agosto 28, 2014 -

Por Airon Toledo

Fala, galera! Tudo legal? 🙂

Hoje vamos falar um pouco sobre o metagame, tendências táticas e possíveis soluções para o trimestre (versão 4.0), para enfrentar e superar os decks de Magia e Ataque Energético que existem por aí.

De forma geral, os deck atuais possuem inúmeros recursos táticos, causam dano massivo ou penetrante, causam dano na preparação (ações imprevistas, personagens quando entram em cena e cenários), saem pro jogo logo no primeiro turno… Ou podem “Acumular recursos” antes de abrir a mesa.

Este formato mais amplo vem trazendo partidas mais dinâmicas e situações de jogos inusitadas. Atualmente é possível montar decks com os mais diversos poderes e estratégias, basta ver o que lhe é mais agradável.

No metagame anterior, as saídas que dominaram foram aberturas no primeiro turno, com o uso de Mysterio e companhia limitada. Na versão atual do game, não creio em grandes mudanças na forma de jogar. Abrir primeiro a mesa ainda será primordial para uma grande partida. Porém, o que é notável é uma chance real de vitória de decks pesados e sem antecipações! Talvez Portal para o Microverso volte a aparecer e frustrar os decks de grandalhões, mas em todos os casos vale a pena arriscar.

Fogo Cruzado e Planar Invisível eram exemplos de opções de defesa para atacar sem ser antecipado, agora isso poderá ser substituído facilmente por Escudo Improvisado e Ignorar Fracotes. Os decks de Super Força com personagens com 2 (Molly), 3 (Destinobô) e 4 de vida (Guerreiro Skrull, Homem de Ferro ET/UM, Patriota de Ferro, Luke Cage) ou decks mais pesados como os clássicos Hulk e Abominável, terão mais chances de vencer.

A chegada de Múltiplas Identidades trouxe muitos pontos positivos ao jogo – desde mais ações imprevistas, dano massivo, mais dano penetrante, personagens com ações de genialidade (Fera, Tony Stark e Peter Parker). A própria Fase de Ajuste, que parecia ser algo ruim, mostrou-se muito útil, alternando de vez o ritmo dos jogos e tornando as partidas muito mais ágeis. Há quem diga que essa é a melhor edição de Battle Scenes até hoje.

Tratando das novidades, vejamos alguns cards que aparecerão com mais frequência nos torneios:

Juntos, estes cards farão um verdadeiro estrago, como causar 11 pontos de dano! Vamos às instruções.

 

Plano de ação

 

1) Com o personagem capacitado em 2, use Fúria Descontrolada.

2) Capacite-o de forma gratuita

3) Use o cenário Potência Incomparável, pagando de 1 de capacitação com este personagem.

4) Faça a capacitação do efeito (capacitação extra) e leve-o novamente a 2 de capacitação.

5) Declare “Fase de Combate” e faça três vezes a ação de Impulso Brutal (será necessário descartar duas cartas da sua própria mão).

A primeira ação será gratuita. Graças ao efeito do cenário, as outras você terá de descartar e pagar a capacitação para usá-las.

Para ajudar um pouco mais, segue uma deck list desenvolvida nos laboratórios de Jundiaí, chamada carinhosamente de “BHB”, que nos testes superou os decks de Magia e de Ataque Energético!

 

BHB

Personagens (23):
3x Blob BSET
3x Hulk BSET
3x Bomba – A
3x Hulk Vermelho
3x Nimrod
3x Patriota de Ferro
2x Pyro
3x Destinobô

Habilidades (19):
1x Simbointe – Venom
3x Escudo Improvisado
3x Ignorar Fracotes
3x Impulso Brutal
3x Onda de Choque
3x Fúria Descontrolada
3x Rompante de Brutalidade

Cenários (18):
3x Potência Incomparável
3x Retirada Estratégica
3x Convocar Reforços
3x Calmaria
3x Explosão Certeira
3x Explosão Errática

 

Espero que tenham gostado e até a próxima! 😉

 

  • Raphael de Freitas Ribeiro

    Opa! a estratégia é boa e ja havia pensado sem a fúria descontrolada… Mas não entendi a fase 4… de onde vem essa capacitação extra?

    • Arthur Cavalcante Martins

      de um capitão america no caso dos vingadores
      de um sr fantastico no caso do quarteto
      de um patriota no caso dos thunderbolts

      • Henrique Reis

        No caso a Maria Hill da S.H.I.E.L.D. também

        • Raphael de Freitas Ribeiro

          Mas ninguém da S.H.I.E.L.D. tem SF

  • Henrique Reis

    Ótima matéria!
    Gostei das dicas, pra quem está querendo sair quebrando tudo é uma boa opção hehe
    Haja ações imprevistas e antecipadoras pra derrubar esses grandalhões.

  • Douglas Santos

    Ótima matéria mas gostaria de saber se poderiam criar um canal para dúvidas já que na maior parte do tempo estão sendo tiradas entre jogadores mas não é oficial e depende muito da interpretação de cada um (o que gera margem para muitas discussões já que cada um sempre quer proteger seu ponto).
    Acho que nesse momento de expansão seria crucial termos um canal de fácil comunicação com alguém da equipe que pudesse responder as dúvidas com uma boa frequência e assim melhorar a jogabilidade.

    • Douglas, por enquanto você pode mandar suas dúvidas pela seção Contato aqui do site. Pode demorar um pouquinho, mas nós respondemos todo mundo! 🙂

  • Pedro Augusto

    Excelente matéria, e estratégia, Airon, testarei em breve!

    Continue assim! E faça mais posts, com mais frequência, por que o Café com BS tá show de bola! 😀

  • Guest

    Muito forte!!!