agosto 21, 2014 -

Olá a todos!

Se você joga Battle Scenes, provavelmente conhece os três cards a seguir:

E, se você joga Battle Scenes já há algum tempo, talvez já tenha se deparado com a seguinte questão:

Eu controlo um Blob BSET e ele está carregando um ou mais cards de Escudo Improvisado. Durante a Etapa de Antecipação da Fase de Combate de meu turno, o oponente usa a ação de Garras do Wolverine, tendo o Blob como alvo e pagando zero para o custo X (causando zero pontos de dano)? O que acontece? O Blob desencadeia seu efeito que transforma o dano da primeira ação que ele receber no turno em zero? Ele perde os Escudos Improvisados?”

Após diversos testes realizados com cobaias vivas e nem sempre voluntárias, os cientistas de nossa filial I.M.A. desenvolveram a tabela de Modificadores de Dano, que você já viu neste post aqui e também no novo folheto de regras de Múltiplas Identidades.

Depois de mais alguns testes em que procuramos estabelecer através de complexas análises quânticas o que vem a ser o dano zero em Battle Scenes, procedimento este que nos rendeu um laboratório I.M.A. parcialmente destruído graças a um Blob e um Wolverine furiosos, obtivemos resultados e um veredicto em relação a este polêmico assunto.

Para explicar nossas conclusões e podermos definir quais são as consequências do dano zero em Battle Scenes, vamos rever em primeiro lugar nossa tabela de modificadores de dano:

 

A) Determine o valor de dano inicial de uma ação ou efeito, de acordo com o próprio texto daquela ação ou efeito. Exemplo: a ação Superaquecer do Hulk Vermelho BSMI parte de um valor 8-x, sendo que este x muda de acordo com a quantidade de cards que o Hulk Vermelho estiver carregando.

B) Aplique as somas (+) e subtrações (-) ao valor inicial obtido anteriormente. Ex.: se Bishop BSMI estiver usando uma ação que cause dano em um personagem com alter ego Sentinela, o dano inicial daquela ação será elevado em +3 pontos. Como Bishop é um herói, este dano seria diminuído em -1 ponto se o cenário Batalha em Área Povoada estivesse em cena.

C) Aplique multiplicações e divisões. O cenário A Essência do Medo BSPO é um exemplo de card que faz com que uma ação de antecipar cause metade do seu dano arredondado para baixo. Se Bishop usasse a ação de Metralhadora BSET tendo um Sentinela como alvo, cada uso da ação de Metralhadora causaria 4 pontos (1+3) de dano àquele Sentinela e A Essência do Medo dividiria este dano pela metade (2) logo em seguida.

E agora chegamos ao passo D, que é o ponto que realmente importa, onde o dano ser ou não igual a zero será um fator decisivo para determinar o que irá acontecer a seguir:

 

D) Aplique efeitos de valor fixo. Certos efeitos definem que o dano será zerado, cancelado ou terá um valor fixo e estes são os modificadores que devem ser avaliados por último no cálculo do total de dano.

 

Neste momento, se o dano de uma ação tiver valor zero ou menor, aquela ação NÃO SERÁ CONSIDERADA UMA AÇÃO QUE CAUSA DANO, caso em que efeitos de redução ou prevenção de dano não serão desencadeados.

Revendo nosso exemplo inicial, se o Wolverine de meu adversário usar a ação de Garras com X = zero durante a Etapa de Antecipação de meu turno, tendo como alvo meu Blob que está carregando um ou mais Escudos Improvisados… NADA ACONTECE! Por ser uma ação que causa zero ou menos pontos de dano, a ação de Garras de Wolverine passou a ser considerada uma ação que NÃO CAUSA DANO, o que faz com que os efeitos de prevenção de dano de Blob e dos Escudos Improvisados não sejam desencadeados.

Até aí tudo bem, mas e se algum outro modificador de dano estiver em cena? Por exemplo, o que ocorre se meu oponente tiver em cena o cenário Manchete do Clarim e ele estiver apontando para o meu Blob?

Isso muda completamente o resultado de nosso combate. Ao usar suas Garras com custo X = zero, o dano inicial de Wolverine é zero, porém este dano é elevado a 2 pelo efeito da Manchete do Clarim, transformando a aparentemente inofensiva ação do Wolverine em uma ação que CAUSA DANO. Decorrente disso, por serem efeitos desencadeados, tanto o efeito do Blob quanto o dos Escudos Improvisados que ele estiver carregando entrarão em funcionamento ao mesmo tempo, todos reduzindo juntos o dano que o Blob receberia. O resultado disso é que o Blob ficaria sem seus Escudos Improvisados e seu próprio efeito não poderia mais defendê-lo de outras ações que causam dano neste mesmo turno.

Em resumo, se o dano de uma ação chegar à etapa D do cálculo de dano vista anteriormente com um valor maior que zero, todos os efeitos de prevenção de dano que sejam aplicáveis em relação àquela ação serão automaticamente desencadeados. Se por algum motivo, o valor daquele dano for zero ao se iniciar a etapa D, nenhum desses efeitos de prevenção funcionará.

Um abraço a todos. Aguardem mais novidades e informações importantes (assim que nosso laboratório I.M.A. tiver sido restaurado…)!

*Fabian Balbinot é o criador de Battle Scenes.

  • Kleber Kennedy Menezes

    Entendi. Espero que as pessoas leiam direito isso.. Por que vai confundir muita gente.

    • Marvel Store

      Finalmente um desfecho digno pro Blob. A regra anterior não fazia nenhum sentido.. (Airon)

  • Fernando Killan Lima

    Justíssimo!!!

  • Daniel Álvares de Almeida

    Muito Bom, muito Justo!

  • Mikes – Grupo SPBS

    Ótima explicação, vai ajudar muito! Mandei uma dúvida pra vocês antes de ontem, e como não obtive resposta mandei ontem de novo. Sobre o Garras Imoladoras, mas com dúvidas diferentes das que tem no texto que já saiu aqui no site.

  • Wisley Parente

    Isso só daria para a prevenção de dano? ou será para qualquer coisa q dano 0 não é uma ação q quase dano? tipo impermeabilidade se o wolverine atacar com 0 ou atacar com um e em B ou C ser reduzido a 0 o efeito do cenário é realizado?

    • Marcio Belmonte

      Wisley, o efeito do cenário não é realizado pq o personagem não recebeu dano.

  • 銀_レイス

    Eita… Na metade do texto embolou um pouco pra no final esclarecer. Enfim, o texto realmente ajudou a esclarecer e finalizar a arte de quem fazia errado. :3

  • Anderson Fernandes

    Se eu usar metralhadora com o Justiceiro estando com capacitação zero em um vilão vai causar 2 de dano ou não causa dano nenhum mesmo?

    • Marcio Belmonte

      Guest, metralhadora tem custo 1, não dá para o Justiceiro usar esta ação se ele está com capacitação zero.

  • Raphael Christiano Guimarães

    po gente ainda não entendi a parada direito, se blob tomar 2 de dano ele perde ao mesmo tempo o escudo da carta e Escudos Improvisados ? mas eu não só ativo a habilidade da carta quando eu desejo?

    • Rannier

      Só quando é uma ação a ser executada. Texto permanente é direto. Só fica sujeito à nossa vontade quando está escrito, por exemplo “uma vez por turno você pode…”

  • Cardoso Ricardo

    No caso de um mestre do terror (qualquer um) bater em blob , e logo fazer uso do cenario bater ate cair, pergunto o cenario desencadeia o dano para o blob em que o mestre do terror causo dano zero anteriormente?