março 22, 2017 -

Fala, galera! Aqui quem fala é o Marcelo Sá e hoje temos mais um artigo do “Conselho Illuminati” com dicas quentes de mecânica avançada!

O artigo de hoje lança uma luz sobre um deck que tem aparecido cada vez mais nos torneios. Ele ganhou destaque na primeira season de 2017 por sua velocidade de abertura e capacidade de exercer uma presença de campo colocando até 5 personagens no T1. Então preparem suas garras e suas mentes, pois vem aí o Toolbox voltado para Lâminas e Genialidade. Vamos ao artigo!

Gif 1

 

Com a coleção Despertar Sombrio não somente cartas de Magia vieram fortes para o meta, como também tivemos as novas Investigações. E a que mais se destacou foi a Investigação Descuidada.

investigação descuidada

Junto da Investigação Paranormal são o duo que mais gera recursos imediatos. A diferença é que essa, meus amigos, ainda carrega uma carta e descarrega outra do personagem que a usou.

E por que isso é importante? Existem cartas com efeitos desencadeados e estáticos que são muito boas no meta, em destaque uma: Planos de Infiltração.

planos de infiltração

É a carta tutor mais importante da atualidade, pois toda vez que é carregada, tutora um personagem que tem Lâminas do seu deck para sua mão. Esse simples efeito desencadeado pode fazer muita diferença buscando o personagem certo no momento mais apropriado – seja para descartar no intuito de capacitar, gerar recurso, abrir uma mesa forte com o Motoqueiro Fantasma V1 ou definir o jogo colocando a melhor carta da coleção Despertar Sombrio, o Cavaleiro da Lua.

O deck abusa dessa interação de personagem com o poder Genialidade e Lâminas, fazendo loopings de tutor e sempre buscando o personagem que quer e quando quer. Graças à interação absurda das cartas, faz com que o deck tenha uma das aberturas mais agressivas e consistentes do jogo.

pizza please

Para entender melhor, vamos ilustrar a lista de Lâminas Geniais.

Lami gen

Personagens

  • 3x Alto Evolucionário: garantem o ciclo de tutores e usam sua ação contra personagens blindados contra dano.
  • 3x Cavaleiros da Lua: garantem presença de jogo e abusam de seus textos.
  • 2x Pantera v2: possuem a capacidade de usar habilidades de Lâminas na fase de preparação e se capacitar no turno do meu oponente, além de causarem dano com uma ação de custo 0.
  • 1x Drácula: por ser difícil de morrer e poder facilmente se regenerar e buscar mais um personagem, carregando o Planos de Infiltração, por ser um Predador.
  • 1x Esperança: personagem capaz de usar todos os recursos do deck e ainda possui ação devastadora.
  • 1x Capitão América V1: pode incapacitar um personagem do oponente com seu texto de Atrasar e ser mais uma fonte de dano na fase de preparação.
  • 1x Homem-Formiga: é responsável por ser o counter que o deck tem contra ações imprevistas, sem falar que também ajuda a buscar com a Planos de Infiltração.
  • 3x Mercenário: um dos melhores personagens do jogo, que ganhou seu destaque na coleção Ascensão e Queda sendo usado para resolver a Joia ou o que estiver sendo carregado por um personagem e causar facilmente por turno 2 de Dano Penetrante nessa versão.
  • 2x Demolidor: assim como o Mercenário, ganharam seu destaque na mesma época por sua versatilidade e capacidade de resolver facilmente a carta Cassandra Nova graças ao seu texto.
  • 2x Cassandra Nova: dispensa comentários, uma das cartas mais absurdas no jogo.
  • 1x Gata Negra: pela facilidade de abrir com Planos de Infiltração e executar o seu Combo do t1, um dos mais fortes do jogo.
  • 1 Motoqueiro Fantasma Kenshiro: serve para ler o seu oponente e serve de “trampolim” no t2 para um personagem melhor.
  • 2x Amadeus Cho: garantem tanto o tutor, quanto a constância de draw, pois nas versões de outros jogadores havia uma deficiência de manter a “curva” no turno 2 e o deck necessita explodir no t2 novamente para manter sua presença de campo. Então ele garante a compra extra no início de seu turno, auxiliando em capacitação, vantagem de mão e também provendo uma fonte dano, combinada com a carta Decisão Extrema.

Habilidades

  • 2x Joias do Infinito – Tempo e Alma: são staples no meta.
  • 1x Investigação Científica: apesar de não ser a investigação que você quer começar, é uma fonte de vantagem de mão valiosíssima.
  • 3x Roubo de Ideias: garante a compra do segundo turno, além de tirar cartas da mão de seu adversário. Isso limitará mais ainda a capacitação de personagens do seu oponente, devido ao recente ajuste das regras de capacitação, além de cair como uma luva em nosso amigo Amadeus Cho, sendo devastador quando a vantagem de mão e a capacitação por descarte se tornam fatores determinantes nas partidas.
  • 3x Planos de Infiltração: a alma do deck. Permite que você busque quase qualquer personagem e ainda pode ativar o texto da carta Inutilizar no seu turno com o efeito decorrente de sua ação, fazendo você ganhar o jogo levando um suporte.
  • 2x Amaduras I.M.A: tanto para levantar um escudo aos personagens que não tem uma defesa muita sólida, quanto para ser mais uma fonte de dano com sua ação.
  • 3x Investigação Descuidada: o corpo do deck. Faz com que ele coloque em cena um personagem por turno e ainda pode te ajudar a procurar outro. Devido a necessidade de abrir com essa carta, 3 cópias são necessárias para garantir o efeito esperado.
  • 2x Shuriken: Essa carta é muito importante para que até os personagens que não tenham lâminas possam utilizá-las, além de ajudar um personagem esgotado de capacitação a agir no turno do oponente, às vezes finalizando um personagem importante ou tirando cartas-chave carregadas nos personagens do seu oponente.
  • 2x Violência Superior: estão ai para resolver personagens e tirar cartas indesejadas assim como as Shurikens e garantir que, caso esse deck seja afetado por uma Máquina de Bloqueio Mental, ele consiga sair ileso pela combinação de Inutilizar + Violência Superior, dando mais 4 pontos para os seus prêmios.
  • 2x Inutilizar: resolve aquele suporte chato e te dá uns pontos para fechar a conta.
  • 2x Tática Cortante / 2x Agressão Xenófoba: possuem o mesmo intuito de causar muitos danos na preparação abusando de ações extras de Lâminas.
  • 1x Dança de Lâminas: para que personagens com pouco dano natural possam causar 2 pontos de dano penetrante, atraindo a atenção do seu oponente tirando o foco dos personagens maiores e mais fortes.

Cenários e Suportes

Bom, na maioria dos meus decks, deixo esse espaço de acordo com o torneio que eu vou enfrentar, então os cenários e suportes variam muito. Optei por colocar na lista os seguintes abaixo:

  • 3x Descobertas Infindáveis: garantem uma abertura – ainda mais quando seu deck tem Planos e algum minion.
  • 1x Entrega Especial: auxilia a manter a capacitação e a vantagem de mão.
  • 2x Decisões Extremas: solta os personagens lockados ou em algumas situações explode o Amadeus Cho e finaliza a partida ou uma Cassandra indesejada.
  • 2x Câmeras de Vigilância: um dos meus cenários favoritos, ajudam a impedir qualquer ação com prontidão e a parar os personagens EV.
  • 1x Bater em Retirada: pelo mesmo motivo da Decisão e ajuda as vezes a voltar um suporte para a mão.

Explicada a lista, vamos a Deck Tech:

gif 3

Ele é um deck de característica aggro, ou seja, agressiva. Por sempre tentar colocar seu adversário em uma posição desconfortável, ele precisa abrir forte para começar a oprimir desde do primeiro turno. Demolidor, Cavaleiro da Lua, Pantera, Esperança, Alto, Gata Negra, Motoqueiro Fantasma e Amadeus são suas melhores opções. Os outros personagens são reativos. O ideal é começar com o máximo de personagens possíveis e garantir o combo da Gata no t1, porque a partir daí você já terá uma leitura do que seu adversário está jogando e qual é o melhor caminho a escolher caso comece o jogo. Se você for o segundo, abra com os personagens reativos. Isso vai garantir que consiga ir pro jogo no seu t1 sem muitos problemas devido a explosão de t1 que o deck tem. Não se espante se um ou 2 personagens caírem no primeiro turno, pois isso é natural devido sua primeira onda de dano. A vantagem desse deck para os demais é que ele sempre vai te dar personagens novos na mão, então garanta presença de campo. Às vezes, é necessário dar um passo pra trás pra dar 2 passos à frente.

Abuse das ações sem custo nesse momento e poupe capacitação, pois sua reação depende disso. A maioria dos decks perdem força no terceiro turno porque tem problema de capacitar os personagens até o estagio 2. Ou seja: se o jogo durou até ali, dificilmente vai bater no turno dele e no seu em seguida. E é aqui que vem a reação com os personagens como Pantera, que tanto recupera no turno do seu oponente quanto bate muito forte no seu. Seu Demolidor – que você poupou no início de jogo junto com o Cavaleiro da Lua – começa a fazer a diferença e seu oponente não tem outra escolha a não ser reter os personagens para resistir às suas explosões e tentar ganhar pelo clock, focando em seus personagens menores.

Se você conseguir ficar fora da zona de perigo dos 11 pontos e reparar que se adversário quase não tem mão e os personagens dele quase não agem, é hora de ganhar. Vá para cima dos personagens que consomem menos capacitação ou os personagens tutores/que geram vantagem de carta. Assim, você consegue sobrepor a desvantagem de não ter sido o primeiro a começar. O importante é não ser afobado, pois às vezes é melhor dar um turno de vida ao oponente mas ter certeza de finalização na Antecipação, do que arriscar e ser exposto a uma Antecipação Surpresa que pode te custar o jogo. Jogue safe sempre! Mesmo jogando de aggro você não pode ser inconsequente, ainda mais no Battle Scenes, que pune severamente más escolhas.

PRangerfinal gif 4

Considerações Finais

O deck é muito forte , veloz e resiliente, tendo tudo para ocupar o lugar de tier 1 agora que o nosso querido (odiado) Tonynho foi banido, afetando muito o deck de Aliados do Homem de Ferro – que no último formato, era o deck a ser batido. E mesmo assim, esse deck e suas variantes conseguiram resultados importantes. Agora com a coroa dos tier decks em disputa, ele se apresenta como um forte candidato ao título.

Então é isso galera, obrigado por sempre acompanhar os nossos artigos! Dúvidas e sugestões, estamos à total disposição!

Tag: , , , , ,
  • Lucas Melo

    Caraca, muito bom, cara, eu estava pensando a muito tempo em fazer um deck com Lâminas e Genialidade e achei esse um ÓTIMO modelo. Já me ajudou bastante, muito obrigado.

  • Larissa Evelyn

    Parabéns Marcelo! Ótimo artigo, continue assim! ^^

  • Daniel Álvares de Almeida

    Excelente artigo meu velho. Parabéns!
    Obs: Na parte dos cenários vc descreve x3 Descobertas Infindáveis e x1 Entrega especial, sendo que é o contrario. Arruma isso ai velhote. Abraço!