outubro 26, 2016 -

Avante, Jogadores!

Sei que estou devendo a segunda parte do artigo, Abertura de Mesa. A parte 1 você pode conferir clicando aqui, mas antes gostaria de falar sobre os possíveis decks que veremos neste Battle Royal 2016. Para isto, busquei diversas informações dentro da comunidade BS, fóruns, páginas de dicas no facebook e em conversas particulares com jogadores e amigos. Logo sintam-se à vontade para usar os comentários e especular sobre outros decks que estarão presentes neste torneio.

Antecipo-vos que este texto não é uma complexa análise estratégica ou dossiê sobre o comportamento de cada afiliação x afiliação. Este texto é uma livre especulação dos decks que veremos nas mesas durante o BR2016, baseado nas discussões em diversas comunidades!

Sabendo que o jogo tem se tornado cada vez mais formado por afiliações, trago neste artigo os decks mais utilizados e comentados, nas diversas regiões, e que estarão presentes no Battle Royal 2016.

São eles:

Toolbox
Illuminati
Ordem Negra
Inumanos

Um dos principais decks que vem chamando a atenção na comunidade BS é o Toolbox. Como o próprio nome sugere, Caixa de ferramenta, em tradução livre. Com o intuito de “fazer tudo”, sua base tem como personagens de destaque Shuma Gorath, Alto Evolucionário, Mystério, Cassandra, Eson e outros. Sua estrutura permite que diversas combinações de personagens possam ser utilizadas para que o deck possa causar grande dano, buscar cenário, incapacitar, comprar, entre outras coisas. Claro que os personagens, habilidades e cenários podem variar conforme o jeito de “pilotar” de cada jogador.

O deck Illuminati é outro que joga muito bem. Tem como proposta também ser um deck com diversas possibilidades de compra, incapacitação, busca de cenário etc, porém com a vantagem (ou não) de ter a afiliação Illuminati + Aliados do Homem de Ferro. Este deck tem como base o deck pré-montado da coleção Guerra Civil: Luta pela Justiça.

Sua abertura normalmente é feita com Tony “toninho do capeta” Stark, buscando assim, Homem de Ferro V3 e Caça Hulk, além de compras com carta de genialidade. Elimine-os!

Ordem Negra é sem dúvida um deck que estará com grande representação neste Battle Royal 2016. Sua capacidade de gerar recursos e abrir um grande número de personagens, logo no primeiro turno, torna-o favorável concorrente ao título, mas vejo nele uma certa dependência de Thanos v1 e as Joias do Infinito para ter sua eficiência completa.

Com a rápida abertura de mesa do deck Ordem Negra, adversários que costumam apenas passar o turno para gerar recursos têm grande probabilidade de perder por deckover. “Trave” Thanos com Câmara Neutralizadora e/ou volte as Joias para o deck com Artefato Falso.

ordem-negra

Inumanos, assim como o Ordem Negra, é um deck que também estará com grande representatividade nas mesas do Battle Royal 2016. O que chama a atenção deste deck é também a rápida abertura de mesa, com personagens contendo 3 de Energia Inicial, aliado à forma como controla bem a mesa na antecipação, atrapalhando os personagens adversários que entram depois.

Como boa parte das ações dos personagens Inumanos possuem custo 2 de incapacitação, Maquina de Bloqueio Mental sempre estará presente neste deck. Personagens com Ataque à Distância + Fogo Cruzado podem ter alguma vantagem sobre este tipo de deck ou cards de cenário que causem dano, como Garras Imoladoras e Explosão Certeira.

Asgardianos
Heróis de Aluguel

Asgardianos é um deck que muitos se perguntam se é meta ou não! Há, de fato, aqueles que defendam fervorosamente que ele é sim um meta. Já outros, acreditam que é um deck vitorioso em certa região, apenas porque outros jogadores ainda não despertaram uma visão mais aprofundada do jogo. O certo é que este deck também estará presente no Torneio Nacional pela facilidade em ter boa parte das cartas para essa afiliação, sendo os principais personagens presentes no deck pré-montado: Justiça Cega.

luke-cage

Assim como o deck de Asgardianos, o deck formado por Heróis de Aluguel terá sua representação no Torneio. Como boa parte dos seus personagens também estão no deck pré-montado Justiça Cega, vejo sua utilização por boa parte dos novos jogadores de BS e por antigos jogadores, mas remodelado com algumas surpresas fora desta afiliação.

Vingadores
Sexteto Sinistro
Irmandade de Mutantes
Guardiões da Galáxia

Estes são basicamente os decks vitoriosos de coleções passadas. Novamente estarão presente no Battle Royal a fim de provar que ainda têm fôlego para grandes partidas. Poderemos encontrá-los, quase sem nenhuma modificação e que estarão fadados a constantes derrotas, por não estarem atualizados com as novas mecânicas e a velocidade em que o jogo se encontra. Outro fator é que antigas estratégias, utilizadas em determinada época, não serão tão eficientes. Aqueles jogadores que usarem esta base, mas atualizaram estes decks para as novas mecânicas, terão mais chances de obter vitórias.

Gangue da Demolição
H.I.D.R.A.
I.M.A.
S.H.I.E.L.D.
Kree

Esses também foram decks experimentais em suas respectivas épocas de lançamento. Tiveram boas vitórias e chegaram até a serem cogitados como meta em certas regiões, mas questionados sobre sua eficácia em outras. Imagino que sua participação será menos intensa neste Battle Royal, atuando mais como elemento adicional a outros decks com melhor sinergia.

Thunderboltsnorman

Acredito que o deck de Thunderbolts possa ser a zebra neste Royal. Aquele deck que poucos deram atenção no passado, mas que teve sua aparição modesta nos regionais. Muitos vilões são incorporados em diversos decks por terem um bom texto permanente e ótimas ações. A presença de Norman Osborn, transformando estes vilões em Thunderbolts, aumenta a gama de possibilidades e variados personagens em cena que jamais seriam vistos ou trabalhando em sinergia.

Quarteto Fantástico
Deck de Magia

Outra humilde aparição que pode surgir neste Battle Royal é dos deck formados por personagens do Quarteto Fantástico – como Tocha Humana – Wolverine e Dr. Estranho, Feiticeira Escarlate, Nico Minoru e Shuma Gorath, mas só que desta vez, os decks estarão todos atualizados às novas mecânicas. Não serão como o Quarteto ou Magia vistos em UM e PO, respectivamente, serão sim novos decks de Quarteto e Magia, com a vantagem e experiência dos jogadores que participaram daquelas fases de BS, pois eles terão como carta na manga jogadas que os novos jogadores não chegaram a ver em partidas, tendo apenas uma breve ideia por textos. Estes antigos jogadores estarão presentes no Royal e é bom tomar cuidado com eles. Eles andaram ocultos, estudando os atuais jogadores, e serão a surpresa deste Battle Royal.

age-of-ultron1
X-men
Ultron

Um é o grande campeão do Battle Royal realizado em 2015. O outro, um dos mais temidos decks daquele torneio. X-men e Ultrons estarão novamente presentes no torneio deste ano. Nada mais foi lançado com os icônicos personagens X-men, mas sabendo do sucesso deste deck no ano anterior, muitos o copiaram, jogaram e aperfeiçoaram (ou não). Já Ultron é 100% dependente de seu “piloto”. No ano anterior, muitos, ouvindo falar do sucesso deste deck, decidiram ir com este para o torneio, chegaram no Royal com ar de vitória, mas foi visto que mesmo estando com um deck meta, sua forma peculiar de pilotá-lo acabou estragando suas esperanças. Já os que sabem utilizá-lo, estarão com este deck atualizado e mais eficaz do que nunca.

Algumas considerações finais:

Particularmente, acredito em uma grande final de torneio entre ToolBox vs Illuminati + Aliados do Homem de Ferro, visto que ambos têm uma concepção parecida. Ambos também são pilotados por jogadores com grande visão e experiência.

Criar um deck para participar de um campeonato no nível do Battle Royal é algo realmente desafiador. Além de pensar na tríade Capacitação, Compra e Controle, somos forçados a imaginar quais os tipos de decks poderemos enfrentar em um torneio com jogadores de diferentes regiões.

Jogadores que utilizam a ferramenta online Tabletop Simulator podem levar uma certa vantagem por terem quebrado a barreira de partidas locais e estarem lidando com jogadores e decks de todas as regiões do Brasil. Nomes como Érica Freitas, Matheus Varela, Lucas Magon e Bernardo Coelho, caso venham a participar do Battle Royal 2016, são fortes candidatos ao título de Campeão do Torneio.

Jogadores de um passado distante estarão presentes novamente, atualizados e cheios de vontade de mostrar como foi a era de UM, ET e PO, provando que as experiências antigas podem ser vantajosas no presente. Eu também estarei presente e será uma honra participar mais uma vez deste grande evento, encontrar amigos, ver novos decks e jogadas. Sem dúvida este torneio tem tudo para ser um divisor de águas no cenário de Battle Scenes.

Muitas vezes, ser o campeão de sua região não significa sucesso absoluto em um torneio de nível nacional. O costume em enfrentar os mesmos tipos de decks de sua região ou as estratégias usadas por aqueles mesmos jogadores torna as coisas um tanto quanto previsíveis. Já ao lidar com jogadores de diferentes regiões, a experiência de jogo pode ser surpreendente, tanto para você, quanto para seu oponente, pois ambos podem ver jogadas que nunca imaginariam que fossem possíveis.

Vamos fazer do Battle Royal 2016 um grande evento e mais uma vez provar a força deste grande card game!

Aguardem mais novidades.

Grande Abraço a todos

Agradeço ao jogador e amigo, Leandro Silveira, pela conversa e feedback das partidas online

Tag: , , , ,
  • Marcelo

    Curto Fugitivos da Balsa e Inimigos do Homem Aranha

    • Nós também 🙂

    • Marcio Lima

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • LJohnson

      Sou muito mai fã dos Alienigenas.

    • Tony Soprano

      Minhas afiliações preferidas são Motoqueiros Fantasmas, Conselho de Kangs e Roxxon.

  • Kleber Kennedy Menezes

    Quero ver a Final do Royal Matheus Varela x Érika Freitas.

    • Ulisses Albuquerque

      seria uma final épica!

    • Flaybson Diniz

      Erika vai eliminar Matheus antes do top4, bora apostar? hahahahaha

    • Daniel Feitosa

      Quem perder dorme no sofá.

  • Taiguara Schmidt

    ímpeto anti illuminati é tudo na vida.

    • Ulisses Albuquerque

      Ouvi falar de ótimos decks de prontidão, que resolvem facilmente a joia do tempo, entrando e fazendo um estrago, mesmo em mesas super montadas, como a de Orden negra.

      • Leandro Silveira

        Não dê ouvidos ao Taiguara, Ulisses. Ele é um brincalhão que joga de gangue da demolição nos campeonatos só pra ver a cara de surpresa dos adversários. Btw, ótimo. O texto, como sempre. Mas espero q vc esteja errado e meu deck ganhe o Royal! Kkkkkk

  • Bernar Braga

    Faltou inimigos do Justiceiro com o Barracuda anti-tony

  • Bernar Braga

    O vencedor do Royal vai ser Kleber Kennedy (mesmo ele não participando).
    Que homem!

    • Kleber Kennedy Menezes

      kkkkkkkkkkkk.. o busto do HF já tá comigo até.

    • LJohnson

      ME ENGRAVIDA, KLEEEBER!!!!

      • Tony Soprano

        É, nada contra, mas aquilo soou totalmente homossexual.

  • Gabriel Pereira

    Ninguem falando de quarteto futuro, acho que a grande zebra será essa afiliação

  • Euclydes Neto

    Também acredito que os jogadores que estão no campeonato online, possam ter uma pequena vantagem pois realmente a diversidade de deck e bem grande !!!

    Copag! para o próximo ano pensa em fazer uns torneios regionais ! 😛

  • Thiago Araujo

    faltou listas né
    artigo mais incompleto….

    • Leandro Silveira

      Antecipo-vos que este texto não é uma complexa análise estratégica ou dossiê sobre o comportamento de cada afiliação x afiliação. Este texto é uma livre especulação dos decks que veremos nas mesas durante o BR2016, baseado nas discussões em diversas comunidades!

      • Thiago Araujo

        sim só que sem listas não há especulações, entenda…
        só nome não é idéia, não é especulação, não é nada…
        “vou fazer um deck I.M.A.” pode ser a base de cenário, a base de suporte, pode ser mais genialidade, mais ataque a distancia… tem que se ter listas para discutir… sem contar as maluquices né… ja vi chamarem deck de iluminati de shuma só por que tinha uns dois na lista….

    • Ulisses Albuquerque

      Poxa Thiago, o Brasil é muito grande, listar todas as idéias de decks que podem aparecer seria um trabalho imensurável e mesmo assim estaria incompleto. Logo tomei como base, as conversas em comunidades BS e com jogadores ativos.
      Mas os comentários aqui, também server para o pessoa colocar a sua ideia sobre os decks que vão aparecer. Basicamente é uma especulação, visto quem nem todos os prováveis deck, estarão no dia. Não que não existam, mas e no dia do royal? eles estarão?
      mas prometo, em um próximo fazer uma análise mais completa

      • Thiago Araujo

        sim amigo, por isso disse incompleto, qualquer discussão de decks deve incluir listas, as idéias…. para quem esta acostumado a cards games isso é mais que basico, as listas são idéias, não são ctrl+c, ctrl+v

  • Daniel Feitosa

    Muitas das ideias de decks aí é porque o Royal não necessita de algum ranking pra entrar.
    Quem vai de certas listas daí vai nem passar pro segundo dia.
    E faltou deck de Aliados do Homem de Ferro. Não é um Iluminati, mas sua popularidade no top 16 do TTS é enorme, vale muito a pena sitar.
    Mas hey, é um texto sobre o que pode aparecer.
    Ganhar é preciso outro posto. hahahah <3

    • Ulisses Albuquerque

      Fala, Daniel.
      de fato há muito mais ideias de deck do que podemos listar e muitos nem são de uma afiliação específica.
      são especulações, ideias, um catadão de informações que podemos encontrar nas diversas comunidades de BS, o pessoal comentando.
      e sua citação em comentar de um deck somente de Aliados do Homem de ferro é super bem válida e que poderá aparecer sim.

  • Tilber Guglielmi

    Primeiro lugar só não não ser heróis por que não vou poder ir. Falei mesmo. 😛

  • Gustavo Gurgel

    Bem que podia rolar um spoiler de um card comum com predador ou magia 🙁

  • Tony Soprano

    Por aqui, os decks mais competitivos tem sido Shuma-Gorath, Ultron e Illuminati, entre outros malucos. Inumanos tem levado surras constantes, está quase sendo expurgado do metagame.

  • Leleco Ávila

    Como assim Ultron e IMA não estão no Meta?

    • Ulisses Albuquerque

      Mas Ultron e I.M.A foram citados no texto!
      O texto fala dos possíveis decks que estarão presentes no torneio, e estes dois estarão com certeza

  • Yuri Bittencourt

    Se alguém for de Asgardiano por favor, me encontre lá no royal. Quero apertar a mão dessa pessoa! PQ sério, ainda não consigo ver esse deck como uma possibilidade de disputar um torneio a nivel nacional!

    • Sergio Menna

      …ou mesmo regional, né?

  • Pedro Baumgarten

    Eu montei um deck de thanos e to curtindo muito, tem uma coisa que eu chamo de inicio explosivo, muito irado !! To ansioso pra que saia Adam warlock e meia noite nessa nova edição !!! meia noite eu não sei mas ai, COPAG eu aposto um Adam warlock que vai sair um Adam warlock com certeza nessa nova edição ! Apostado ?

  • Lucas Bauth

    Existe uma forma de saber o andamento do campeonato ou até assisti-lo em algum canal ou livestream?