janeiro 18, 2018 -

Fala, pessoal! Rodrigo Mesquita aqui e hoje trago mais um artigo da coluna Novos Horizontes. No artigo de hoje, trago o esclarecimento de algumas dúvidas da nossa comunidade de Battle Scenes. Sei que alguns de vocês já possuem as respostas para certas dúvidas, mas é sempre bom esclarecer para novos jogadores e aqueles que ainda tem aquela pulga atrás da orelha por até então não existir uma resposta oficial.

As perguntas a seguir foram enviadas para a Copag e encaminhadas para a equipe responsável.

 

 

O Capitão Universo V2 pode evoluir um Aliado do Homem-Aranha no mesmo turno que aquele personagem entrou em cena? Isso é claro devido ao seu texto?

R: Capitão Universo não pode entrar em cena evoluindo de um personagem que entrou no mesmo turno. O texto de seu card altera apenas a regra do momento em que ele pode entrar em cena, mas não permite ele evoluir de um personagem que ele não poderia.

 

 

O jogador A coloca em cena o Toxina EV. O jogador B tem um Demolidor V3. O jogador A decide incapacitar o Demolidor devido ao seu texto. O que acontece primeiro: a incapacitação do Toxina ou o Demolidor pode dar os 4 de dano proveniente do seu texto?

R: O jogador ativo do Turno/Fase/Etapa (geralmente é o dono do turno, exceto nas etapas de antecipação) vai escolher em qual ordem os efeitos acontecem.

Logo, temos duas possibilidades:

1 – Resolver primeiro o efeito do Toxina
Primeiro é resolvido o efeito do Toxina, incapacitando o Demolidor para estágio 0. Depois, como Demolidor não está em estágio 2, não poderá executar a primeira parte do seu efeito. Como a segunda parte do seu efeito é condicionada à primeira, não poderá causar dano.

2 – Resolver primeiro o efeito do Demolidor
Primeiro, é resolvido o efeito do Demolidor. Seu controlador poderá incapacitá-lo em 2 e, se fizer isso, ele causará 4 pontos de dano no Toxina. Depois, será resolvido o efeito do Toxina (nesse momento que o controlador do Toxina escolherá qual personagem irá incapacitar): se ele escolher incapacitar o Demolidor, nada acontecerá, pois o Demolidor já está no estágio 0; se ele escolher um personagem em outro estágio, incapacitará aquele personagem normalmente.

 

 

Jogador A coloca em cena uma Descobertas Infindáveis, em seguida ele coloca um Abutre V2 carregando o Leva e Traz. O Jogador B em na mão um Não era Bem Isso. O Jogador A decide fazer a busca primeiro em vez de comprar com a Descobertas Infindáveis. O Jogador B cancelando a busca do Leva e traz faz com que o jogador A perca seu cenário ou ainda é possível incapacitar para fazer a compra?

R: Ainda é possível incapacitar o Abutre se o controlador quiser. Porém, mesmo que seu controlador o incapacite, não ocorrerá a compra.
A compra não acontece nesse caso, pois a segunda parte do efeito da Descobertas Infindáveis (“se o fizer, compre três cards”) é dependente da primeira (“você pode incapacitar aquele personagem em 1 e colocar este cenário em seus recursos”). Note que, como o cenário não está mais em cena, o controlador não terá como colocá-lo em seus recursos. Isso faz com que a primeira parte do efeito não tenha sido realizada, fazendo com que a segunda parte também não seja.

 

 

A carta Cripta Ancestral só da reviver para um personagem Tentáculo que esteja nos recursos na hora do efeito ou para qualquer Tentáculo que venha a cair nos recursos durante a fase de preparação?

R: O personagem deve ser escolhido no momento da resolução do efeito (depois dos cards serem colocados nos recursos), não pode ser escolhido em um momento posterior do turno.

 

 

Quando um personagem que está com Escudo Bônus e recebe um dano não penetrante, o dano é primeiro no seu Escudo (Escudo Base) ou no Escudo Bônus?

R: Os danos e efeitos que reduzem o valor de Escudo sempre são aplicados primeiro no Escudo Base.

 

 

O Jogador A coloca em cena o cenário Paradoxo Enlouquecedor. O jogador B substitui o cenário por outro e para ativar seu cenário ele faz o texto do Paradoxo Enlouquecedor de colocar duas cartas no fundo do deck e comprar duas. Na hora que ele compra duas o jogador A pode cancelar as compras com o Howard – O Pato ou com o Alquímico Kree? E mesmo o jogador A cancelando a compra o Paradoxo Enlouquecedor é considerado feito assim podendo ativar o cenário do jogador B?

R: Não, pois o efeito que está fazendo o jogador B comprar cards é um efeito controlado pelo jogador A. Nessa situação, os efeitos de Howard – O Pato e Alquímico Kree não podem ser desencadeados.

 

Perguntas sobre mecânica do jogo

 

 

Ano passado tivemos mudanças importante, no Battle Scenes. Atualmente a única reclamação com relação as regras do jogo que vejo é com relação ao Mulligan, perder 2 cartas é algo muito complicado. Podemos ver mudanças nessa regra ou em alguma outra regra do Jogo?

R: Sim, é possível. As regras do Battle Scenes estão em constante avaliação e desenvolvimento. Se for constatado pela equipe que alguma mudança é necessária para tornar o jogo mais agradável ou para simplificar alguma regra desnecessariamente complexa, a ideia será testada. Após avaliar o impacto da mudança, ela poderá ser aplicada ou não.

 

Então é isso, pessoal! Espero que vocês tenham gostado e espero que esse artigo possa te ajudar de alguma forma. Por fim quero agradecer ao pessoal que colaborou com as dúvidas e um agradecimento especial ao Tiago Spengler.

Quer ter alguma duvida respondida? Pode deixar nos comentários 😉

Obrigado e até a próxima!

Tag: , , , , , ,
  • Rafael Caraciolo

    Sem duvida o melhor e mais útil artigo que ja li nesse site…
    Mas eu ainda tenho uma duvida… pq o capitao universo v2 parte do texto se aplica e a outra nao, as regras de ouro? Levando em consideração que em nenhum momento do texto da carta fala que uma parte se aplica e a outra nao as regras de ouro.
    Achei a resposta ruim ainda, e se realmente funciona assim deveria ter algum tipo de errata.

    • Rogger Rocha

      Porque um personagem EV só poderá Evoluir em um personagem que esteja em cena desde o início do turno. Simples.

      • Rogger Rocha

        É a mecânica de evoluir dele que da abertura pra interpretação, mas nesse caso, ele evolui em outro que esteja em cena desde o início do turno, porque o requisito é ”se um Aliado for alvo”.

        • Leandro Silveira

          Acredito que a dúvida é pertinente sim. Afinal de contas, uma série de textos fixos de alguma forma quebram a regra geral quando são aplicados.
          Sobre a vantagem que você disse de não evoluir o personagem que foi alvo, você está errado, o texto diz “pode evoluir aquele personagem”.

          • Rogger Rocha

            Pode sim, em um personagem que esteja em cena desde o início do turno. Essa é a regra, então você errou.

          • Leandro Silveira

            Leia de novo, cara. Preste atenção: você pode evoluir DAQUELE personagem! DAQUELE, no caso, se refere ao personagem que recebeu a ação. Você está jogando errado e já deve ter roubado vários amiguinhos.

          • Rogger Rocha

            Acho que a questão não é nem mais a dúvida pra voce, até pq eu ja entendi. Mas, roubar seus amiguinhos deixo pra vc. Ele nao pode evoluir se o personagem alvo tiver entrado em cena, mesmo que tenha sido alvo, é simples.

          • Leandro Silveira

            Interessante como vc consegue jogar esse jogo com esse nível de interpretação textual…

            Evoluir um personagem que já esteja em cena: OK

            Evoluir personagem que já está em cena e não foi o alvo da ação: não OK

    • Handré Vinicius

      Concordo Caraciolo. Eu ja tinha ideia que a ressposta sobre o Capitão Universo v2 seria essa, mas acho o texto mal explicado. Como ele disse, o site precisa de mais artigos como esse.

  • Lucas De Almeida Matos

    Obrigadi copag!

  • Gustavo Borges

    Explicações de regras são sempre muito bem vindas, façam mais isso e mantenham a comunidade melhor informada.

  • Brenasso

    Ótimo artigo. Parabéns.

  • Atila Chaves

    Em um futuro próximo (ou não) pode existir nova coleçâo com quarteto fantástico e x-men?

  • Atila Chaves

    #saudades
    Kkkk

  • Johnson Carlos

    Por mais artigos como esse. Evita bastante misplay de jogador que quer interpretar os efeitos a sua maneira.

  • Helio Alcantara

    eu acredito que o maior problema do jogo persiste em ser textos e mecânicas enormes impossibilitando jogadores novatos, seria interessante fazer uma pesquisa com os jogadores pra ter outras opiniões.

  • Roberto Mautone Jr.

    Pessoal,

    Quanto ao exemplo da descobertas infindáveis, incapacitar em 1 e COLOCAR o CENÁRIO NOS RECURSOS, é um custo, correto?

    Então isso ocorre antes de ativar a busca do leva e traz , e o cenário não estará mais em cena quando o não era bem isso for usado.

  • alexisander cunha

    Desculpe: mas pode existir um erro neste artigo referente Descobertas Infindáveis, Abutre V2 carregando Leva e Traz e Não era Bem Isso.
    Em discursão com outros players seria mais coerente que o efeito do descorbertas fosse resolvido e depois o texto do leva e trás permitindo a entrada de Não era bem isso… em então resolve-se NEBI…

  • Dan_Gaspar

    tanto faz, pra jogar forfun fazemos nossas próprias regras… torneios oficiais ta difícil a copag organizar mesmo né

  • Alexis Couto de Brito

    A copag vai cancelar Battle Scenes???

    • Matheus Tomaz

      Infelizmente