janeiro 27, 2017 -

Fala galera do BS, saudações a todos! Aqui estou eu de volta com mais uma coluna, após o tradicional período de férias.

Neste mês, vamos aproveitar a época das premiações no cinema e televisão para trazer algo que sempre é divertido de fazer: uma lista de melhores! Quem não gosta de listas? Recordar, votar, xingar as escolhas dos outros, lembrar dos injustiçados? Então, sem marmelada, aqui vai a lista das 15 MELHORES CARTAS DE DESPERTAR SOMBRIO! (Lembrando: esta lista é de opinião puramente pessoal, baseada nas minhas experiências com o jogo, portanto, obviamente surgirão discordâncias e opiniões conflitantes. Em resumo: serei xingado. E não entraram nela os novos itens mágicos, pois os considero apenas uma reposição pelo banimento dos itens antigos).

15º. LUGAR – MOVER O TEMPO

card mover o tempo

Quando foi anunciada, teve um pessoal delirando com esse card, dizendo que era o novo Despedaçar a Realidade, e bolando mil combos absurdos. Gente, a realidade é essa: um turno extra e só. Mas é bom jogar um turninho extra, então vale a pena usar 1 ou 2 cópias dela num deck com telecinesia. Décimo quinto lugar nela.

14º. LUGAR – VERTIGEM

Layer-7

Uma ótima carta comum para afiliações. Basta ter um personagem com telepatia, e todas as ações na preparação do oponente que tenham como alvo alguém da afiliação vão pro beleléu. De quebra, uma ação com o mínimo de qualidade.

13º. LUGAR – TRANSCENDÊNCIA SUPERIOR

Layer-9

Uma habilidade de Magia que geralmente dá 2 de dano penetrante, SEM CUSTO. Comba bem com os personagens principais de Magia como Nico Minoru, e com cards como Coleção Mística, e é excelente para decks de Magia escapar da infame Máquina de Bloqueio Mental, que destroça o deck.

12º. LUGAR – MANDARIM

card mandarim

O chinês voltou repaginado, de novo visual. Mais um da elite da Magia, é o Sr. “Não-Pode-Ser-Incapacitado”, exímio incapacitador com Faixas de Cyttorak. Chato e perigoso, agora com visual de ator de filme pornô.

11º. LUGAR – DORMAMMU

card dormammu

O Capitão Universo dos vilões. Salvador de vilões cassandrados, tumbados ou presos. Matador de magos. Para derruba-lo, é preciso um exército de outros personagens mágicos, enquanto só a ação dele destroça um Dr.Estranho por turno.

10. LUGAR – DESASTRE METAFÍSICO

card desastre metafisico

Em 50% das situações, ela é melhor que Surpresa Dolorosa; em outras 50%, é pior. Mas sempre é um bom card, capaz de ótimas combinações.

9º. LUGAR – COMPETÊNCIA SUPERIOR

card competência superior

Em tempos de Batalha Sitiada, quem não tem Super Computador, caça com Competência Superior. Afinal, alguém precisa fazer Experimentos Sabotados na antecipação com qualidade. Comprar 2 cards e ainda carregar um card perdido no personagem me parece bom.

8º. LUGAR – CABELO DE PRATA

card cabelo de prata

Este senhor idoso é um verdadeiro faz-tudo: lidera, compra, antecipa e compra, usa Armadura IMA, investiga com genialidade, dá Surpresa Dolorosa, dá dano alto com suporte carregado, se regenera, carrega cards em outros personagens, etc. Parece que tomou 2 Viagra de uma vez.

7º. LUGAR – INSPIRAÇÃO CÁRMICA

card inspiração carmica

Descobertas Infindáveis de Magia. Precisa mesmo dizer mais alguma coisa?

6º. LUGAR – COLEÇÃO MÍSTICA

card coleção mistica

Card Bombril, com mil e uma utilidades: busca aquele item mágico esperto que está faltando na mesa; busca aquele Ventos de Watoomb que estava faltando para matar aquele personagem chato do oponente; carrega cards em um personagem; compra e volta para a mão, para ser usada novamente. Vai montar um deck de Magia? Use 3 cópias sem pensar.

5º. LUGAR – INVESTIGAÇÕES

Layer-24 Layer-26

Para quem achava que Investigação era coisa de Vôo. Agora todos os poderes podem dizer também: I CAN. Tá, nem todos ainda, mas é uma questão de tempo. Logo, logo.

4º. LUGAR – CAVALEIRO DA LUA

card cavaleiro da lua

Começa aqui a série “Personagens condenados à prisão perpétua”. Entram nessa categoria personagens como o Cavaleiro da Lua. Como ele é absurdamente forte, dando dano sem custo, reorganizando o deck, filtrando cards, enfim, enchendo o saco do oponente por turnos e turnos e ganhando o jogo a longo prazo, jamais verá a luz do dia: será cassandrado, reidassombrado, tumbado, neutralizado, armadilhado, enfiado numa Prisão 42 para o resto de sua existência, ou se enforcará na solitária. Às vezes mais de uma opção juntas.

3º. LUGAR – NAMOR

card namor

Meu card preferido de Despertar Sombrio. Como costumo dizer: o Cavaleiro da Lua ganha o jogo a longo prazo; o Namor ganha a curto prazo. Na prática, ele é um Chamariz Holográfico 5/3, porque uma vez baixado, simplesmente TUDO do oponente é direcionado a ele, até a pia da cozinha. Durante os testes da série, fui o playtester designado a testá-lo – em 99% das vezes em que foi baixado, morreu, e na única vez em que conseguiu sobreviver, ganhou o jogo. Ainda é bom contra Seduzir e Inumanos, por si só. Não é difícil incapacitá-lo, mas experimente não conseguir… ah, e é mais um da turma do Pavilhão Nove, eternamente preso na solitária por comportamento violento.

2º. LUGAR – CLÉA

card clea

Ô mulherzinha chata, é pior que visita indesejada. Chega quando menos se espera, não conseguimos despachá-la, fica por horas e horas pentelhando e chateando, e não se cansa de ficar inconvenientemente recarregando cards de Magia em outros personagens que tentamos nocautear. Quando faz dupla com seu amor Dr. Estranho, então, aí é pior que a dupla Joelma e Chimbinha.

1º. LUGAR – DR.ESTRANHO – V4

card doutor estranho

O Homem. Aquele que manda prender e soltar na série. O meia do deck de Magia que todos os times sonham em ter. O poder Magia é definido em A.DR.E. e D.DR.E. – Antes de Dr.Estranho e Depois de Dr.Estranho. E, é claro, adora curtir um cárcere privado, como os colegas anteriores. Usado em conjunto com os outros cards de Magia da série, é um verdadeiro terror na mesa, levando nosso primeiro lugar no pódio.

Isto posto, vamos ficando por aqui. E aí, o que acharam? A premiação foi justa? Houve algum injustiçado? Não esqueça de deixar sua opinião aí nos comentários, ou fazer sua própria lista, para eu poder também te xingar! Até a próxima, e como diria Jack Bauer, vocês têm a minha palavra!

  • Vinícius

    O que a COPAG está esperando para banir Planos de Infiltração? Disparado a carta mais desequilibrada do jogo hoje, pois parece muito com o que suborno fazia: permite usar seu texto várias vezes durante a propria preparação, criando um efeito bola de neve enorme nas mãos certas, com personagens de lâmina tão poderosos como os lançados recentemente (drácula, moonknight, mercenário). ESTAMOS AGUARDANDO, COPAG!!!!

  • Gerson Gregorio

    Eu acho que Battle Scenes era muito legal de jogar hoje o jogo esta ficando chato 1º quem abre o jogo tem 70% de chance de ganhar, 2º no começo nos jogávamos e tinha medo de colocar mais de 4 ,5 personagens na mesa por que era mais facil para o oponente ganhar hoje colocam em media 6,7 personagens e ta muito desbalanceado 15 pontos da para encerar o jogo em 4 rodadas eu tinha parado mas voltei a jogar e agora estou parando baniram cards que não tem nada a ver .por ex. olho de agamoto no filme o Dr.Estranho usa ele e o manto da levitação. ha e por que dão poder para quem usa (olha vejam o filme que vcs vão me entender e por favor os personagens tem suas bicaracterística não mudem. leiam quadrinhos, vejam os desenhos, vejam os filmes.