Marvel TCG

Novidades

Wolverine

Errata – Homem Radioativo

19 de maio de 2016 em Erratas | 14 Comentários

destaque-radio

homem-radioativo

Jogadores, nós da equipe Battle Scenes após muita discussão e diversas duvidas que chegaram, optamos por emitir uma errata para uma carta que está causando confusão entre os jogadores.

O card Homem Radioativo V1 de BSMI recebeu uma errata no seu texto permanente, o que antigamente era assim:

“Toda vez que um personagem de uma afiliação que não seja Mestres do Terror usar uma ação, o controlador daquele personagem deverá descarregar um card daquele personagem.”

card-homem-rad

E agora ficou assim:

“Toda vez que um personagem sem a afiliação Mestres do Terror usar uma ação, o controlador daquele personagem deverá descarregar um card daquele personagem.”

Optamos pela mudança do texto dele pois o anterior deixava margem para mais de uma interpretação, principalmente quando personagens sem afiliação (N/A) ou personagens com mais de uma afiliação, sendo uma delas Mestres do Terror, usavam ações.

Com a mudança do mesmo fica claro que o efeito do card Homem Radioativo afeta personagens sem afiliação (N/A) e não afeta personagens com mais de uma afiliação, sendo uma delas Mestres do Terror.

Como sempre contamos com a compreensão de todos e reforçamos que esta e outras mudanças buscam sempre melhorar a experiência de jogo para todos.

Erratas de Iniciativa Vingadores e correções gerais

21 de maio de 2015 em Coleções, Erratas | 29 Comentários

erratas BSIV

Por Fabian Balbinot

Olá, amigos! Aqui quem fala é Fabian Balbinot, criador de Battle Scenes.

O jogo evoluiu muito ao longo destes últimos dois anos. Mudanças foram adotadas, regras foram ajustadas e erros foram corrigidos, e não tenho dúvida de que muitas mudanças ainda irão acontecer. O nosso objetivo é continuar evoluindo. E, para tanto, precisamos encontrar e corrigir os nossos erros, além de melhorar tudo o que precisa ser aperfeiçoado.

Esta matéria visa aplicar correções aos erros não apenas nos cards e materiais da novíssima coleção Iniciativa Vingadores, mas também retroagir, estabelecendo erratas nos textos que consideramos mais problemáticos e passíveis de revisão dos cards de coleções anteriores.

 

Comecemos com erratas de Iniciativa Vingadores…

No quadro 4 do guia de regras – verso do playmat – de Iniciativa Vingadores, entre o primeiro e o segundo parágrafos, deve ser adicionado o seguinte (em negrito):

– Os jogadores embaralham seus próprios decks e decide-se através de sorteio quem começa a partida;

– Cada jogador pega os 10 (dez) cards do topo de seu próprio deck – esta será a sua mão inicial de jogo;

– Se um jogador tiver um ou nenhum card de personagem em sua mão, ele (…)

O card de personagem Máquina de Combate foi publicado com o custo (1) de incapacitação para a ação Chuva de Mísseis, o que está incorreto. O valor correto é (2), como em sua versão do deck de Invasão Cósmica (BSIC).

Os seguintes cards são de coleções anteriores a BSIV e tiveram seus textos revisados de forma a corrigirem possíveis problemas de interpretação ou em relação a regras. As modificações e correções estão listadas abaixo, acompanhadas de links para posts com regras que podem auxiliar em suas interpretações.

 

Personagens

 

Forge

(texto permanente)

Durante sua fase de Preparação, uma vez por turno, você pode colocar em cena um card de suporte carregando cards do topo do seu deck ao invés de cards dos seus recursos.

Saiba mais no artigo Analisando a entrada de personagens e suportes em cena.

 

J.J. Jameson

(texto permanente, segundo parágrafo)

Enquanto um oponente estiver escolhendo os alvos de uma ação usada por um personagem vilão que ele controla, se aquela ação puder ter este personagem como alvo, aquele oponente deve escolher este personagem como um dos alvos daquela ação.

 

Raio Negro

(texto da ação)

Grito Hipersônico causa X pontos de dano penetrante no alvo. X é igual ao número de cards que o alvo estiver carregando. Ações chamadas Grito Hipersônico não podem ser usadas novamente nesta partida.

 

 

Sr. Fantástico

(texto da ação)

Carregue o alvo com um card dos recursos de seu dono. Se o fizer, descarregue um card do alvo.

 

Suportes

 

Chamariz Holográfico

(texto permanente) 

Enquanto um oponente estiver escolhendo os alvos de uma ação que cause dano usada por um personagem que ele controla, se aquela ação puder ter este suporte como alvo, aquele oponente deve escolher este suporte como um dos alvos daquela ação.

 

Cenários

 

Sem Trégua

(texto permanente)

Quando este cenário entrar em cena, escolha um personagem herói ou vilão que você controla e um personagem herói ou vilão que você não controla.

Os personagens escolhidos não podem ser alvo de ações de personagens que não sejam os escolhidos.

Se um dos personagens escolhidos sair de cena, coloque este cenário nos recursos de seu dono.

 

Teletransporte

(texto permanente)

Quando este cenário entrar em cena você pode revelar um card de personagem com a afiliação Guardiões da Galáxia da sua mão. Se o fizer, coloque em cena aquele personagem carregando cards do topo do seu deck ao invés de cards dos seus recursos.

Saiba mais no artigo Analisando a entrada de personagens e suportes em cena.

 

Habilidades

 

Contra-Ataque Afiado

(texto permanente)

Se este personagem tiver [lâminas] e receber dano de uma ação que tenha ele como alvo, ele causa 1 ponto de dano penetrante no personagem que estiver usado aquela ação.

 

 

 

Erosão Psiônica

(texto da ação)

Carregue um card de seus recursos neste personagem. Descarregue Erosão Psiônica: Escolha e descarregue até três cards de um personagem ou suporte.

 

Fúria Descontrolada

(texto da ação)

Fúria Descontrolada causa 2 pontos de dano no alvo. Este personagem (o personagem que usou esta ação) pode usar mais uma ação neste turno. Toda vez que este personagem for alvo de uma ação de um personagem controlado por um oponente neste turno, você pode capacitar este personagem em (1) ou (2) após o efeito daquela ação.

 

Simbionte – Venom

(texto permanente)

Toda vez que você colocar um personagem em cena, você pode permutar Simbionte – Venom por um card que aquele personagem estiver carregando.

 

Vendaval do Infortúnio

(texto da ação)

Escolha e descarregue até dois cards de um personagem ou suporte que você não controla.

 

 

 

Considerações finais

Vale lembrar que os cards das coleções BSUM, BSET, BSPO e promos cujos textos apresentam nomes de personagens, cenários e suportes ao invés dos termos “este personagem”, “este suporte”, “este cenário” fogem do padrão atual dos textos de Battle Scenes.

Muitos destes cards estão sendo continuamente reimpressos em versões com textos atualizados nos decks de cada coleção nova. Por exemplo, o card de cenário Entrave Temporal originalmente publicado em Poderes Ocultos teve seus textos completamente atualizados para o padrão atual do jogo em sua versão lançada há pouco, no deck de Supremacia Vingadores.

 

Achou algum erro em mais algum card não listado aqui? Então mande a sua mensagem para battlescenes@copag.com.br. Este post será atualizado conforme necessário. Abraços a todos! 🙂

 

Veja também:

Erratas dos cards de BSMI
Erratas do manual de regras do BSIC
Erratas dos cards de BSUM

 

Errata do manual de regras de Battle Scenes – Invasão Cósmica

27 de novembro de 2014 em Coleções, Erratas | 30 Comentários

Errata BSIC

Por Equipe Copag

O manual de Battle Scenes – Invasão Cósmica tem uma errata na página 22. Os dois últimos parágrafos (destacados na imagem abaixo, clique para ampliar) devem ser reconsiderados, pois a característica NOME do card não é compartilhada com o efeito do alter-ego.

Seguem as correções:

 

Nestes casos, as regras vistas anteriormente se aplicam, com a diferença de que é o alter ego e não o nome do personagem que irá determinar o que acontece. Ao se colocar personagens em cena, é possível carregá-los com outros cards de personagens de mesmo alter ego e nomes diferentes vindos dos recursos. Quando isso acontecer, o personagem que foi colocado em cena terá todos os poderes, textos, afiliações, alinhamentos e ações de cada um dos cards de personagens de alter ego igual ao seu que ele estiver carregando, mesmo que os nomes daqueles cards sejam diferentes.

Por exemplo, se você colocar em cena um Gavião Arqueiro BSMI com um Gavião Arqueiro BSUM e um Mercenário BSUM anexados a ele, ele irá ganhar poderes, ações e demais características do Mercenário BSUM, pois ambos possuem o mesmo alter ego (Lester). Entretanto, ele não irá receber nenhum benefício por estar carregando o card de Gavião Arqueiro BSUM com o alter ego Clinton “Clint” Francis Barton.

 

 

Erratas de cards do Battle Scenes – Múltiplas Identidades

22 de julho de 2014 em Coleções, Erratas | 42 Comentários

Múltiplas Erratas

A seguir, confira as erratas dos cards da nova coleção Battle Scenes – Múltiplas Identidades. Este post será atualizado conforme necessário.

 

Personagens

 

Norman Osborn

A primeira frase do texto permanente muda para:

Os personagens vilões que você controla tornam-se heróis e ganham a afiliação Thunderbolts.

 

Tony Stark

A primeira frase do texto permanente muda para:

Quando este personagem entrar em cena, você pode procurar em seu deck por até dois cards de personagens chamados HOMEM DE FERRO e/ou MÁQUINA DE COMBATE, revelá-los, colocá-los em sua mão e embaralhar seu deck.

 

Dr. Octopus

Pronomes de tratamento não farão mais parte dos alter egos. Assim, diferente do card original da coleção Universo Marvel (à esquerda), o alter ego do Octopus é Otto Gunther Octavius, sem o “Dr.”, como aparece no card do personagem em Múltiplas Identidades (à direita).

 Emma Frost

Faltou uma parte do texto da ação. O correto é:

“Carregue o personagem alvo que você não controla com qualquer número de cards dos recursos de seu controlador. Então descarregue aquele mesmo número de cards que o alvo estiver carregando.”

.

Suportes

 

Microdepósito

O texto permanente muda para:

Durante sua Fase de Preparação, se este suporte estiver em cena sob seu controle desde o início do turno ou se você controlar algum personagem com a afiliação S.H.I.E.L.D., você pode fazer com que um oponente escolha um dos cards que este suporte está carregando. Se o fizer, descarregue o card escolhido, devolva quaisquer outros cards que estiverem sendo carregados neste suporte para sua mão e então coloque este suporte nos recursos de seu dono.

 

Cenários

 


Extrapolar os Limites

A segunda frase do texto permanente muda para:

Toda vez que um personagem usar uma ação de um card de personagem que ele estiver carregando, aquele personagem pode usar mais uma ação de nome diferente das que ele já usou naquele mesmo turno.

 

Impermeabilidade

No canto superior esquerdo, ao invés do nome do card, considerar o tipo do card: CENÁRIO.

.

Habilidade

 

Sussurros na Mente

Ficou faltando um pequeno trecho na primeira frase do texto da ação, deixando-a mais complicada de ser entendida. Ela ficaria assim:

Olhe a mão do jogador alvo, escolha um card dali e o coloque na base de seu próprio deck.

.

Achou algum erro nos cards? Então mande a sua mensagem para battlescenes@copag.com.br.

 

Erratas, Ninjas, Feiticeira Escarlate e a teoria do caos

17 de abril de 2014 em Coleções, Dicas, Erratas | 34 Comentários

Hora de tirar mais dúvidas sobre o jogo!

Olá a todos!

A chegada de Poderes Ocultos vem causando muitas mudanças no ambiente de Battle Scenes. Novos decks e estratégias estão sendo desenvolvidos e colocados em prática. Decks de cenários, de Regeneração, de ações imprevistas, entre outros, andam “saltitando” por aí.

Novos jogadores se aproximam do jogo, dúvidas surgem e algumas ressurgem para assombrar até mesmo os jogadores mais antigos. Este post visa esclarecer a todos os jogadores e fãs de Battle Scenes algumas das dúvidas mais complexas e recorrentes no ambiente de jogo atual.

 

Para começar, falemos de Magia

Graças à versatilidade caótica de sua ação, a Feiticeira Escarlate tem ornamentado diversos decks, mudando cenários e causando pânico aos adversários. E a bela Wanda tem usado outros truques para deteriorar ainda mais os planos de seus inimigos. O card de habilidade de Magia Influenciar o Futuro é um de seus truques entrópicos favoritos.

Caos demais pode ser um problema, até mesmo para a filha de Magneto, por isso, vamos esclarecer de vez algumas dúvidas que têm surgido em relação ao texto permanente da Feiticeira Escarlate e ao uso de Magia e Clarividência em si.

Em primeiro lugar, cabe a mim informar que existe uma pequena porém crucial errata na página 22 do manual de Poderes Ocultos, e também pedir desculpas por este erro. O trecho final do segundo parágrafo, que diz…

Então você escolhe um alvo, aplica o efeito de Impacto Arcano, causando a ele 1 ponto de dano penetrante, e, após isso, recolhe os cards separados pela Clarividência, colocando-os de volta no topo de seu deck, na ordem que desejar.”

…está incorreto e deve ser lido da seguinte forma:

Então você aplica o efeito de Impacto Arcano ao alvo, causando a ele 1 ponto de dano penetrante, e, após isso, recolhe os cards separados pela Clarividência, colocando-os de volta no topo de seu deck, na ordem que desejar.”

Ao se usar uma ação em Battle Scenes, deve-se pagar seus custos e, caso seja aplicável, escolher seus alvos. Só após isso aquela ação irá produzir um efeito. A Clarividência decorre do uso bem-sucedido (todos os custos pagos e alvos escolhidos) e é uma parte do efeito das ações de Magia, o que contradiz a escolha tardia de um alvo – “Então você escolhe um alvo…” – indicada no texto do manual.

Portanto, para todos os efeitos, ao usar uma ação de Magia com Clarividência deve-se pagar seus custos e escolher seus alvos (se necessário), e só então a Clarividência poderá ser aplicada.

Isso já ajuda a explicar uma porção de dúvidas que envolviam o efeito de manipulação de cenários da Feiticeira Escarlate. Por exemplo, como a Feiticeira deverá escolher um alvo antes de usar sua Clarividência, isso a impedirá de ter personagens com Ataque à Distância como alvos se o cenário Fogo Cruzado estiver em cena. Já no caso do cenário A Essência do Medo, os 2 pontos de dano que sua ação Mágica do Caos causaria só serão diminuídos pela metade se esse cenário se mantiver em cena – se houver alguma troca de cenário durante o efeito da Feiticeira, o dano da Mágica do Caos não será mais diminuído pela metade pelo efeito de A Essência do Medo, pois o mesmo saiu de cena.

Ainda a respeito de cenários, Clarividência e Feiticeira Escarlate, o efeito de substituição de cenários dela irá ocorrer sempre durante a Clarividência e decorrente desta. Isso significa que, se a Feiticeira substituir um cenário por um outro que permita ao jogador que a controle comprar um card, este card deverá ser comprado diretamente do topo do deck daquele jogador, antes dos cards separados com a Clarividência retornarem ao topo do deck. Em suma, quaisquer efeitos que envolvam compra imediata de cards e que ocorram enquanto os cards separados pela Clarividência estiverem separados NÃO irão comprar aqueles cards, mas sim cards do topo do deck.

Um último dilema relacionado à Feiticeira Escarlate tem ocorrido quando ela usa a ação de Influenciar o Futuro. A questão é se a Feiticeira pode, ao revelar cards do topo do deck do oponente com o efeito de Influenciar o Futuro, colocar em cena um cenário revelado ali. E a resposta é não, pois ela só poderá colocar em cena cenários revelados na Clarividência, e não vindos de outros efeitos das ações de Magia.

 

Mudemos de assunto: falemos de Ninjas

Apesar de serem baixas as chances disso acontecer, em certas ocasiões um jogador pode conseguir a proeza de reunir três Ninjas do Tentáculo em cena sob seu controle. Quando isso acontece, o efeito do texto permanente dos Ninjas estabelece que “a ação de Emboscada pode ser usada como se fosse uma ação de antecipar”.

Outra dúvida recorrente, que pode ser aplicada também aos cards Cable e Ciclope de Evolução Tática, é como funciona esse “como se fosse uma ação de antecipar”.

Em primeiro lugar, essas ações vão poder ser usadas na Etapa de Antecipação do turno do oponente. Isso é bem óbvio. O que o texto permanente dos Ninjas não deixa suficientemente claro é que, se forem usadas de tal forma, as ações de Emboscada serão de fato ações de antecipar, o que ativará defesas – como nossos velhos conhecidos, os cenários A Essência do Medo e o Fogo Cruzado.

A diferença mais marcante é que, durante a Etapa de Combate de seu próprio turno, o jogador poderá escolher se estas ações que podem ser usadas “como se fossem” serão ações de antecipar ou ações normais, podendo evitar estes efeitos de defesa.

Compare os textos permanentes do card Ninja do Tentáculo com alguns cards de BSPO, como Saltitar e Tia May

“As ações chamadas Saltitar do personagem que estiver carregando este card são ações imprevistas.”

“Todas as ações de personagens chamados Homem-Aranha que você controla têm custo (2) e são ações de antecipar.”

Tanto o Saltitar quanto a Tia May estabelecem que certas ações SÃO imprevistas ou de antecipar. Nestes casos, ao contrário do que ocorre com os Ninjas, não há escolha.

 

Finalizo este post esperando ter ajudado a esclarecer estas dúvidas. Aproveito para ressaltar um ponto importante: Battle Scenes é um jogo complexo, inovador e recente, e os textos de seus cards vêm sendo desenvolvidos e aprimorados seguindo o processo de evolução do próprio jogo. Esse monitoramento dos textos não é uma coisa imediata e nem é fácil de ser feita. Pouco a pouco, erros vão sendo corrigidos, dúvidas vão sendo sanadas e um padrão vai sendo estabelecido para os textos dos cards, provando que Battle Scenes veio para ficar e evoluir.

Obrigado a todos vocês, fãs de Battle Scenes, por contribuírem com suas dúvidas e permitirem que este jogo evolua e se torne cada vez melhor! 🙂

*Fabian Balbinot é o criador de Battle Scenes.

Erratas de cards do Battle Scenes – Universo Marvel

16 de maio de 2013 em Coleções, Erratas | 27 Comentários

Capturar

Para o correto desenvolvimento das partidas, algumas cartas precisaram de ajustes em suas mecânicas. Todas essas erratas ficarão compiladas neste post. Marque nos seus favoritos para eventuais consultas! 😉

 

Cela Elástica

Escolha um personagem como alvo de Cela Elástica. Descarregue os cards que este personagem e o alvo de Cela Elástica estiverem carregando. Então, embaralhe este personagem e o alvo de Cela Elástica nos decks de seus donos.



Cegar

O alvo de Cegar ganha Escudo -1 até o final do turno. Incapacite em {1} o alvo.

 

Avante, Vingadores!

Enquanto você controlar o Capitão América, cada um dos personagens Vingadores que você controla pode usar ações de qualquer um dos cards de habilidades que estiver carregando.

 

Treino na Sala de Perigo

Durante sua Fase de Preparação, uma vez por turno, você pode escolher um card que um personagem ou suporta X-Men que você controla estiver carregando e permutá-lo por outro card que outro personagem ou suporta X-Men que você controla estiver carregando.

 

Encontrou mais algum erro em determinada carta? Avise a gente aí nos comentários! 🙂