novembro 7, 2016 -

Fala galera, mais um mês se passou e estamos de volta com mais um post. Como não se fala em outra coisa que não seja Battle Royal, o maior evento do Battle Scenes, o tema do meu post não poderia ser outro. O colega Ulisses Albuquerque já falou sobre os prováveis decks que irão pintar lá, então não vou entrar nessa questão. Hoje vou falar de várias cartas que considero subestimadas, desprezadas, com pouco uso, que muita gente acha uma porcaria e que só servem pra forrar gaiola de passarinho, e quando sai num booster, já saem reclamando. Cartas que costumo usar com frequência nos meus decks mas não vejo ninguém usando com frequência, e acredito que possam fazer a diferença num deck bem montado, e sobretudo no Battle Royal. Algumas delas, muitos vão dizer:  “mas essa carta é muito boa, usamos muito por aqui”, mas a verdade é que nem sempre foi assim. Na maior parte do seu tempo de vida útil, ficaram relegadas à infame PASTA. Ficaram curiosos? Será que alguém usa alguma no deck com que irá competir no Battle Royal?

bsos_043

O bom e velho Shuma, super-rara de Ofensiva Surpresa, que qualquer um consegue 3 por meia mariola. Ultimamente ele anda meio top – agora 3 dele tem valido 2/3 de uma mariola, ao invés de só meia. Falei bastante dele no post Vernisságe do Dr.Shuma – alguém ainda duvida do poder de 3 Shuma-Gorath na mesa no 2o. ou 3o.turno?

bsos_024

Ah, o Homem-Molecular, esse eterno incompreendido. Ideal para decks que usam poucos cenários, geralmente de compra como Descobertas Infindáveis, ou aceleração, como Emboscada Interplanetária, e sua ação é excelente. Illuminatis o odeiam, especialmente o Homem de Ferro, e é um exímio eliminador de No Lugar Errado, Fogo Cruzado, Ignorar Fracotes e Concentrar Poder.

bsiv_015

Quando o sinhozinho aí de cima entra em cena, geralmente o oponente dá risada. Basta ele recarregar um Suborno ou Armadura IMA em algum vilão e ainda ficar imortal, e pronto: já tentam extermina-lo de todas as formas possíveis.

bsic_008

Para definir o quanto um personagem é perigoso, gosto de ver o esforço que o oponente despende para neutraliza-lo. E o nosso amigo aí, outrora sempre esquecido na pasta, quando é baixado consegue ser o alvo até da pia da cozinha: é cassandrado, reidasombrado, prendem na Tumba, prendem na Prisão, tocam Câmara, etc. Gosto de usa-lo com Ultrons, que por 1 penetrante conseguem transforma-lo em Ultron e usar todo turno sua ação dando 5 penetrantes e reciclando cards, e Ordem Negra. Hoje temos muitos meios de livra-lo dos bloqueios, chegou perto dele já levou dano, e sua ação é assassina.

bsgc_033

A Mulher-Hulk é excelente num deck Shield bem montado, porém deve ser muito bem protegida. Eu disse: MUITO BEM PROTEGIDA. Recomendo usar a maior quantidade possível de Zzzax, Gerador de PEM, União Inabalável, Bater em Retirada e Enfermeira Noturna, porque com ela em cena é todo turno Prisão 42, Tumba, Portal, Decisão Extrema, etc. TODO TURNO.

bsgc_008

Geralmente você está para ganhar o jogo com um personagem seu esperando para dar aquela antecipada esperta, e o seu oponente baixa alguém com Planos de Infiltração, busca esse cidadão aí, coloca em cena, e incapacita o personagem que ia te ganhar o jogo… Já perdi as contas de quantas vezes isso já aconteceu comigo. Fique esperto, o Soldado Invernal é imprevisível, e pode ganhar o jogo ; contra ou a favor.

bsgc_001

O Cicatriz Verde é difícil de encaixar em decks competitivos, mas quando se consegue… Só entrando em cena, elimina Panteras e Enfermeiras de cara ; se tiver algum upgrade, como Fúria Descontrolada e Ignorar Fracotes, meu amigo, só uma Amarras Invisíveis vai te salvar (nem Seduzir adianta, porque o Cicatriz só quer mesmo é matar e destruir, não namorar).

bsgc_049

Embora pareça meio inútil, esse suporte já salvou minha vida várias vezes. O considero o melhor dos que previnem dano. Anti-Decisão Extrema-Homem de Ferro-Pyro-Adagas-Caça-Hulk, precisa dizer mais?

bsum_052

O texto da carta é meio confuso de entender, mas vou resumir: é o cenário dos brutalhões. Funciona assim: você tem um personagem que vai dar duzentos de dano em alguém ou Ultrons loucos para genocidar a mesa, mas vai ser dizimado pelos antecipadores do oponente ; só que lá no cantinho da mesa, o oponente tem um personagem sem nenhuma antecipação. Baixe o cenário e escolha ele como rival do seu personagem, só ele vai poder te-lo como alvo. Dizime à vontade.

bsgc_deck_042

Hoje em dia, com tantos suportes sendo usados, essa é outra carta que quando alguém baixa na mesa, pega o oponente de surpresa – e ele costuma chorar. Pra quê perder tempo nocauteando personagens? Melhor mandar pra reciclagem Tumbas, Armadilhas e Geradores abandonados.

bsic_061

Uma das grandes estrelas do deck do Dr.Shuma, atualmente No Lugar Errado é o terror dos decks de afiliação. Como são esmagadora maioria, se você conseguir encaixar ela no seu deck sem se ferrar no processo, você com certeza terá enormes chances de vitória. O Homem de Ferro Illuminati está tentando aprovar uma Lei contra essa carta, mas posso garantir que não passará.

bsgc_057

Outra carta que à primeira vista não vale nada, mas como é chata. Seja sendo constantemente reciclada pelo deck, ou vindo por pura sorte do oponente, ser vigiado enquanto você tenta investigar ou resgatar é um porre.

bset_056

Minha carta esquecida e desprezada favorita. Gosto tanto dela, que após eu usa-la em inúmeros decks meus, praticamente virou parte do nosso metagame local. O motivo? Ela simplesmente ANIQUILA Inumanos, Illuminati e Shuma-Gorath só no colocar em cena.

bsaq_094

Mais conhecida como “Recicladora de Amarras/Seduzir/Surpresa Dolorosa”. Se alguém souber de uma forma mais eficiente de usar duzentas vezes a mesma antecipação-surpresa, me avise.

bsaq_096bsiv_090

Estes dois aparecem juntos porque um praticamente não existe sem o outro. Gosto de usa-los no deck de Ordem Negra, 3 de cada. Gere inúmeros recursos rapidamente, com sorte caem uns daninhos de brinde, acelere seu jogo, baixe inúmeros personagens em 2 ou 3 turnos e dizime seu oponente.

bsgc_deck_068

Essa é outra carta que, enquanto o seu oponente tenta se virar com inúmeras ameaças em cena, acaba esquecendo dela, e perde um personagem tomando uma porrada de 5 ou mais de dano. Ideal para personagens pequenos, como Dr.Estranho e Motoqueiro Fantasma 2099, melhor ainda com porção extra de Concentrar Poder.

bsgc_095

Carta pouco usada, mas que é capaz de ganhar jogos fazendo umas jogadas absurdas. 3 Decisões Extremas no mesmo turno, cenários de dano caindo de tudo quanto é lado, as possibilidades são infinitas.

bset_deck_049

Fui ridicularizado quando Resgate Enroscado foi banido e apareci usando isso. Como o mundo dá voltas! Resumo da carta: Resgate Enroscado de pobre.

bset_094

Carta obscura e esquecida que, como a pochete, era ridícula, caiu no limbo e agora voltou à moda, já que Genialidade se tornou um dos melhores poderes do jogo.

bsiv_deck_069

Poderíamos também chama-la de “Transtorno”. Há muitos vilões excelentes no jogo, com habilidades sem similar nos Heróis. Só que os Heróis não correm o risco de serem constantemente “subornados” o tempo inteiro, frustrando os planos de seu controlador. Suborno é uma carta tão boa que você usa até nos seus próprios personagens (vide Ultrons, que parecem políticos, de tanto que adoram uma propina). Ultimamente tem aparecido bastante, inclusive na Operação Lava-Jato.

bsaq_088

Uma carta que evita dano na Preparação e ainda posso comprar cards? Onde é que eu assino? Com ela, você consegue seguramente montar um deck muito bom só de Genialidade. Cassandra, Mago, Ultron, Formiga e Experimentos Sabotados também gostam muito dela.

bsos_deck_052

Esta não é uma carta desprezada e nem subestimada, mas coloquei na lista pelo seu potencial, muitas vezes inexplorado, de enfrentar os principais decks do momento. Quando surgiu, foi usada por um tempo, depois foi abandonada e esquecida, foi voltando de fininho e agora está sendo amplamente usada. Inumanos, por exemplo, morrem de medo dela. Considerem-na com carinho.

E aí, alguma dessas cartas podem ajuda-lo no seu deck para o Battle Royal? Se alguma delas salvar sua vida em alguma partida, não esqueça de comentar depois. Prometo não cobrar comissão. Boa batalha!

 

 

Tag:
  • Marcus Faria

    Muito bom Felipe, abrangeu realmente uma vasta lista de cartas e veja bem me ajudou com o momento de hesitação ! 😀

    Parabens e agora deixa eu lá dar um retoque final no deck! 😀

  • Kleber Kennedy Menezes

    Muito bom.. alguns desses eu tento encaixar sempre, e outros eu realmente não lembrava mai.. Sem Tréguas e Momento de hesitação foi lindo kkk

  • Jhonattan Nascimento

    Várias cartas ai são metagame pra caramba, não sei se configurariam uma lista de cartas não mto usadas. Tirando as cartas daí que todo mundo usa, Campo Absorvente é a única que realmente é ótima, mas “underused”. O Cicatriz tem um texto ótimo, mas encaixar é mto difícil. Mulher Hulk tbm é boa, mas o deck de SHIELD é difícil de pilotar e encaixar. Genialidade está jogando mto, e a queda da Investigação Silenciosa derrubou o deck.

    Agora, Suborno, Sagacidade, Atacar e Espionar, Dispersar, Manifesto, Refração, Câmeras, No Lugar Errado e Shuma são presentes no metagame constantemente.

    • Daniel Feitosa

      Dependendo do Piloto, SHIELD roda bem pa caraio :v

      • Jhonattan Nascimento

        “mas o deck de SHIELD é difícil de pilotar e encaixar.”

        Difícil não quer dizer ruim. É um bom deck, mas que sofreu com a queda do vôo, principal gerador de recursos do deck. O desempenho depende da montagem e do piloto como vc disse.

        • Daniel Feitosa

          Sim. É um deck hoje em dia que depende pra caralho da Harpia e de deixar ela viva. :T

  • Daniel Feitosa

    Porque foi dito que o Campo Absorvente para Surpresa Dolorosa quando a Surpresa diz claramente que quem vai causar os 3 pontos de dano é o personagem? 😡

    • Guilherme D’Antona

      bem observado. Tbm entendo que a fonte e o personagem e nao a habilidade. Portanto, salvo o personagem carregado pela Surpresa tenha entrado em cena no turno do oponente (vide Pantera, Formiga e Jaqueta com Cubo ou Armadura) o suporte nao evita o dano.

    • Felipe Andrei

      Daniel, você está certo. Foi delírio meu, na verdade o suporte que evita a Surpresa Dolorosa é o Campo de Força. Já solicitei a correção e irei para a cama sem jantar hoje.

      • Daniel Feitosa

        Não, você fez um bom trabalho analisando uns cards que muitos locais não exploram tanto. Vá com uma seia saudável <3

    • Devidamente corrigido. 😉

      • Daniel Feitosa

        Brigadinho. <3

  • Gustavo Borges

    Eu até uso algumas das cartas que você sugeriu, outras me pegaram de surpresa, no meu deck do Hulk eu erroneamente utilizava Aguardar a Vez, que tirava o personagem mais chato da jogada, agora vejo que Sem Trégua exerce essa função muito melhor! Também gostei muito da idéia do Blastar mesmo não utilizando deck de Ultrons.

    • Felipe Andrei

      Use as 2, e além disso Momento de Hesitação! Só cuidado que Sem Trégua não funciona com o Cicatriz Verde, quando ele entrar em cena.

      • Gustavo Borges

        Momento de Hesitação mata o Líder que busca meus suportes, mas realmente preciso cuidar para que Sem Trégua não atrapalhe o Cicatriz. Não Consegui espaço pra usar Aguardar junto com Sem Trégua, talvez seja culpa da decklist doida que estou testando.

      • Gustavo Borges

        Felipe, eu gosto tanto das suas dicas e dos decks mais diferentes que você posta que se eu não estivesse desempregado iria te pagar por uma consultoria em todos os meus oitos decks!

  • Thiago Baumgardt

    Chegando o grande dia mais um post sobre o Royal
    Muito legal, muito bonito,… mas e as regras oficiais?
    O pessoal está ansioso!
    E os testes com o BattleSystem?

  • LJohnson

    Não sei vcs, mas eu nao consigo parar de rir de ler esse cara! huashsushusa

  • Yuri Bittencourt

    Não sei em qual metagame e qual estado foi utilizado como base para esse texto. Pois Ignorar fracotes e suborno estão mto longe de serem cards desprezados! Msm havendo uma explicação na introdução, acredito q o Royal é reflexo do meta atual independente se no passado as cartas ficavam em pastas, hj são cartas fortes no jogo

  • Cleverson Luis Da Matta

    so para pegar carona uma filiação que ando testando e que me surpreendeu muito tem sido sexteto pois agora com novas cartas de apoio o deck ta rodando muito bem e todo mundo esqueceu dele pelo menos é oque parece são cartas esquecidas mais que quando combinadas com as novas habilidades de ascensão ficou um deck muito top sem esquecer que suborno e norman “thunderbolts” joga de mais rsrsrsrs mais muito importante foi esta revisada e espero que possamos ver mais artigos assim por aki ate vlw

  • Lucas Ramos Ozório

    Eu utilizo Câmeras de Vigilância e Capitão América (Buc) no Deck, eles só vão sair caso no Despertar Sombrio saia algo melhor de Atrasar.

  • Gabriel Araujo

    Nos decks que não uso Magia, substituo o RETRAÇAR O TEMPO pelo cenário ESTRATEGIA DE GUERRILHA pra poder reciclar de alguma forma as habilidades surpresas.