dezembro 8, 2016 -

Fala galera, tudo bom com vocês? Meu nome é Marcelo Sá e hoje eu trago um tutorial sobre como se preparar para um grande torneio de Battle Scenes e como obter o melhor resultado possível, tanto só como em equipe. Vamos lá!

Façamos o meta call. Não importa se você tem equipe ou não: o “meta call”  pode ser feito através da análise dos últimos resultados em torneios e nos “reports” de cada região ou estado. Mesmo variações mínimas devem ser levadas em conta para formar uma base de informação sólida sobre o que esperar dos jogadores no torneio e os decks que irão surgir no evento. Após as devidas considerações, devemos separar os decks em 2 categorias relevantes:

* Decks Top Tier – São decks que priorizam ao máximo suas estratégias e geralmente têm resultados constantes e boas colocações.
* Decks Low Tier – São em sua maioria decks parecidos com os Top Tiers, mas não possuem ou perderam potência. Em sua maioria, não tem uma desenvoltura boa nos torneios – mas às vezes, conseguem se destacar.

Após você separar o field nessas duas vertentes, começa a análise de cada deck em si para saber suas vantagens, fraquezas e ponderar a sua escolha para um “pré-deck”.

Treinamento e escolha de deck  individual e em grupo

avengers reunidos

Depois de você ter decidido o pré-deck e esteja jogando sozinho, deve então participar do maior número de torneios possíveis , revezando o maior número de listas nessas competições. Assim, a deficiência de “Buddybot”(colega de treino) é naturalmente suprida. Captar da melhor forma possível as deficiências de sua listas acumula a experiência contra o “Field” em si, além de ajudá-lo a saber como responder às ameaças e ajustar a sua lista conforme os resultados das partidas. Jogue de forma séria para criar uma  postura de jogo, evitando “miss plays” mais graves ou o famoso “errei , posso voltar?” (isso é extremamente danoso, pois insistir em erros repetitivos mostra que seu jogo não está evoluindo e você não está adotando uma postura de jogo adequada; portanto, está jogando seu tempo fora).

Em equipe, converse com seus companheiros. A troca de informação quando você tem companheiros de treino é primordial e provavelmente a melhor forma de conhecimento que você pode adquirir nesse jogo. Faça valer os números ao seu favor. Se uma pessoa é capaz de absorver esse conhecimento sozinha, já imaginou o que quatro ou cinco pessoas testando os decks uns dos outros pode fazer? Ou ainda, como é bom ter quatro ou cinco pontos de vista diferentes sobre o mesmo deck? Por isso, o diálogo é tão importante. Embora nem todos concordem com o mesmo ponto de vista, é necessário abordar de forma coesa e impessoal cada deck. Não tenha medo de sair da sua zona de conforto: teste, arrisque, jogue com o que você nunca imaginou jogar e incentive seus colegas de time a fazer o mesmo.

Após fazer todo esse caminho de testes e considerações, cada pessoa pode escolher o deck que mais se sente à vontade e ao mesmo tempo saber de todas as fraquezas já apontadas, levando tudo em consideração. Você sabe que uma equipe e um jogador estão prontos para um torneio quando eles sabem jogar com os decks  do “Meta” com maestria.

Após corrigir sua postura e ajustar a lista para o campeonato com a experiência adquirida em partidas, torneios ou “for funs”, está na hora de raspar shield.

–  Mas Marcelo, o que é raspar shield?

O treino contra a parede (ou raspar shield) serve para você testar suas mãos de abertura, ver o desenvolvimento dos turnos do seu deck, checar se a sua estratégia está seguindo o fluxo que você desenhou para ela e realizar os últimos ajustes. Eu poderia ficar escrevendo o dia todo explicando os benefícios de jogar contra a parede, mas eu vou tentar resumir em apenas dois. E fique atento, pois eles são MUITO importantes.

* Você decora as rotas do seu deck: Sabe quando você joga com um player que quase nunca pára pra pensar o que buscar no deck? Parece que ele sempre sabe o que buscar e não precisa ficar meia hora pensando o que ele vai pegar ? Então.  Ele decorou uma rota.

* Shortcuts: Um grande jogador de Card Games chamado Patrick Chapin escreveu em seu livro: “Vence quem geralmente cria mais shortcuts”. E pasmem, senhoras e senhores: Battle Scenes não é diferente. Você criar essas conexões entre “situações X = resposta X” ajuda muito no seu desenvolvimento como jogador. Seja em BS ou em qualquer outro Card Game, esta medida poupa a necessidade de ficar pensando além do necessário. Em um torneio grande, ajuda a evitar desgaste mental, o que pode ser decisivo em partidas mais complexas.

Com o lado técnico pronto, está na hora de falar do último, porém não menos importante fator.

O lado psicológico

fenix marvel

Muitos jogadores sofrem de TPT (Tensão Pré-Torneio). A recomendação que eu li em alguns livros é que antes do torneio, não é aconselhável mexer no deck, pois você está num estado de tensão. Já vi muitos amigos meus e até outros jogadores que em cima da hora ficam neuróticos achando que tudo está errado, começam a tirar cartas no auge da emoção e nervosismo. Por favor, nunca faça isso! Você pode prejudicar seu desempenho no torneio, pois não é um pensamento em cima da hora que vai substituir toda uma cadeia de análises e meses de preparação. Então, nunca deixe essa sensação de “tudo está errado” dominar, porque isso pode ser sua ruína. No dia do torneio, mantenha-se calmo e dê o seu melhor. Se o resultado não vier, não se frustre. A experiência acumulada vai te impulsionar para um resultado melhor no futuro.

Acredito que essa receita e a confiança mútua sejam os motivos dos bons resultados regionais e nacionais. Valeu e até a próxima!

img_6184

Tag: , , , , , ,
  • Lucas Melo

    Ótimo texto, cara, parabéns. Dicas muito boas e uns fatos BEM verídicos, hahahaa. E pensar que eu larguei “Yu-Gi-Oh!” pra te encontrar aqui, maneiro.

  • Daniel Álvares de Almeida

    Excelente texto, um grande aprendizado. Antes do Royal eu n pego no deck, procuro me manter calmo. Até uma cerva para relaxar eu tomo! rsrsrsrsrsrs

  • Rodolpho Rodrigues Almeida

    Muito bom brother! Parabéns pelo texto!

  • Raphael Stark

    desceu ate uma lagrima ver a formula que tanto trabalhamos vir parar no principal blog do nosso amado jogo! #familiastarkshop

  • newts

    Olá para quem usar o Telegram, eu desenvolvi um bot que informar em tempo real sempre que tiver algum post novo aqui no site, basta procurar por @battlescenesbot e iniciar o bot.

  • Guilherme Saiz

    Parabéns ursinho carinhoso, ficou maravilhosa a explicação… bjinhos de luz :-*

  • Carlos Abreu

    Matéria bem sem graça, cheia de termos que ninguém usa. Enfim, é o que temos .