abril 20, 2016 -

civil-war

Olá pessoal, aqui quem escreve é Kleber Kennedy do canal The Game of Cards. Neste texto vamos falar sobre as principais diferenças estratégicas entre os decks básicos da coleção Guerra Civil. Para facilitar a comparação vamos dividir esse artigo em 4 etapas, Abertura de mesa (velocidade), Capacitações, Ataque e Defesa. E vamos atribuir uma pontuação entre 0 e 5 para cada item, onde a soma da nota dos dois decks deve dá 5, ou seja, se um dos decks tirar nota 2 em um dos itens, a nota do outro deck deverá ser 3.

o9uri1oi5aiutbt

Abertura de Mesa (velocidade do Deck)

Os dois decks são muito carentes neste quesito, dependendo basicamente de Cenários e dos card ‘Pegar ou Largar’ e ‘Escavar’ para acelerar os recursos e gerar compras de cards. No Entanto, o deck do Homem de Ferro tem uma ligeira vantagem, já que o seu mentor, o Tony Stark pode ser uma boa opção usando sua ação de próprio card acompanhado de uma armadura usando ‘Pegar ou Largar’.

Outra vantagem do Deck Luta pela Justiça é a quantidade de personagens com baixa energia, a exemplo dos Mata Capa V1 e V2, Maria Hill e o próprio Tony Stark. Então, caso você venha com 2 Mata Capas, por exemplo, mesmo sem cards para acelerar, você poderá coloca-los em cena e render no turno seguinte, acelerando sua contagem regressiva.

Para o deck do Capitão resta aguardar o ‘Pegar ou Largar’, ou então optar para uma abertura defensiva com Asa e Falcão V2, carregando seus cards V1. Mas, na maioria das vezes, esperar para baixar vários personagens de uma única vez será a melhor opção, isso por que ‘Quebrar com Tudo’, ‘Energia Estática’, ‘Entrada Triunfal’ e o fato dos personagens terem muito escudo e muita energia, dão força a esta estratégia.

Nota para Abertura de Mesa

Luta pela Justiça: 4
Luta pela Liberdade: 1

Capacitações (capacidade de usar ações)

São poucos os Selados onde capacitação não dar dor de cabeça nos jogadores. No caso de Guerra Civil isso não vai incomodar tanto para nenhum dos dois lados. Entendam capacitação não só com o fato de capacitar algum personagem, mas também incluindo em tal a capacidade dos personagens usarem ações. Certo?

Bem, do lado do Homem de Ferro o deck nos trás 2 opções de capacitações Extras, Maria Hill e Torre Stark, sendo a Torre Stark capaz de capacitar em 2. Levando em conta que juntando em cena o Homem de Ferro V3, Torre Stark e o cenário Missão Shield, todos os seus personagens controlados se tornam Vingadores e SHIELD, podendo usufruir delas. Mas nem tudo são flores na vida do senhor Stark, perca um desses cards e ai sim você vai sofrer.

Do lado do Capitão, temos apenas a Capacitação Extra do Capitão América V1 para os vingadores do deck. Por outro lado, Asa Vermelha e Falcão V1 em cena podem buscar as versões V2 a cada turno garantindo ai duas capacitações, e ainda mais, temos ainda as ações com custo 0 e também sem custo, como Shurikens, Trabalho em Equipe e Golpe de Sorte, essas duas últimas vocês verão funcionando no vídeo no final deste artigo.

Nota para Capacitação

Luta Pela Justiça: 2
Luta pela Liberdade: 3

wf6d2cbp2kl0d5p

Ataque

No deck do Capitão você possui personagens com a própria ação batendo 3 ou mais de dano, o que deixa o deck menos dependente de cards de habilidades. Só isso já seria de bom tamanho, já que do outro lado, boa parte dos personagens são mais fáceis de derrubar. Mas ainda temos Quebrar com Tudo, Manchete do Clarin, Força Excessiva, Impulso Brutal e Técnica Tribal que se torna um ímpeto tremendo com Entrada Triunfal.

Já o deck do Homem de Ferro depende muito mais das habilidades Energias Ocultas, Granada de Mão e Rompante de Precisão. Sem esquecer da Torre que ajuda bastante. Salvos os danos massivos, a Luta pela Justiça possui personagens pequenos que batem pouco, fazendo valer pelos combos, bônus de cenário etc. Uma menção honrosa ao SpeedBall / Suplício e ao Ossos Cruzados.

O poder de causar estrago nos dois decks chega perto de está equilibrado. Em resumo bem grosseiro, em um deck temos forte dano em poucos personagens e no outro baixo dano em muitos personagens. O que pende para o lado do Capitão o fato de depender menos de fatores externos.

Nota para Ataque

Luta Pela Justiça: 2
Luta pela Liberdade: 3

Defesa

Começando pelo deck Luta pela Justiça, a defesa está ligada basicamente nas antecipações. Acumular Poder, Treinamento intenso, Arremetida Veloz, Voar Alto, Speedball, Mata Capas e Veículo de Combate V3, que além de antecipar e ser imprevisto, também protege um dos Shields, além do Homem de Ferro V3 e seus cenários.

Boa parte do que foi falado na parte de ataque vai se aplicar aqui, o ataque usado como defesa, muito dano de antecipação e imprevisto, multiplique isso por os inúmeros personagens que podem estar em cena facilmente e você terá uma força defensiva formada e preparada para receber o oponente.

Do lado dos amigos do Capitão temos os já falados Asa e Falcão V2, o Capitão v4 e os cenários, Golpe Treinado, Circundar, Shurikens e Trabalho em Equipe para dar mais mobilidade. Ou seja, menos opções de habilidades defensivas. No entanto, a força defensiva está nos escudos e no tamanho dos personagens, onde é necessária uma força tarefa da Shield inteira para derrubar apenas um Hércules. Contudo, depender de escudo ainda deixa muito a desejar, com os múltiplos ataques acrescido de bônus e uma Toupeira Mecânica no deck inimigo, suas defesas podem ser quebradas com mais facilidade.

Nota para Defesa

Luta Pela Justiça: 3
Luta pela Liberdade: 2

Média final

Luta pela Justiça: 2,75
Luta pela Liberdade: 2,25

Considerações finais

Os decks estão dentro de um padrão bastante equilibrado e dependentes do efeito sorte. No caso do torneio selado a opção de escolha acaba sendo pelo gosto pessoal mesmo, já que o fator de decisão vai está realmente nos 5 boosters que serão abertos por cada jogar. Eles sim poderão definir o resultado do torneio.

Acompanhe agora uma partida entre os dois decks:

  • Eduardo Cação

    Fizemos com 3 booster só aqui em CG, com o mesmo número de decks do Homem de Ferro e do Capitão. Os decks do Capitão ganharam a maior parte das partidas (todas, se não me engano), As possibilidades de abertura com Asa e Falcão fizeram muita diferença na qualidade da abertura do jogo. E o Capitão é muito mais forte do que pensávamos, com escudo e o V1 é muito complicado tirar ele do jogo.

    • Kleber Kennedy Menezes

      Não senti tanto problema contra os passarinhos, boa parte do deck do HF voa. Nas partidas que joguei saiu 4×1 pro deck do HF.. Mas em todas as vitórias a torre veio pra mão.

      • Eduardo Cação

        Sim, eles aceleram e são bons para abrir como vc comentou, nas vitórias do deck do capitão ele próprio que foi o MVP.

        • Kleber Kennedy Menezes

          Pra você ver como muda, jogamos 5 partidas aqui e nenhuma delas eles vieram na mão inicial. Mesmo sabendo da importância deles, tive que me basear no que vi em jogo. A experiência de outra pessoa pode ser totalmente contrária, e isso é o que mais gosto nesse jogo.

      • Eduardo Cação

        O que podemos tirar disso tudo é que provavelmente os dois decks são bem equilibrados. Pelos resultados aqui eu acreditava que o Capitão estava bem mais forte, mas aparentemente depende do estilo de jogo dos jogadores. Parabéns pra Copag, bem complicado ter dois decks equilibrados.

  • Kleber Kennedy Menezes

    Copag, faltou colocar o link da partida no final.

    • Daniel Feitosa

      “Faltou minha propaganda”
      UHEUHEUHEUHUEH zuera <3

      • Kleber Kennedy Menezes

        A ideia era justamente falar dos dois decks e depois fechar com o vídeo do gameplay dele, mas ok. kkk

  • Edson Moura

    Kleber, Aqui em Jaguaribe-Ce, o Battle Scenes só bombou por que você tem nos apoiado muito com suas experiências e dicas. Aliado a isso, a MTCG que vem desde o nascimento da Battle Friends dando suporte de materiais.

    Mas não posso deixar de opinar sobre esse artigo. Percebi um combo incrível envolvendo o Homem de Ferro v3 com dois mata capa e um suplícios. Estes, carregados com rajada e disparos e rajada… Eles podem chegar a causar 14 pontos de dano se aliados ao cenários guerra civil v1. isso, pelo efeito do HF v3, ocasionando 14 de danos na antecipação.

  • Edson Moura

    Estou esperando o meu Deck HF chegar para fazer a partida inicial. A guerra Civil abrirá o canal Battle Friends… Em breve….