abril 19, 2017 -

Não é difícil perceber que alguns baralhos estão dominando o meta atual. Illuminatti, Inumanos, Lâminas Geniais, Magia, Ordem Negra e o deck de Super Força/Namor são os que conseguem atualmente mais espaço nas listas do Top 4. Sempre há casos de decks que se deram muito bem em torneios e acabaram sendo campeões, mas estes tiveram bastante dificuldade (ou talvez, muita sorte) de chegar ao pódio.

 

Hoje, vim mostrar um baralho diferente. Um baralho que dificilmente aparece no meta ou consegue ter nível equivalente dos baralhos citados acima. Diferentemente, este baralho é focado completamente em controle, ou seja: impedir que o oponente faça suas jogadas e o modo de vitória é zerando as cartas do baralho do oponente. Muitos já conheciam este deck por outras nomenclaturas, mas prefiro chamá-lo de Aceleração Temporal.

 

Com o banimento de Despedaçar Realidade desde 2015, o baralho simplesmente foi esquecido, até retomar a força e conseguir aparecer novamente numa versão reformulada. Ele deixou de ser um deck de combo e se tornou um baralho de controle, fazendo que sua vitória seja muito mais demorada do que a versão original. Mesmo assim, continua destruindo amizades como antigamente.

 

Muitos irão dizer que ele não tem o potencial de eliminar o baralho do oponente completamente. Só que ao entender o novo metagame, você percebe que as coisas são diferentes.

 

  • Todo mundo usa algum tipo de investigação, todas elas reduzem de uma certa maneira o baralho de quem a usa para acelerar o jogo. Você pode ganhar vantagens com isso, já que o seu oponente está ajudando a remover o seu próprio deck.

 

  • Quase todos os baralhos do metagame atual tem maneiras de tutorar ou de comprar várias cartas. Pare para pensar quantos baralhos usam Descobertas Infindáveis, Inspiração Cármica, Planos de Infiltração, Tecnoassalto, Alto Evolucionário. Isto também é uma maneira de reduzir ainda mais o baralho do oponente.

 

  • E a última: com a nova regra de quantidade de compras, se o oponente tiver pelo menos um personagem em cena, ele compra duas cartas ao invés de uma. Preciso repetir o que isto significa?

Temos atualmente duas versões deste baralho: a de poder cósmico e a versão inumanos. Vou explicar a diferença dos dois e de como devem funcionar as suas cartas.

 

ACELERAÇÃO TEMPORAL – PODER CÓSMICO

image1

Eu sei, eu sei. O baralho tem 24 ultra raras. Mas, para quem tem estas cartas em mãos, mesmo que em quantidade menores, vale muito a pena montá-lo e testar seu funcionamento.

 

COMO JOGAR:

 

O modo principal de vitória é removendo o baralho do oponente completamente com Aceleração Atômica e Minério Clandestino. Às vezes, este baralho consegue ganhar juntando 15 pontos, porém é algo bem mais complicado. Usar Aceleração Atômica o máximo possível é crucial, enquanto Desastre Metafísico aparece neste baralho justamente para duplicar a quantidade de Aceleração Atômica que você faz no mesmo turno.

 

O modo de ganhar juntando pontos dependerá de muita coisa. Em vários momentos, os oponentes vão nocautear seus personagens presos para comprar cartas. Isto te oferece uma boa vantagem de pontos, precisando de um esforço ainda menor em combate para vencer. Hela é uma opção de gerar pontos caso o oponente use Bater em Retirada ou Decisão Extrema.

 

Desastre Metafísico e Amarras Invisíveis podem ser úteis para causar dano também, nocauteando um ou outro personagem. Mas nada disso supera a Prisão Extradimensional! Não conhece esta carta? Ela coloca um personagem oponente que esteja em cena para os seus prêmios até o fim do turno, devolvendo depois o personagem para o recursos dele. Super útil para ganhar caso precise de poucos pontos para isto, diminuir a quantidade de personagens que o oponente controla ou até mesmo para reduzir a quantidade de cartas dos seus recursos – pois sim, você vai perder muitas cartas do seu baralho, também.

 

Por incrível que pareça, você vai comprar muitas cartas também, pois este baralho necessita muito que tenha uma grande quantidade de cartas em sua mão para manter sempre travando o oponente.

Quando estiver sem nenhuma carta no baralho, utilize Seduzir para devolvê-las à base de seu baralho  e comprá-las no próximo turno. Em sua mão, você pode travar dois personagens do oponente no turno dele e ficar fazendo isso até conseguir ganhar.

 

ALGUMAS CARTAS QUE PODEM SER USADAS:

 

Legião + Galactus: Legião pode ser uma carta curinga deste baralho, sendo a opção perfeita para quando for carregado com Mulher-Aranha, Mago ou Galactus. A idéia é que Galactus neste baralho só sirva para ser usado em parceria com Legião.

 

ACELERAÇÃO TEMPORAL – INUMANOS

image2

Muito parecido com o outro, a versão de Inumanos praticamente só tem duas diferenças: esta versão usa Máquina do Bloqueio Mental para travar ainda mais os personagens do oponente que não ficaram presos. Outra diferença, é que não teremos o uso do Poder Cósmico – e sem ter como devolver cartas dos recursos para o deck com o custo de Energia Cósmica ao invés de usar Aceleração Atômica, é usado Fenômenos Sombrios para que você não perca o jogo mais rápido que o oponente.


Espreitar e Invadir, uma carta que apareceu nesse deck, deve ser usada em sinergia com Mover o Tempo, garantindo que no turno extra você reduza a capacitação de um personagem a zero.

 

ALGUMAS CARTAS QUE PODEM SER USADOS:

Enfermeira Noturna: Quer bloquear ainda mais o oponente? Como muitos personagens são Heróis, às vezes vale a pena colocar algumas Enfermeiras no baralho. (E além disto, com Enfermeira Noturna e Máquina do Bloqueio Mental, vai ter gente pedindo para banir ou mudar o texto do baralho!)

 

VARIAÇÕES GERAIS:

 

Aqui tem algumas cartas que você pode colocar em ambos os decks, mas vai de gosto pessoal.

 

Explosão Certeira: Causar 1 ponto de Dano Penetrante é sempre bom para tirar aquela Antecipação chata do oponente. Ele pode comprar um card, mas caso o fizer, não se preocupe: é uma carta a menos no baralho dele para você remover!

 

Enclausurar e/ou Voar Alto: Uma outra possibilidade de travar um personagem oponente completamente por um turno. O único problema é conseguir Capacitações em longo prazo.

 

Rei das Sombras + Selene + Recrutar Mutantes: Ambos decks contém apenas 1 Rei das Sombras. Uma possibilidade é aumentar esta quantidade para 3, colocando Selene e Recrutar Mutantes para tentar conseguir colocar 2 cards de Rei das Sombras ou 2 de Cassandra Nova.

 

Invasão Secreta: Perfeito para colocar sua segunda Cassandra Nova ou Alto Evolucionário, mas vai depender do meta da sua cidade.

 

Homem-Formiga e/ou Jaqueta Amarela: Mais maneiras de travar o oponente. Sempre útil!

 

DESVANTAGENS:

 

Este baralho tem uma desvantagem mortal: é quase impossível você vencer de um baralho de poder cósmico. Dependendo de quantas ações ele tenha deste poder em suas mãos, acabará recuperando as cartas do baralho muito mais rápido do que você consegue gerar nos recursos. Neste caso, você tem que partir apenas para o combate, tentando ganhar com os 15 pontos.

 

A outra grande desvantagem é contra deck que consegue colocar muitos personagens de custo baixo em cena, pois dificilmente você vai conseguir travar todos. Quando enfrentar um deck Hidra ou Ima, tente comprar o máximo de cartas possíveis para sempre ter uma resposta contra as ações do oponente.

 

NOTAS DO AUTOR:

 

É bem tenso quando você não consegue fazer nada em uma partida, dá uma raiva… E é exatamente o que este baralho faz! Um dos grandes potenciais deste baralho é o efeito psicológico que ele faz em seu adversário.

Além de ser muito forte, este baralho é muito lento, então, se pretende usar uma versão parecida deste no Royal, é bastante necessário que domine completamente todas as jogadas dele, para que não perca pelo tempo.

Tag: , , ,
  • Gabriel Silva Vieira

    Muito bom. Aguardando o próximo “câncer” :D. Um low-cost da próxima vez pls kkkk

  • Gustavo Borges

    Não senti muita confiança na versão com Inumanos. Montei um deck com aceleração atômica e por puro acaso acabei ganhando duas partidas por deckout com ele.

  • Rafael Tanabe

    Mas vc acha q esse baralho é realmente bom e tem condições de disputar com os demais decks presentes no jogo? Me parece que ganhar eliminando o deck do oponente n é mto eficaz e além disso vc pode acabar ajudando o oponente durante o jogo gerando mais recursos pra ele.

    • Anderson Thelles

      Geralmente, mesmo quando um jogador explode a cena, ele consegue colocar em média de 6 personagens… Este baralho é hardlock, ele tem vários meios de travar completamente os personagens do oponente, isto consegue equilibrar muito bem os baralhos mais usados no meta.
      Gerar recursos para ele faz sim ele acelerar o jogo! Mas, perceba que o deck se preocupa muito mais em controlar do que eliminar cartas do baralho do oponente, inclusive porque há poucas cartas que fazem isto.
      A ordem de jogar com este baralho é:
      – Travar o oponente
      – Remover todas as outras possibilidades de jogadas enquanto você acelera seu jogo.
      – Eliminar o baralho do oponente
      Eu joguei uma vez com as duas versões do baralho, a de poder cósmico eu ganhei removendo o baralho do oponente. A de Inumanos eu ganhei com 15 pontos (Raio Negro e Fantasma juntos acabaram vencendo o jogo mais rapidamente do que o esperado, e ficou mais fácil porque o adversário nocauteou um personagem de 4 de energia).

      • Faber Mello

        A de inumanos é completamente sem sentido algum! Mais fácil jogar de inumanos reto e ganhar o match assim como vc msm fez, e cara se vc jogar contra genialidade e lâminas vc não vai conseguir locar todo mundo nunca, ele smp vai ta na frente , desde o turno 1, ainda mais se rle começar

    • Faber Mello

      Meu pensamento ao ler isso exatamente! Até gostei do artigo, mas quando começou falando dos decks do meta é o cara me fala 5 diferentes, quando só existe 1 (genialidade e laminas) já imaginava que seria algo falho, pq de hj você fez um deck que não ganha de genialidade e lâminas, vc não tem nada alem de um mero forfun, a lista de inumanos vai ganhar mais batendo que milando o Deck, não grande sentido, e a outra la se nunca vai travar todos os personagens do cara, ainda dando recurso pra ele…ele vai fazer 3 e vc vai travar 1…

  • Daniel Feitosa

    No infinita esse primeiro deck é massa.
    No sitiada você pega, faz o deck com as 60 cartas no database e depois troca pro outras 60 que prestam uehuheuheuheuhuehuehuhe
    É divertido? É. Serve pra brincar agora final de coleção e pá.
    Mas, ele seria bom se não fosse ruim uheuheuheuheue
    Anyway, parabéns. Foi uma ótima inciativa pra mostrar outros lados do BS e gerando uma oportunidade de pessoas testarem novas mecânicas. Assim a F-Team pode parar de criar mecânicas e nunca mais terminar elas só porque o filme da próxima coleção não envolve elas.
    #AumentaQuantidadeDeCartas <3

  • Daniel Neto Dorigo

    Muito legal a ideia do deck, confesso que gostei mais da lista do Inumanos. Parabéns pela criatividade e uma ajuda. Tento sempre jogar com decks diferentes e no momento jogo com um deck de Super-Força/Namor que não sabia que era meta. Você saberia me informar como é a deck-list ou as cartas que vão nesse deck de Super-Força/Namor que mencionou? Uso junto com Namor habilidades de super-força sem custo máquina de bloqueio um pouco de controle e as staples (Cassandra, Pato, Cavaleiro da Lua e Formiga). Queria ver se esse deck seria próximo do que jogo e até dicas para melhorar a minha deck-list se possível.

  • Faber Mello

    Artigo bem Mais Ou menos hein…fala de algo real copag… “decks do meta” não tem decks , apenas 1!