FAQ

Confira aqui as perguntas mais enviadas pelos leitores do site. Se você não encontrar a resposta para a sua dúvida, fique à vontade para nos mandar uma mensagem – seja pelo blog ou pela seção Fale Conosco.

Glossário

O texto que aparece no interior da caixa de texto mais clara em diversos cards de Battle Scenes representa uma ação. Ações só podem ser usadas por personagens que tenham o poder indicado na caixa de texto da ação, uma única vez por turno, durante a Etapa de Ataque na Fase de Combate do jogador em seu próprio turno. Ações imprevistas podem ser usadas também durante a Fase de Preparação do jogador em seu próprio turno. Ações de antecipar podem ser usadas também durante a Etapa de Antecipação na Fase de Combate do oponente do jogador que estiver em seu próprio turno. Apenas o jogador que controla um personagem poderá tomar decisões quanto ao uso ou não das ações daquele personagem. Ações de cards de habilidades anexados a um personagem podem ser usadas por aquele personagem, se ele tiver o poder indicado na caixa de texto da ação.

Ação que um personagem não poderá usar mais de uma vez por turno, mesmo que algum outro efeito ou ação o autorize a usar mais de uma ação por turno.

Grande parte das ações em Battle Scenes possuem alvos, que são definidos no momento do uso da ação. Efeitos que não sejam de ações (cenários e suportes, por exemplo) não possuem alvos. Sempre que uma ação se aplicar a um ou mais alvos sem especificar quais sejam estes alvos, os alvos em questão terão de ser sempre personagens e/ou suportes que estejam em cena.

Característica de diversos cards de Battle Scenes. No início da Etapa de Antecipação do turno de um oponente, se houver um ou mais cards com Antecipação-Surpresa na sua mão, você pode revelar qualquer número daqueles cards e carregá-los em personagens que você controla, descarregando então uma quantidade equivalente de cards daqueles personagens. Como aqueles personagens já se encontram em cena, eles poderão usar ações de antecipar indicadas naqueles cards naquela mesma Etapa de Antecipação, caso se possam cumprir os requisitos e pagar os custos daquelas ações.

Característica de certos cards de personagem. Se um personagem em cena possuir essa característica, durante a Fase de Preparação do jogador que o controla, uma vez por turno, aquele jogador pode carregar naquele personagem um outro card de personagem dos próprios recursos que tenha um alter ego igual ao dele – ou um nome, se não houver alter ego. Se isso for feito, um card deverá ser imediatamente descarregado daquele personagem.

Característica de diversos cards de Battle Scenes. No início da Etapa de Ataque do seu próprio turno, se houver um ou mais cards com Ataque-Surpresa na sua mão, você pode revelar qualquer número daqueles cards e carregá-los em personagens que você controla, descarregando então uma quantidade equivalente de cards daqueles personagens. Aqueles personagens poderão usar as ações indicadas naqueles cards naquela mesma Etapa de Ataque, caso se possam cumprir os requisitos e pagar os custos daquelas ações (por exemplo, um personagem que tenha sido colocado em cena neste mesmo turno não poderá usar ações).

Abreviações para os nomes das coleções de Battle Scenes, respectivamente Universo Marvel, Evolução Tática, Poderes Ocultos, Múltiplas Identidades, Invasão Cósmica, Iniciativa Vingadores, Ofensiva Surpresa, Guerra Civil, Ascensão e Queda, Despertar Sombrio e Forças Estelares.

Virar um personagem 90º para a esquerda, aumentando o número de seu estágio de capacitação.

Anexar um card geralmente vindo dos recursos em um personagem/suporte em cena. Em geral, cards só poderão ser carregados em personagens e suportes quando eles estiverem sendo colocados em cena. Certos efeitos poderão carregar um card vindo de outra área que não os recursos em um personagem/suporte.

Parte do efeito de ações de Magia. Ao usar uma ação com Clarividência X, após ter pago os custos e escolhido os alvos, no início do efeito da ação, separe os X cards do topo de seu deck em uma pilha, olhe-os e revele quantos quiser entre eles. Ao final do efeito da ação, devolva aqueles cards ao topo de seu deck em qualquer ordem.

Para usar uma ação de um personagem, o jogador deverá pagar seus custos, que sempre incluem incapacitar o personagem o número de estágios indicados 0, 1 ou 2. Certas ações possuirão custos extra indicados antes dos dois pontos (:) no texto da ação, os quais também deverão ser cumpridos ou a ação não poderá ser usada.

Remover um card que um personagem/suporte em cena está carregando e enviá-lo para os recursos de seu dono.

Colocar um ou mais cards da mão de um jogador em seus próprios recursos.

Sempre que uma ação for usada (seus custos foram pagos e seus alvos escolhidos), ela irá gerar um efeito que será indicado em seu texto. Ações com custos extra terão seus efeitos indicados sempre após os dois pontos (:).

Quantidade de cards que um personagem ou suporte em cena está carregando atualmente.

Característica do custo das ações de Poder Cósmico. Ao usar uma ação com Energia Cósmica X, antes de poder aplicar seu efeito, você deverá escolher e colocar X cards de seus recursos em qualquer ordem na base de seu deck.

Número que representa tanto a quantidade de cards dos recursos que deve ser carregada em um personagem ou suporte quando ele é colocado em cena quanto a quantidade máxima de cards que aquele personagem ou suporte pode estar carregando durante a partida. Durante a Fase de Ajuste do turno de um jogador, sempre que um personagem ou suporte controlado por aquele jogador estiver carregando um número de cards maior que sua Energia Inicial, aquele jogador deverá descarregar cards daquele personagem ou suporte até que ele esteja carregando um número de cards igual à sua Energia Inicial.

Diz-se que o card que encontra-se anexado a um personagem/suporte “está sendo carregado” por este personagem/suporte, que, por sua vez, é quem “está carregando” aquele card.
– se um card “não pode ser carregado por um personagem/suporte”, aquele card ainda poderá ser anexado (carregar/permutar) a aquele personagem/suporte, porém será descarregado dali assim que o efeito que o anexou àquele personagem/suporte seja concluído;
– se um card “só pode ser carregado por personagem/suporte X”, aquele card ainda poderá ser anexado (carregar/permutar) a outro personagem/suporte que não X, porém será descarregado dali assim que o efeito que o anexou àquele personagem/suporte seja concluído.

Palavra relacionada aos cards de personagens, que indica o seu estágio atual de capacitação. Os estágios de capacitação de um personagem são 0, 1 e 2.

Expressões como “este personagem” e “aquele personagem”, ou ainda “este suporte”, “este card”, e assim por diante, podem aparecer nos textos dos cards de Battle Scenes para se referir a personagens, suportes e afins, ao invés de usar os nomes destes cards. Sempre que o texto de um card mencionar “este personagem” ele estará fazendo referência ao próprio personagem que possui ou utiliza o texto, enquanto que “aquele personagem” irá se referir a um personagem que foi afetado pelo efeito causado pelo texto, podendo ser o alvo de uma ação ou o personagem escolhido para ser afetado por um efeito. O mesmo se aplica aos textos de suportes, habilidades, cenários, etc.

Virar um personagem 90º para a direita, diminuindo o número de seu estágio de capacitação.

Característica de certos cards de habilidades que podem ser carregados em personagens durante a Fase de Preparação, vindos dos recursos. Durante sua Fase de Preparação, se um Item Mágico estiver em seus recursos, você pode carregá-lo em um personagem que você controla; se o fizer, descarregue um card daquele personagem.

Característica de certos cards de habilidades que podem ter no máximo uma única cópia no deck, e não três.

Se você controlar este personagem desde o início do turno, durante sua Fase de Preparação você pode descarregar os cards deste personagem e colocá-los em seus recursos. Se o fizer, você pode colocar em cena um card de personagem com o mesmo nome ou alter ego de um personagem que seu oponente controla.

Diz-se de um personagem cuja Energia chegou a 0 (ele não está carregando nenhum card). Em geral, personagens nocauteados são colocados nos prêmios dos oponentes do dono daquele personagem. Quando a Energia de um suporte chegar a 0, diz-se que o suporte foi destruído.

Pelotão é uma palavra-chave nova para uma característica antiga de personagens em Battle Scenes. Se um personagem tiver Pelotão, significa que pode haver qualquer número de personagens com o mesmo alter ego (ou nome caso não tenha alter ego) que ele em cena ao mesmo tempo.

Trocar um card anexado em um personagem/suporte em cena por outro card anexado em outro personagem/suporte em cena. Essa troca ocorre de forma imediata e, para efeito de regra, não conta como carregar nem como descarregar.

Prontidão é uma palavra-chave nova para uma característica antiga relacionada a ações em Battle Scenes. Se o texto em um card conceder Prontidão a alguma ação de um personagem, isso significa que aquele personagem poderá usar a ação indicada por aquele texto no turno em que ele entrou em cena.

Ascensão e Queda apresenta novos cards que têm ações com a característica Singularidade. Cada jogador só pode usar uma ação com a característica Singularidade por turno. Se um jogador usar uma ação com Singularidade em um turno, aquele jogador não poderá usar mais nenhuma ação com Singularidade naquele mesmo turno.

Qualquer texto que estiver na área de textos mas fora da caixa de texto de ações em cards de Battle Scenes. Textos permanentes representam efeitos que geralmente encontram-se ativos quando um card estiver em cena – ou sendo carregado por um personagem ou suporte, no caso de cards de habilidades.

Diferentes versões de cards com o mesmo nome (e alter ego, no caso dos personagens) são indicadas pelo código V e um número. Por exemplo, existe uma primeira versão do card de Viúva Negra com alter ego Natalia Alianovna Romanova em Battle Scenes. Por ser diferente daquela, a segunda versão da Viúva Negra com o mesmo alter ego é a V2. Se tivesse o mesmo nome, mas um alter ego diferente, o card seria V1. De maneira similar, se tivesse um mesmo alter ego, mas um nome diferente, também seria V1.

Dúvidas sobre regras

Sim! Apesar de ainda não existir uma regra formal para isso, já é possível jogar com 3 ou mais pessoas ao mesmo tempo.

1. Fase de Contagem Regressiva
Se você não controlar nenhum personagem coloque card(s) do topo de seu deck nos recursos.

2. Fase de Compra

Compre um card de seu deck.

3. Fase de Preparação

Nesta Fase você pode cumprir as seguintes Etapas (não obrigatórias) em qualquer ordem:
– Capacitação básica;
– Capacitação extra;
– Colocar em cena;
– Descartar;
– Render um personagem;
– Usar ações imprevistas.

4. Fase de Ajuste

4.1 – Ajuste de Energia.
4.2 – Ajuste de Mão.

5. Fase de Combate

5.1 – Etapa de Antecipação – seu oponente pode usar ações de antecipar.
5.2 – Etapa de Ataque – você pode usar ações normais, imprevistas e de antecipar.

São 13 poderes diferentes:
– Agilidade
– Ataque à Distância
– Ataque Energético
– Elasticidade
– Genialidade
– Lâminas
– Magia
– Poder Cósmico
– Regeneração
– Super Força
– Telecinesia
– Telepatia
– Voo

Além destes 13 poderes, há também a habilidade (N/A), cuja ação pode ser usada por qualquer personagem do jogo, independente de seus poderes.

Por enquanto não há previsão para que isso aconteça.

Dúvidas sobre o produto

Todos os decks são bem competitivos e não há problemas em comprar decks mais antigos, até porque eles são bem equiparados em termos de efetividade no jogo.

Realmente vai do seu gosto pessoal, mesmo. O ideal é conferir a card list de cada deck e escolher de acordo com os seus personagens preferidos.

Os cards estão disponíveis preferencialmente em lojas de brinquedos, livrarias e hobby stores.

Se quiser, você também pode comprar online pela Copag Loja.

Entre em contato com o nosso SAC para analisarmos o seu caso. O telefone é 0800 771 8707 e a ligação é gratuita.

Sim. Esse produto contém tudo o que um iniciante precisa para jogar: folheto de regras/playmat, cartela com marcadores e 60 cards selecionados. Vários cards são repetidos para que seja possível jogar com base em algum tipo de estratégia. Para colecionar os cards de uma expansão, adquira pacotes de boosters com 7 cards adicionais.

A Copag não divulga o esquema de distribuição de cartas raras e isto é parte fundamental do nosso segredo de produção. Sugerimos que o jogador compre uma caixa display lacrada com 36 boosters, para que aumente suas chances de encontrar cartas mais raras.

Isso pode acontecer por dois motivos:

1. O contrato de licenciamento da Copag não permite o uso daquele personagem/afiliação;
2. Estamos aguardando o momento ideal para que aquele personagem/afiliação apareça no jogo.

Preferimos que não. A empresa contratada como desenvolvedora do jogo (Magic Jebb) é a responsável, em contrato, pela criação dos cards e regras de Battle Scenes. Qualquer sugestão que chegue até nós por qualquer outro meio deverá ser descartada, e é bem provável que a ideia nunca mais possa ser lançada.

Dúvidas sobre eventos

Para realizar torneios em sua loja, envie uma proposta para o e-mail battlescenes.op@copag.com.br informando a data e o local do evento, taxa de inscrição, máximo de jogadores que a loja comporta, premiação oferecida e uma breve descrição da sua infraestrutura.

Para receber materiais, liste também as seguintes informações: Razão social, Nome fantasia, Nome do dono da loja, Nome do responsável pelo evento, Telefone(s) para contato, E-mail de contato da loja, Endereço da loja, Endereço de entrega do material.

Por favor, entre em contato com o suporte do site através do e-mail suporte@battlesystem.com.br.

Cadastre-se no Battle System para gerar uma Battle Id, seu número oficial de jogador de Battle Scenes. Depois, basta procurar a loja mais próxima que esteja organizando eventos, e se inscrever usando seu número de Battle Id.