que entrou em cena o efeito dela ativou.

      • Kleber Kennedy Menezes

        Justamente por essa dúvida que perguntei mais embaixo se “Sair de cena” faz o personagem perder o texto.. por que se a resposta for sim temos um problema.
        “Efeitos simples que ainda estejam sendo resolvidos quando seu card perder o texto têm sua resolução interrompida imediatamente.”

        • Fernando Xavier

          Entendi sua dúvida, mas acho que nesse caso, ao entrar em cena o efeito da enfermeira já concluído totalmente, assim, mesmo ela saindo, o efeito já se exauriu. Mas foco no “acho”.

          • Kleber Kennedy Menezes

            é isso mesmo.. só tava esperando alguém da staff falar q era isso mesmo.

    • Apenas copiando o que o Leandro já respondeu abaixo em uma dúvida semelhante:

      O efeito dela ainda vai acontecer. Sair de cena não é considerado perder o texto, se aplicam regras diferentes nesses casos.

      Se um efeito simples ou um efeito continuo com duração definida já havia sido ativado ou desencadeado quando o card estava em cena, ele continuará resolvendo, mesmo que o card que continha o texto tenha saído de cena.

      No caso da Enfermeira acontece exatamente isso, ela entra em cena, seu efeito é desencadeado, por isso ele vai acontecer, mesmo que a Enfermeira não esteja mais em cena no momento dele resolver.

      • Victor Valladares

        Ai que eu não entendi COPAG.
        Se o efeito dela é desencadeado, o dano fica 0, então ela não morre?

        • Danilo Costa Geraldes

          Não por que o efeito dela previne dano para outro personagem, vide o texto da enfermeira

  • Fellipe Augusto Anchieta Freit

    Se usar uma joia da alma, posso colocar um personagem em cena que ja exista? ou o mesmo do adversario? pois a carta permite colocar um personagem em cena, nao fala que nao pode se ja existir outro igual.

    Resumindo, o oponente controla vampira, e eu uso joia da alma para colocar outra vampira pode?

    outro seria, eu tenho uma cassandra, e tenho outra nos recursos, posso colocar outra com a joia da alma?

    • Leandro Ecker

      Não pode, existe uma regra do jogo que proíbe você de colocar em cena um personagem caso já tenha um personagem com o mesmo alter ego em cena.

      O efeito da ação da Joia do Infinito – Alma só altera a regra permitindo que você coloque o personagem vindo dos recursos, mas não altera a regra que impede que um personagens entre em cena mesmo tendo o mesmo alter ego de um que já esteja em cena.

  • Leandro Magalhães

    Tenho em cena o Demolidor V3 e a Misty Knight, o oponente coloca em cena um personagem, eu incapacito ambos pelo texto e o oponente que escolhe a ordem dos danos ou eu decido a ordem dos danos?

    • Leandro Ecker

      Depende em que etapa/fase/turno isso acontecer.

      Normalmente acontecerá na Fase de Preparação do turno do seu oponente, nesse caso seu oponente escolherá qual dos dois resolve primeiro.

  • Gustavo Borges

    Se um personagem usa Investigação Mística e ativo o Homem-formiga para impedir a ação, a clarividência ainda ocorre como parte dos custos?

    • Leandro Ecker

      Não, como foi explicado, clarividência não é custo, é uma característica da ação que afeta o efeito.

      Clarividência
      Característica de ações (normalmente de Magia) que afeta o efeito da ação, adicionando dois procedimentos a ele, um no início e outro no final. Geralmente aparece escrita na forma: Clarividência N. No inicio do efeito desta ação, separe os N cards do topo do seu deck, olhe-os e revele quantos quiser. No final do efeito desta ação, devolva aqueles cards para o topo de seu deck em qualquer ordem.

  • Lucas Melo

    Se Homem de Ferro entrar carregando o Tony Stark, ele buscará Homem de Ferro e/ou Máquina de Combate pelo texto do mesmo?
    Se um personagem for atacado carregando Contra-Ataque Afiado e o dano removê-lo, Contra-Ataque Afiado causa o dano penetrante?
    Algumas habilidades especificam que você pode selecionar tantos alvos tendo um certo número de dano para causar no total (ou descarregar), as que não tem esta especificação escrita na carta tem mesmo assim?

    • Leandro Ecker

      1) Sim. Ele dispara no momento em que o dano é causado, mesmo se ele for descarregado, seu efeito vai acontecer.

      2) Cite algumas cartas para eu ver o texto exato delas e entender melhor a dúvida.

      3) Na ordem que você colocou não pode. Mas você pode fazer isso se for na ordem oposta que você colocou, pois o efeito do Bloqueio Ofensivo resolve antes do efeito da ação e o Quebra-Mola só vai capacitar o personagem depois do efeito da ação.

  • Edu C Avelar

    Eu controlo um personagem carregando a jóia do infinito e está preso na câmera. Um segundo personagem que eu controlo quer permutar a jóia com um card de permuta (reestruturação, treinamento, etc) com o personagem preso na câmera.

    Minha dúvida é: a permuta ocorre normalmente?

    • Leandro Ecker

      Sim, como o card que tem o efeito de permuta não está no personagem que foi escolhido na Câmara, a permuta acontecerá normalmente.

      Note que, no caso da Reestruturação, nenhum dos personagens poderá ter um card carregado dos recursos (supondo que tenham Regeneração). Isso ocorre porque quando a Reestruturação chegar no personagem que foi escolhido na Câmara seu texto é perdido e têm sua resolução interrompida imediatamente.

  • Paulo Henrique

    Subi um item mágico em alguém na prisão 42. Descarrega o card depois ou interrompe o efeito?

    • Leandro Ecker

      – Qualquer Efeito Simples de um card afetado que já tenha sido resolvido antes dessa remoção de efeitos dos textos não será cancelado. Efeitos simples que ainda estejam sendo resolvidos quando seu card perder o texto têm sua resolução interrompida imediatamente.

      Interrompe o efeito. O item mágico é carregado, mas nenhum card é descarregado.

  • Gustavo Borges

    Dúvida: Se eu tenho Maximus e Triton em cena, ação mira no Maximus e transfiro o dano, o texto do Triton ativa reduzindo o dano ou apenas se ele for o alvo original?

    • Leandro Ecker

      O texto dele funciona normalmente.

  • Gabriel Pereira

    Campo absorvente redireciona o dano de Surpresa Dolorosa e saque-rapido se esses cards entrarem de surpresa?

    • Leandro Ecker

      1 – Só redireciona se a Surpresa Dolorosa foi carregada em um personagem que entrou em cena neste turno, por exemplo, um Homem-Formiga que entrou na Fase de Preparação do oponente carregando uma Armadura de Combate I.M.A.

      2 – Sim, pode.

      • Gabriel Pereira

        obrigado.
        Na segunda duvida levando em contas as regras de efeitos como seria a resolução desse caso, de acordo com a resolução da regra?

        • Leandro Ecker

          No momento que a ação fosse causar dano no seu personagem, você revela os dois cards da sua mão. Então, o jogador ativo (dono do turno/fase/etapa) vai escolher um dos efeitos para acontecer primeiro, supondo que ele escolha a Enfermeira, ela vai entrar em cena e o dano vai se tornar 0, depois o Shang Chi vai entrar em cena e causar 3 pontos de dano no personagem que usou a ação.

          • Gabriel Pereira

            Anomalias expostas bate em agentes das shield, ninjas do tentaculo, etc ? Ou seja, personagens sem alter ego?

          • Leandro Ecker

            Não, causa dano apenas em personagens com alter ego.