novembro 17, 2017 -

Fala aí, galerinha!

 

Eu sou Rood Belato e dessa vez venho trazer mais uma edição da coluna Gerenciar Informações. Para quem não acompanhou a primeira edição, o intuito dessa coluna é mostrar algumas informações sobre a nova coleção Confronto Aracnídeo.

Nessa segunda postagem da coluna, iremos gerenciar as informações das novas afiliações que serão lançadas.

 

Com a nova rotação anunciada, algumas cartas de afiliações e N/A que vimos se destacar nas edições anteriores do Battle Royal não vão estar mais presentes no formato Sitiada Padrão, dando espaço para novas cartas, novas jogadas e estratégias aparecerem nos torneios. Com a rotação, o jogo se torna mais diversificado graças às diferentes combinações, ficando mais saudável competitivamente e abrindo a mente dos jogadores para novas estratégias.

 

Mas e com a entrada da coleção Confronto Aracnídeo, o que ganhamos de novidade no jogo?

 

Checagem Rápida

Fazendo a Checagem Rápida da coleção Confronto Aracnídeo, tivemos o lançamento de novos “nomes característicos” em textos fixos de alguns personagens e suportes de algumas afiliações: Frota, Interligar e Hospedeiro. Assim como o lançamento de personagens principalmente para as afiliações Aliados do Homem-Aranha, Sexteto Sinistro e Simbiontes.

 

Aliados do Homem-Aranha:

Os ADA – Aliados do Aranha – chegaram com alguns “counters” (cartas-resposta) de muitas coisas importantes no jogo. Com a saída de Jaqueta Amarela do formato Sitiada Padrão, deu-se espaço para Homem-Aranha V5, que além de possuir o mesmo texto, também carrega as ações Antecipar e Prontidão, caso controle outro Aliado do Aranha. Madame Teia é um nome que dificilmente vai sair da cabeça dos jogadores, pois além de “cortar” as buscas do seu oponente até o final do turno, permite buscar 1 personagem ou suporte com afiliação Aliados do Aranha no deck – e isso, na “Era de Leva e Traz, Reforços Aliados e Pórtico”, pode causar um grande estrago na partida. Os personagens dos Aliados entraram no jogo com muitas opções de personagens, textos e ações. Possuem antecipação em suas ações, cenários, suportes e habilidades própros, textos de “resposta”, personagem EV, incapacitações, liderar, materializar, potencializar, diminuir escudo, entre outros.

Com a chegada dessa afiliação, Aranhabô Espião trouxe um novo nome característico que foi dado aos textos fixos de alguns suportes:

Frota – permite colocar em cena outros suportes com o mesmo nome que este (esse texto era utilizado nos Veículos de Combate da Shield, mas não tinha sido nomeado).

 

Sexteto Sinistro:

No primeiro Battle Royal, me recordo que Kraven V1 era um personagem ainda “meta” (carta considerada “forte” no jogo) por aplicar grandes danos, se fosse somado à Entrada Triunfal entrando em cena ou Saque Rápido durante a antecipação, por exemplo. Mystério V1 era outro personagem “meta” até a segunda edição do Battle Royal, que em todos os decks era encontrado ao menos 1 cópia e, ao deixar o formato Sitiada, deixou os jogadores com falta de versatilidade/ aceleração nos decks. Os personagens do Sexteto, nas edições anteriores, tinham pouco espaço no formato competitivo, mesmo tendo personagens adorados por muitos jogadores. Possuíam “pouca força” para encarar os decks mais fortes da atualidade, então eram mais utilizados separadamente da sua afiliação. E agora retornaram das cinzas com o potencial de se tornar mais um deck extremamente competitivo. Sexteto agora possui Liderar, Atrasar, Potencializar, Buscas de Personagens, Compras com ações, Prontidão, “Bater em Retirada em forma de personagem”, Geração de recursos por textos e ações, em sua maioria possui ação antecipar, uma habilidade própria e um cenário que pode ser mortal.

E assim como o Sexteto “renasceu das cinzas”, pode ser que os Thunderbolts apareçam também. Com a rotação, infelizmente algumas cartas principais dessa afiliação serão perdidas. Cartas como Norman Osborn e Zeus, que são peças fundamentais nos Thunderbolts, somados com Halloween, Duende Verde V4, Octopus V3, Falcão Noturno, Mercenário V2 e companhia, pode ser que formem um belo time futuramente.

 

Simbiontes:

Com a entrada dos Simbiontes no jogo, tivemos 2 palavras-chave muito boas que podem trazer um diferencial nas estratégias:

Interligar – permite qualquer personagem que está carregando um personagem com Interligar, usar a ação do card de Interligar que estiver carregando. Alguns deles possuem um poder específico em determinadas ações, o que faz somente os personagens que possuem aquele poder utilizar a ação.

Hospedeiro – fornece a ele os poderes das ações dos personagens Interligar que ele estiver carregando.

 

Além disso, os personagens da afiliação Simbiontes ganharam uma série de textos que, no cenário de competitivo, pode fazer bastante diferença. Principalmente o suporte Ambiente Infestado, que fornece a característica Materializar para os personagens Simbiontes e não permite que outros personagens possam utilizar o texto de Materializar e isso pode atrapalhar muito alguns decks. Pode ser que em alguns decks ela entre justamente para forçar o oponente a não usar o texto Materializar enquanto o suporte estiver em cena. Com a maioria dos personagens dessa afiliação possuindo os poderes Elasticidade e Regeneração, possivelmente será um pouco trabalhoso nocauteá-los tendo Amarras Invisíveis, Reestruturação Simbiótica, Físico Privilegiado, Geração Espontânea e Metáfase Curativa à seu favor.

 

Múltiplas Opções

Vejamos um exemplo de Múltiplas Opções dos novos cards citados, com algumas cartas de outras edições e que possivelmente iremos ver em alguns decks.

 

Ambiente Infestado + Venom V2 + Anti-Venom + Abutre V3 + Decisão Extrema + Joia do Infinito –  Alma + Camaleão V3

 

Cartas que podem agilizar ou melhorar a combinação: Leva e Traz, Ponto Cego e Bugiganga Explosiva.

 

Suponhamos que você tenha Joia da Alma nos recursos; Ambiente Infestado e Abutre na mão. Ao colocar Ambiente Infestado em cena, você pode procurar no deck o Venom V2. Abutre V3 entra em cena e, ao carregar Joia da Alma, e você pode utilizar o seu texto fixo para procurar Anti-Venom no seu deck, que será descartado. Com o texto do Ambiente Infestado, Venom V2 entra em cena com Materializar e em seguida utiliza seu texto fixo para carregar Anti-Venom, causando 1 de dano penetrante (como o Anti-Venom tem mesmo alter ego do Venom V2, você pode utilizar o texto fixo dele). Decisão Extrema será colocada em cena e descarrega o Venom, causando 2 de dano em algum personagem ou suporte em cena. Com a Jóia da Alma, coloque Venom novamente em cena e cause +1 de dano penetrante em um personagem em cena (usando o seu texto para carregar o Anti-Venom dos recursos e mais uma vez poderá utilizar o texto fixo do Anti-Venom).

Total: 2 de dano penetrante, 2 de dano e 2 personagens perdem um poder até o final do turno.

 

No turno seguinte, Venom poderia carregar algum personagem com Interligar usando seu texto e causar 1 de dano penetrante. Camaleão V3 pode ser buscado através do texto do Abutre, que  entra em cena “batendo em retirada” o Venom e poderia entrar em cena novamente com o texto de materializar do Ambiente Infestado. Ao entrar em cena, utilizaria novamente o seu texto para causar 1 penetrante e usar o texto do Anti-Venom.

 


E por aqui encerro essa postagem, informando as cartas de personagens que não fazem parte das afiliações deste artigo, mas acredito que serão utilizados em alguns decks – estão organizadas de acordo com a numeração da edição.

 

E você, quais cartas de personagem mais gostou, achou que tem potencial ou acredita que vai estar em muitos decks, principalmente no seu? Deixe nos comentários a sua opinião sobre o que achou dos personagens dessa coleção, alguma combinação que achou legal e que não está nesta postagem e queira compartilhar com a gente.

 

Obrigado por acompanharem esta postagem e espero que tenham gostado!

 

 

Lembrando que a coleção Confronto Aracnídeo será lançada em todo o Brasil dia 30 de novembro.

Até a próxima!

 

 

Tag: , , , , , , , , , ,
  • Jack Burton

    Muita coisa maneira mudando no jogo, mas poderiam seguir o padrão dos outros cardgames e limitar os cards a 4 cópias ao invés de 3, já que as novas mecânicas de jogo mudaram bastante coisa, acho que 4 cópias ficaria mais estratégico.

    Outra coisa que detestei foi o lance de comprar 2 cards e tirar a capacitação gratuita, apesar de que a capacitação gratuita nem faz tanta falta já que as novas mecânicas de jogo já sobrepõem essa questão. Já o lance de comprar dois cards na minha opnião, estragou a vantagem de usar uma Clarividência 2 e 1, já que vendo ou não comprarei as duas cartas mesmo, antes ao menos era interessante organizar o topo apenas com essa pequena Clarividência, hoje em dia ter Clarividência abaixo de 2, me desculpem, não serve pra merda nenhuma, vantagem 0.

    Mas o que eu achei que realmente estragou e muito, as estratégias do jogo, foi poder descartar quantas cartas desejar dos recursos, achei isso ridiculo, a jogabilidade ficou muito excrota, perdeu-se a estratégia de raciocinar sobre as jogadas. Antes tinhamos que calcular mais ou menos as jogadas pra ter recursos suficientes pra capacitar e baixar personagens e suportes, hoje essa linha de raciocinio se perdeu.

    Acho que certas mecânicas do jogo não deviam ser modificadas, tava dando tudo muito certo, o problema é que haviam poucos cards e algumas falhas surgiam, mas hoje em dia com os cards e novas mecânicas de jogo, tenho certeza que muita coisa iria se concertando sozinho.

    É uma pena que mexeram demais no jogo e na minha opnião, certas coisas perderam sua excência, mas ainda to no jogo, ao menos enquanto não aparece um mais interessante.

  • Jorge Neves

    qnd q vai poder pedir o kit de lancamento? no site n tem pra pedir ainda.

  • Jack Burton

    quero saber por que deletaram meu comentário anterior?
    não entendi isso não

    • Victor Martins

      O que dizia ele?

      • Jack Burton

        ta de sacanagem, não ta não?

        • Victor Martins

          Não, eu realmente kero saber o teor do comentário anterior.

  • Jack Burton

    Achei no histórico do meu perfil do Disqus porque meus comentários foram deletados, lá consta que dois dos meus comentários foram excluidos como span, porque isto? gostaria de saber?