maio 26, 2017 -

Fala galera, aqui quem fala é o Marcelo Sá! No Conselho Illuminati de hoje, vamos exaltar a nova coleção de Battle Scenes: Forças Estalares! E é no embalo de “Hooked on a Feeling” que vamos falar de um dos decks mais queridos do público, o de Guardiões da Galáxia.

unnamed

Com a nova expansão do nosso jogo favorito, vários cards importantes para essa filiação foram introduzidos e já ganham destaque – tanto pelo power level, quanto pela mecânica única e múltiplos tutores. Eu queria trazer um deck único para vocês; algo que fosse bom, divertido e diferente. Trocando uma idéia com o já conhecido deck builder Bruno Caumont, ele me mostrou um deck de Guardiões muito legal e divertido. Conversamos muito sobre ele, os combos, as funções de cada carta etc, chegando a uma lista adaptada MUITO legal para vocês. Tem tudo o que um fã dos Guardiões quer: personagens icônicos dos filmes, techs legais e um versatilidade de dar inveja a qualquer deck do jogo. Sem mais delongas, vamos ao deck tech.

Clique aqui para acessar o Youdecks

         


A Decklist explicada

Personagens

Esse deck preza pela presença de campo e sinergia entre os personagens. Para isso, usamos uma formação de 2 cópias para personagens que queremos começar ou que queremos manter em cena constantemente e 1 cópia para os personagens que são mais situacionais e/ou inusitados.

Começamos com a única carta do deck que não é da filiação dos Guardiões: Enfermeira Noturna (1x). Sua habilidade de prevenção de dano é muito boa e ajuda a manter o Groot em cena.

Gamora v2 (1x): o “Pantera Negra” do deck, counter de ações que fazem alvo nos outros Guardiões.

Angela (1x) entra surpreendendo seu oponente com 4 ótimos poderes e prontidão em todas as ações.

Groot (3x): essa carta protege todos os seus guardiões, blindando completamente seus personagens na fase de preparação de seu oponente, ajudando a ativar cartas com efeito desencadeado e com sua ação, também pode causar 3 pontos de dano carregando até 3 cartas de seus recursos.

Águia Estelar (1x): em conjunto com Aleta, produz uma tech anti-travas para o deck, mantendo uma reciclagem com a Investigação Crepitante e tutor com a carta Leva e Traz.

Senhor das Estrelas V1 (2x): carta tutor de outras cartas com a filiação Guardiões da Galáxia, lidera em 1 Guardiões. Preferencialmente fica carregado no V2.

Rocket Raccoon v3 (3x): Nosso amiguinho treteiro e bem (mal) humorado é o tutor de habilidades de ataque energético e à distância, gerando recursos e combos.

Serpente da Lua v2 (2x): seu texto permite que qualquer Guardião use as habilidades que estão carregadas nela, quando possível.

Aleta (1x): faz combo anti-trava com Águia Estelar.

Senhor das Estrelas V2 (2x): uma das melhores cartas da edição. Tem aprimoramento e um texto que descarrega qualquer item único de um suporte ou personagem, além de ter uma ação muito útil.

Yondu (1x): nos deixou em lágrimas no último filme e também promete nos fazer chorar, porém de alegria. Tem um texto que busca qualquer habilidade de lâminas e recicla uma carta carregada nele. Sua ação sem custo também é muito útil.

Martinex (1x): Apesar de ser uma carta para o midgame, ela consegue ser muito efetiva, pois tanto seu texto versátil e sua ação de custo 0 são muito importantes em certos momentos da partida.

Adam Warlock  (2x): pode ser colocado em cena como EV ou como qualquer personagem, tem habilidade clone e uma das ações mais versáteis do jogo, com 3 modulações. Forte candidato à Staple em outros decks além desse.

Rocket Raccon v2 (1x): responsável por permutas de habilidades entre os Guardiões.


Habilidades

A maioria das habilidades do deck só possuem um cópia de cada, pois varias delas são buscáveis. Vamos a elas!

Como Um Foguete(1x): causa dois de dano de graça.

Tecnoassalto (1x): nesse deck você não corre muitos riscos, por isso a draw que ele confere é bem-vinda.

Rajada v2 (1x): um “mini concentrar poder”, fácil de ser buscada, além de ter dano acima da curva.

Joia do Infinito – Poder (1x): A nova Joia do Infinito, fazendo jus ao Powercreep de suas irmãs, disputa o título de melhor habilidade do jogo. Sua versatilidade e possibilidade de combos é quase ilimitada, e nesse deck consegue ser muito efetiva, se combinada aos personagens counters.

Punho-Míssil (1x): quando carregado em um personagem com vôo, se torna uma ação de antecipação e consegue infligir muito dano, se combinado com outras habilidades e/ou ações que aquele personagem possui.

Investigações Incautas (3x): a única habilidade no deck que possui três cópias. Uma das melhores investigações do jogo, permite que você “conserte” o personagem que investigou.

Alvejar Comparsas (1x): capaz de infligir muito dano na mesa do seu adversário, é uma das primeiras cartas buscadas pelo nosso amigo Rocket Raccoon.

Improbabilidade (1x): uma das melhores cartas de telecinesia, muito versátil e poderosa quando combinada com cenários.

Rajada de Disparos (1x): antecipação surpresa, combina perfeitamente com a carta Rajada.

Fúria Descontrolada (1x): causa danos absurdos combinados com outras habilidades na fase de preparação e capacita seu personagem quando o mesmo é alvo de habilidades, preparando-o para a sua antecipação no próximo turno.

Quebra-mola (1x): ajuda a manter a linha de capacitação do deck.

Incursão Surpreendente (1x): consegue ser devastadora quando combinada com outras habilidades, assim como Fúria.

Joia do Infinito – Alma (1x): joia mais usada no Battle Royal passado e tem agora seu título colocado em risco por sua irmã.

Investigação Crepitante (1x): gera recurso e recicla cartas ao mesmo tempo.

Acumular Poder (1x): excelente carta para antecipar poupando capacitação.

Estripar (1x): carta tutorável pelo nosso amigo Yondu – que vem como uma flecha – podendo causar até 3 pontos de dano penetrante em um alvo.

Geração Espontânea (1x): quando carregada por Groot, forma a principal linha defensiva do deck, protegendo seus Guardiões e impedindo que o primeiro morra facilmente.

Trabalho em Equipe (2x): auxilia na permutação de cartas entre os personagens e, combinado com a Nave dos Guardiões, pode causar muitos danos de graça.

Exploração Aérea (1x): tutora qualquer carta que você precise e carrega imediatamente no personagem que a usou. Muito importante quando você quer fazer algum combo e seu oponente não faz idéia do que tem dentro do seu deck.

Planos de Infiltração (1x): não poderia faltar nesse deck. Carta de habilidade mais usada da ultima temporada e tutor de personagens mais poderoso em atividade do jogo.

Leva e Traz (1x): a nova carta tutor para personagens com super força, nesse deck em especial busca personagens chave e ajuda a gerar recurso.

Investigação (1x): ajuda a regenerar um guardião e é facilmente buscável.


Cenários

Usamos os mais seguros e consistentes:

Teletransporte (3x): o “Titã Descontrolado” do deck de Guardiões – um cenário ideal para combinar com o nosso amigo Groot e gerar o máximo de recursos possíveis.

Entrega Especial (3x): uma ótima carta em qualquer momento da partida.

Câmeras de Vigilância (1x): para parar as ações com prontidão.

Unidos, Venceremos! (1x): para auxiliar a capacitação de seus personagens.


Suportes

Para o arsenal dos Guardiões, selecionamos Câmara Neutralizadora (1x), Gerador PEM(1x), Nave dos Guardiões (2x) – que é o principal suporte desse deck (a carta tutora personagens, ajuda com 1 de dano para TODA ação que um Guardião fizer e de quebra ainda faz com que todos os personagens dessa filiação ganhem a habilidade de voar: a carta lava, passa e cozinha!) – e Destinogard (1x), suporte com materializar que gera recurso e ajuda a ativar múltiplas vezes a carta Leva e Traz.

images (9)


Como jogar

Tente colocar os personagens com mais presença de campo no início. Starlord, Groot, Rocket Raccoon e Serpente são ótimas opções. Depois do primeiro turno e o primeiro ciclo de tutores feito, busque os personagens que você acha necessário para a situação. Caso sinta que está no controle da cena, busque pelo combo que você deseja executar. O deck tem 6 combos muito legais e que conseguem causar um bom estrago. A nave também ajuda nesse caso, pois para cada ação feita, mais perto seu adversário fica da derrota. Apesar de parecer inofensivo, o ponto de dano causado pela nave ajuda a transpassar defesas sólidas e finalizar personagens e suportes indigestos ao ser combinado com ações de custo baixo do deck. Abuse do personagem Groot e sua defesa. Quando ele for morrer, ainda teremos duas ótimas opções para salvá-lo, sendo uma delas buscável. A maioria dos personagens de uma cópia são usados pós-domínio de partida ou como chamariz. A imprevisibilidade é o principal fator do deck. Procure surpreender seu adversário com combos alternados para dificultar a leitura de jogo e suas decisões.

images (7)


Considerações finais

O deck é midrange e praticamente inteiro tutorável. Então sua força deve fluir das escolhas de seu controlador. Isso faz com que ele seja um deck difícil, porém, quando se domina as rotas, se consegue extrair toda essa versatilidade e potência. Faz tempo que não me divirto tanto com um deck – e vocês vão se surpreender pela quantidade de opções de jogada que ele tem a oferecer, volta e meia descubro uma jogada diferente e inusitada – sendo que os mais comuns e eficientes estão descritos na lista acima. Essa nova edição vai mudar muito o meta e com certeza já mudou o deck de Guardiões. A Copag caprichou nas novas cartas e nas mecânicas dessa edição e estou bem ansioso para as próximas semanas de testes!

Obrigado por acompanharem nossos artigos! Dúvidas ou sugestões podem me procurar nas redes sociais. Valeu galera, vocês são demais. 😉

unnamed (2)

Tag: , , , ,
  • Daniel Feitosa

    Que Commander foda, vei. Pena que tem umas coisas aí acima de um, mas tá bem maneiro!
    UHEUHEUHEUHEUHUEHEUHUH
    MALDITO RAFA QUE TOPOU USANDO 1~2 DE CADA HABILIDADES UEHUEEHU
    Mas tirando isso essa lista é a que mais se encaixa se você quiser encaixar TUDO que Guardiões tem a ti dar, recomendo. :v

  • Hermano Souza

    O legal que a Copag mesmo com o editor decks dela no Battle System, continua usando o Youdecks pra fazer “conselho illuminati” kkkk

    • Victor Kindermann da Silva

      Pelo menos agora colocaram o link para o deck no Youdecks. kkkkkk

  • Matheus Wolf

    Senti só a falta de um Drax V1, com o Groot carregando cards de habilidades diferentes nele, ele seria o fecha caixão :/